UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA / INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS

 FEEDBACK ALUNOS & PROFESSORES

 Contacte-nos:
Aluno ou ex-aluno: clique aqui
Professor ou ex-professor: clique aqui
Veja  GeoUtilildades e envie contribuições por email
Veja os links de GeoSites:  envie sugestões de sites sérios
Informe/corrija o SEU EMAIL e informe se tem CV-Lattes
Orientação para publicar integralmente a sua tese ou dissertação na Internet
O que é feedback


AJUDA?

FEEDBACK 
ALUNO OU EX-ALUNO

    Verifique os seus dados disponibilizados no site do IG/UnB e envie e-mail para o webmaster (clique na caixa de correio no cabeçalho da  HomePage) com as correções e atualizações que se fizerem necessárias. Se for um arquivo de imagem, em Word ou outro, anexe-o ao e-mail.

Ex-alunos da graduação - Verificar:
Nome completo e data de formatura
(Acessar dados)
Dados do TF ou TG
(Acessar dados)
Referências bibliográficas da Produção Científica do IG/UnB se for um dos autores
(Acessar dados)

Ex-alunos da pós-graduação - Verificar:
Nome completo (Acessar dados)
Referências bibliográficas da Produção Científica do IG/UnB se for um dos autores (Acessar dados)
Dados da Tese ou dissertação (Acessar dados: DoutoradosMestrados).
Se a TESE OU DISSERTAÇÃO NÃO ESTIVER REGISTRADA OU FALTAR ALGUM DOS DADOS A SEGUIR, envie em anexo a email em Word com os seguintes dados:
Tipo de tese; Número no IG; título em português; título em inglês; data da  defesa; área de concentração; orientador; banca examinadora; palavras-chave em portugues; palavras-chave
 em ingles(keywords); Lat e Long limites de retângulo envolvente; Sigla (SD23,.. etc) da Folha ao Milionésimo; Estado; Resumo (português); Abstract (inglês).
Observação importante
(1) disponibilize pequenos arquivos de imagens (Mapa de situação geológica; Mapa e/ou coluna geológico da área estudada,etc.) que sejam importantes para complementar o resumo e abstract da tese on line  ou 
(2) disponibilize a sua dissertação ou tese na íntegra (Acessar: Teses - Dissertações já disponibilizadas em pdf - Adobe Acrobat). Orientação a seguir:

ALUNO OU EX-ALUNO DE PÓSGRADUAÇÃO DO IG/UnB:
ORIENTAÇÃO PARA PUBLICAR INTEGRALMENTE
A SUA TESE DE MESTRADO OU DE DOUTORADO 
NA INTERNET

A TESE ou DISSERTAÇÃO defendida no IG/UnB pode ser enviada em PDF com o formato e o conteúdo exatamente igual ao da tese ou dissertação aprovada e homologada. Caso o tamanho do arquivo ultrapasse 6,5 Mb, favor desdobrar a tese em vários arquivos ou não bloquear a edição com senha para podermos realizar esse desdobramento .Ver exemplos


AJUDA?

FEEDBACK 
PROFESSOR OU EX-PROFESSOR

    V. que deu duro neste GEO/IE/UnB-IG/UnB como professor do quadro, substituto, visitante..: vamos preservar a MEMÓRIA deste grande Instituto! Entre outras coisas, isto servirá tambem para ajudar a apontar e balizar  caminhos para o presente e para o futuro da Instituição.

    Para a preservação adequada desta memória, é necessário que V., professor ou ex-professor, atue em feedback do sistema e, entre outras ações, verifique a correção dos seus dados disponibilizados neste site, enviando email para o webmaster (clique na caixa de correio à direita do cabeçalho da  HomePage) com as correções e atualizações que se fizerem necessárias. 

    Se não existirem dados a seu respeito neste site (Acessar dados), envie seus dados (em Word ou outro editor de textos de uso corrente) como apresentados nas páginas sinópticas junto com uma foto atualizada tipo 3x4 (150 dpi está mais que bom) Ver exemplo,  anexando também o resumo e abstract de suas teses MSc, PhD.

    Verifique as referências bibliográficas da sua Produção Científica junto ao IG/UnB, principalmente aquelas em que for o autor principal. (Clique aqui para acessar a lista de publicações). Sempre que for publicado um novo trabalho seu, envie a referência e o abstract para o webmaster incluir na página da Produção Científica do IG. É muito fácil enviar as referências bibliográficas e os resumos dos trabalhos publicados que não constarem ou que apresentarem erros; é só colar os dados no email ou, alternativamente, enviar como arquivo anexo do email (recomendado quando existirem caracteres e símbolos especiais no abstract). 
Se a reprodução do
TEXTO INTEGRAL 
for oficialmente autorizada pela revista, V. também pode enviar o artigo completo para ser disponibilizado no site do IG; para tanto envie em anexo a email  ou, se ultrapassar 2.000 kbytes, por via postal (em zip-disquete ou CD). (Acessar artigos com texto integral). 

