PUBLIQUE O SEU ROTEIRO GEOLÓGICO NA INTERNET 
NO SITE DO IG/UnB

Orientação para os autores

1. Objetivo do Roteiro

    Os Roteiros Geológicos do Site do IG/UnB objetivam a sistematização do conhecimento geocientífico em perfis ou seções de interesse didático, para uso não só dos alunos do Instituto, mas atendendo, também,  a uma clientela variada, desde especialistas até leigos. Assim, solicita-se que o(s) autor(es) do roteiro,  ao encaminhar o trabalho para publicação na Internet, enquadre-o pelo objetivo principal (ver abaixo).
    Esta classificação servirá tambem para organizar a página dos
Roteiros Geológicos, orientando o interessado no acesso aos dados. Solicita-se que o autor apresente o trabalho em linguagem (textual e gráfica) adequada e consistente com essa classificação. 

Em caráter preliminar, sugere-se o seguinte enquadramento:

2. Formato

O roteiro deve ser apresentado em formato A4, letra Garamond tamanho 12, espaço simples, com bordas 20-20-20-20mm. Figuras, fotos, fotomicrografias, tabela de análises, mapas, seções e outros gráficos, cada um com legenda sucinta, podem ser inseridos diretamente no texto ou indicados para link na posição mais conveniente.

Obs. Caso o(s) arquivo(s) seja muito grandes (mais de 10 megabytes), eles devem ser enviados por via postal em CDROM para o webmaster.

3. Sugestões de informações a serem fornecidas junto com o roteiro. 
Caso o roteiro ainda não esteja pronto no seu PC, a seguir é apresentada uma sugestão de conteúdo e de especificações para o artigo a ser preparado para publicar na Internet:

a - Título (e subtítulo) em tamanho 20 - devem ser concisos, mas significativos com relação, tanto ao objeto do roteiro, quanto à localização. Exemplos:
Geologia e Petrologia do Complexo Barro Alto - Roteiro detalhado Goianésia a Cafelândia
Excursão Eco-Geológico-Turística: Pirenópolis - Corumbá de Goiás - Cocalzinho
Seção Estratigráfica Sedimentológica  E-W no Domo de Cristalina
Excursão da Disciplina Petrologia Metamórfica: Perfil Brasília - Goiânia - Americano do Brasil

b  - Autoria e outras informações - fornecer nomes completos dos autores,  instituições a que estão vinculados, data(s) de execução do trabalho de campo (ano) se for o caso.

c -  Sinopse da geologia da região - Apresentar uma síntese da geologia regional para introduzir o leitor na geologia da área do roteiro acompanhada de mapa geológico, mesmo que esquemático. Referências bibliograficas sobre a geologia da região são apresentadas aqui.
No caso de roteiro para leigos, é interessante, alem da linguagem mais acessível, a apresentação associada de um glossário, facilitando o entendimento do texto (links serão estabelecidos na editoração do texto para o verbete correspondente, na medida do possivel).

d - Localização - O roteiro deve ser marcado em mapa regional (tamanho até A4 ou compondo módulos A4) com as principais vias de acesso, os rios e as cidades e vilas, as coordenadas geográficas (latitude-longitude),.. de forma a permitir a sua rápida localização. Escala gráfica e, naturalmente, os pontos (numerados sequencialmente) de parada do roteiro são imprescindíveis.
Dentro do texto podem ser apresentados (ou linkados) outros mapas de localização em escalas maiores, detalhando pontos de afloramentos e/ou de paisagens. Sempre que possivel, mas sem perder a clareza e o objetivo do mapa (localização), será interessante que estes mapas tenham um fundo temático de geologia. O uso de fotos aéreas ou de imagens de satélite complementares ao mapa de localização é muito interessante. 

e - Roteiro detalhado:
e1 - Começar citando os pontos de inicio e de fim do roteiro. Devem ser pontos marcantes de facil localização em mapa e em campo (cidade, vila, lugar, entroncamentos/cruzamentos de estradas, confluências de rios...). Se existirem trajetos laterais ao eixo do perfil/roteiro principal, indicar, de forma semelhante ao roteiro principal, os pontos de inicio e fim deste "sub-roteiro" no ponto adequado do roteiro principal.
e2 - A numeração deve ser sequencial, na ordem da descrição geral e privilegiar, se possivel, somente os pontos de parada e de estudo geológico, geomorfológico ou outro.
e3 - O roteiro, sendo feito de carro por estrada (mais comum), deve ter a quilometragem com uma casa decimal dos pontos de controle e de parada informados, sendo km 0 o ponto de partida. Se o roteiro for um trajeto a pé (trecking), estimativas de distâncias (por foto aérea, por mapa,..) e boa descrição de pontos de controle são importantes.
e4 - Descrição  de cada parada; indicar no local exato do texto que descreve afloramento, geomorfologia, etc.. quais arquivos de graficos, figuras, fotos, fotomicrografias, tabelas,.. devem ser inseridas ou somente referenciadas para serem  linkadas e disponibilizadas por cliques do mouse.

f - Mapas, seções geológicas e colunas geológicas- Mapas geológicos regionais, locais e outros relacionados com o roteiro podem ser apresentados em cores, tons de cinza ou em preto e branco, lembrando que para a disponibilização por download tais figuras devem estar editorados para caber em formato A4 (ou em múltiplos de A4) dentro do artigo em word.

g -Referências bibliográficas - apresentar a lista de trabalhos anteriores referentes à região do perfil



Home page
do
Instituto de Geociências da UnB