UnB - Instituto de Geociências - Produção Científica
RESUMOS/ABSTRACTS 


Extensão Universitária: Geoecoturismo e Conscientização Ambiental no Município de Cavalcante (GO) como Mecanismos de Construção da Cultura Geológica

Paulo de Tarso Ferro de Oliveira Fortes 1
Edi Mendes Guimarães
1
Fausto de Almeida Lazarin
1
Edson Rodrigo Toledo Neto
2

1-Instituto de Geociências - Universidade de Brasília
2-Departamento de Engenharia Florestal - Universidade de Brasília

In: Congresso Brasileiro de Geologia, 41, 2002, João Pessoa, SBG Nucleo Nordeste. Anais: - 

RESUMO

            As atividades ecoturísticas no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) vêm se intensificando nos últimos dez anos e mais recentemente nas proximidades da cidade de Cavalcante, situada a 320 km de Brasília (DF).

            O turismo ecológico, rural e histórico-cultural, este último devido à presença de diversas comunidades Kalunga no município de Cavalcante, bem como a criação de animais silvestres, extrativismo controlado, agricultura orgânica e produção de plantas medicinais, são atividades econômicas que podem ser desenvolvidas aproveitando as estruturas sociais, culturais e econômicas existentes e garantindo a preservação ambiental.

            Uma vez que a região apresenta aspectos geológicos muito interessantes, desde sua complexa evolução à presença de estruturas geológicas sedimentares muito bem preservadas em boa parte das principais cachoeiras, o geoecoturismo pode ser entendido como o ecoturismo acompanhado de explicações geológicas apresentadas de forma simplificada.

            Para que as atividades ecoturísticas possam ser desenvolvidas com o mínimo de impactos ambientais causados, principalmente, pelo aumento no número de visitantes, a comunidade do município deve dispor de informações básicas sobre planejamento e gestão ambiental apresentadas de maneira simples e objetiva.

            O projeto de extensão aqui exposto é desenvolvido pelo Instituto de Geociências da Universidade de Brasília em parceria com a Prefeitura Municipal, a Associação dos Condutores em Ecoturismo e a Organização Não Governamental Berço das Águas.

            Os cursos de capacitação de guias, bem como os de conscientização ambiental, são realizados em fins-de-semana para turmas de até vinte participantes e adota metodologia que privilegia seus conhecimentos prévios. As atividades de campo (visita a cachoeiras com os guias e a pontos com problemas ambientais na cidade com a comunidade) precedem as de sala de aula e são baseadas nas observações e anotações de campo feitas pelos participantes. A análise do material de campo permite a discussão e inserção do conteúdo teórico.

            O material didático simplificado que serve de apoio aos cursos de capacitação de guias  tem ênfase nos seguintes aspectos: Tempo Geológico, Dinâmicas Interna e Externa da Terra, Minerais e Rochas,  Intemperismo e Solos, Cartografia, Geomorfologia, Geologia do Brasil, do Centro-Oeste, da Região Nordeste de Goiás e do Município de Cavalcante, Bioma e Fitofisionomias do Cerrado, Espécies nativas com aproveitamento econômico e medicinal.

            O material didático simplificado que serve de apoio aos cursos de conscientização ambiental tem ênfase nos seguintes aspectos: Erosão, Assoreamento, Contaminação e Super-exploração de Aqüíferos, Impermeabilização e Recarga Artificial de Aqüíferos, Disposição de Resíduos Sólidos e Reciclagem, Manejo de Recursos Naturais, Agricultura Sustentável, Manejo do Solo, Preservação e Recuperação de Matas de Galeria, Integração do Ecoturismo com outras atividades produtivas.