    Professor ou ex-aluno: registre sua TESE no nosso site, enviando os dados e abstract de sua tese ou dissertação defendida no Brasil ou no exterior. Verifique antes se já está cadastrada e se os dados estão corretos e completos. Se não estiver cadastrada, preencha o formulário de cadastro e envie-o por email.

Verifique e complete/corrija tambem outros dados seus em várias páginas do IG, como:

    No Site da Internet, temos vários projetos de páginas da maior importância didática e científica para o desenvolvimento das geociências na área de atuação do INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS da UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, prontos para irem ao ar, mas isto depende de sua participação para serem implementados: 


Aluno, ex-aluno, professor ou ex-professor:  

    Finalmente, como geologia tem, tambem, a sua faceta de histórias e estórias sui generis e extra-cientificas, aproveite e conte-nos um causo para desopilar de vez em quando das agruras deste mundo globalizado e estressante. (Acessar os causos).. 

Fotos de campanhas de campo, de excursões, de confraternizações e outras que retratem aspectos da vida acadêmica e de pesquisa bem como a história do IG, podem ser enviadas para compor o album de Fotos Históricas. Depois de rigorosa seleção de qualidade e oportunidade (haverá censura!!), scanneie (150dpi) e envie anexo a email as fotos em pequenos lotes que retratem um evento, excursão,..  junto com sucinta legenda do lote de fotos e de cada foto com o nome dos "atores", do local etc.. (Ver página)

Selecione entre as suas fotos ou imagens aquelas que geologicamente/didaticamente sejam interessantes; elas são bem-vindas junto com texto enxuto de legenda em portugues e ingles para compor a nossa Galeria de Fotos ou, eventualmente, ilustrar o Glossário Geológico Ilustrado. Podem ser enviados textos complementares que detalhem os aspectos geológicos abordados na foto e/ou links onde tais detalhes podem ser encontrados (Acessar Galeria de Fotos e Ilustrações do Glossário). 


UM SITE NA INTERNET SÓ TEM VALOR SE FOR USADO. 
SERÁ USADO SE OS DADOS FOREM CONFIÁVEIS E DE FÁCIL ACESSO.
ELE TEM QUE APRESENTAR A INFORMAÇÃO CORRETA E OFICIAL. 

A SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE:
COLABORE COM A MELHORIA DO SITE DO IG/UnB
CORRIGINDO, CRITICANDO, AJUDANDO .. atue em feedback ao sistema
ELE É O SEU SITE

................. p a r t i c i p e .... 
.................. c o l a b o r e .....

A ciência precisa ser divulgada para atingir ao maior número possível de pessoas e cumprir sua função anti-obscurantista.
Não deixe os seus dados importantes mofando em "gavetas e prateleiras"; disponibilize-os no Site do IG. 


feedback = Retro-alimentação. Têrmo utilizado na cibernética, na semiótica,.. e que implica em um subsistema de mensagens relacionadas a ações e reações em um sistema controlado. 
Feed back verifica-se em todos os sistemas organizados. Quando não há feed back,  o sistema torna-se descontrolado, tendendo a extinguir-se com a entropia positiva. Exemplo clássico: aparelho de ar condicionado ligado refrigera o ambiente, mas ao atingir uma determinada temperatura medida pelo termostato, desliga o compressor que somente é religado ao aquecer-se o ambiente a um nível que provoca o contato na chave liga-desliga acoplada ao termostato. Se não houvesse o Feed back o compressor iria funcionar até estourar. Outro exemplo: um geólogo subindo uma pesada encosta gasta um bocado de calorias e sua que "nem um cavalo"; o suor é evaporado e da expansão gasosa resulta um rebaixamento da temperatura no corpo do geólogo, indispensável para manter a saúde; se não suasse, a temperatura muito elevada iria destruir células e, entre elas, neurônios, impedindo que o geólogo fizesse as devidas correlaçoes entre fatos observados e modêlos aprendidos em sala de aula ou desenvolvidos em pesquisas próprias. 
De forma análoga aos exemplos acima, se não houver Feed back dos colegas professores e ex-alunos, o site do IG deixará de funcionar como um poderoso instrumento de acesso e uso UNIVERSAL de informações confiáveis e atualizadas, vindo a se tornar, muito provavelmente, em uma montanha de dados redundantes, inúteis e errados sem funcionalidade, mesmo que apresentados com imagens e figuras lindas e saltitantes tão comuns hoje na Internet.