UnB - Instituto de Geociências - Produção Científica
RESUMOS/ABSTRACTS 


 Caracterização do Lineamento Transbrasiliano a partir da geofísica aerotransportada - Oeste de Goiás e Sul do Tocantins. 

Blum,M.L.B.
Pires,A.C.B.
Moraes,R.A.V. 

In: Simpósio Regional de Geologia do Centro-Oeste,7, e Simpósio de Geologia de Minas Gerais, 10, Brasília, 1999, SBG. Boletim de Resumos:115-115.

RESUMO

Passadas mais de duas décadas, os dados aerogeofísicos do Projeto Geofísico Brasil – Canadá ainda fornecem surpresas. Dos levantamentos aéreos magnético e gamaespectrométrico foi possível extrair uma grande quantidade de informações que podem auxiliar o mapeamento geológico e a exploração mineral. O Lineamento Transbrasiliano é caracterizado como um conjunto de zonas de cisalhamento transcorrentes dúcteis com movimento levógiro. Essas estruturas transcorrentes são os principais controladores da circulação de fluidos que são os responsáveis pelo processo de mineralização que formou os depósitos auríferos na região. O complexo arranjo magneto - estrutural encontrado neste trabalho pode auxiliar no mapeamento dessas estruturas. Como principais técnicas de tratamento de dados magnéticos que auxiliaram no traçado desse arranjo estão o sinal analítico de segunda ordem e a fase do sinal analítico. Essas técnicas, até bem pouco tempo, não eram utilizadas por não se saber o seu significado. Da gamaespectrometria aérea, confeccionou-se um mapa que mostra as relações desse tipo de dado com a geologia. Como o conhecimento geológico da região ainda é limitado, esse mapa unido ao estudo dos dados magnéticos podem ser grandes ferramentas para o mapeamento geológico e a exploração mineral.