ANTE-PROJETO: 
CURSO DE GEOLOGIA A DISTÂNCIA PELA INTERNET 
COM MÉTODO DE ENSINO PROGRAMADO
NO SITE DO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DA UNB

Manfredo Winge - junho 2001

Objetivos
   
Disponibilizar na Internet matérias referentes  a disciplinas do Curso de Graduaçâo em Geologia e de cursos de especializa
ção do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília, utilizando recursos de hipertexto e de multimídia com metodologia de ensino programado de forma a favorecer o aprendizado auto-didático à distância e a revisão de tópicos por parte de alunos regularmente matriculados.
Obs.
(em 10/6/08) Estes cursos deverão ser de aprendizado e fixação de matérias específicas e não substituirão, em hipótese alguma, os cursos presenciais, principalmente os de natureza prática que são indispensáveis na formação do geólogo.

Filosofia da implementaçâo
   
A facilidade e dinamismo, bem como os baixos custos, de publicaçâo eletrônica na internet permitem implementar o projeto de forma modular por disciplinas prioritárias e, dentro dessas, por capítulos em uma sequência que acompanhe o desenvolvimento das aulas regulares durante o semestre. 
    Assim, disciplinas como Geologia Geral, Desenho Geológico, Topografia e Fotogrametria, Estratigrafia, Sedimentologia, por exemplo, pelo fato de atingirem uma maior clientela que está se iniciando em geologia e em outras profissões, alem de serem disciplinas que permitem uma maior abertura para fora da Universidade do que as disciplinas mais avançadas, poderiam ser consideradas prioritarias e dentro delas, obviamente, a Geologia Geral seria a de maior prioridade. 
    Por via de consequência, a sugestão é iniciar uma FASE TESTE, objetivando a DISCIPLINA GEOLOGIA GERAL e contando com a participaçâo dos professores que normalmente lecionam/lecionaram esta disciplina; um destes professores coordenaria os trabalhos como editor chefe. 
    A produção do material publicado na internet, após uso e teste por uns dois anos, poderia dar origem a publicação convencional em livro de Série Didática pela Editora da UnB e/ou em CDROM, se se quiser preservar os recursos de multimídia desenvolvidos para a Internet.

Uma primeira idéia sobre o método e as técnicas didáticas para a montagem do curso
    Procurando antecipar-se sempre ao curso regular, os professores responsáveis pela preparação da matéria deverão integrar e compilar as suas usuais notas de aula, desenvolvendo, em conjunto, um texto básico em meio digital  correspondente a cada seção (conjunto de aulas, bloco de aulas, capitulo).
    Material multimidia da posse dos diversos professores (gráficos, figuras, fotos, microfotos, slides, filmes, vídeos,..)  e referente ao bloco de aulas em preparação serão, tambem, reunidos e selecionados com critérios  de qualidade, estética e, principalmente, significância para o tópico em questão.
    Deverá ser feita a catalogaçâo, montagem e editoração  deste material para meio digital padronizado, bem como a sua vinculação com o texto básico, marcando-se, por exemplo trechos de video para serem chamados ("links") do texto ou do bloco de questões do ensino programado.
    Legendas explicativas próprias de cada "objeto multimidia" (fotos, graficos, trechos de video..) deverão ser cuidadosamente elaboradas de forma a que o conjunto mantenha a sua auto-suficiência de entendimento e indicação de CopyRight ao ser "linkado" de qualquer parte do texto, inclusive de outros blocos e, mesmo, de outras disciplinas ou da Internet em geral. Cópias de figuras, fotos, etc.. obtidos da bibliografia /ou de textos inéditos deverão ter o assentimento do autor ou serem modificados ou re-trabalhados, citando-se "baseados em   Autor, ano", para preservar os direitos de autoria. 
    As imagens, figuras, fotos.., excluindo sons e vídeos, mais importantes para o entendimento da matéria, juntamente com suas legendas explicativas, deverão ser inseridas no ponto mais adequado do texto, e o texto assim preparado poderá "ir logo ao ar" em uma "versão estática" para ser disponibilizado e receber, de imediato,  criticas e sugestões de outros colegas . 
    Montado o TEXTO BÁSICO com os diversos arquivos associados (tabelas, graficos, fotos, video..) inseridos ou somente linkados nos pontos certos, deverá ser preparada a parte de QUESTÕES DO ENSINO PROGRAMADO: questões deverão  ser encaixadas em pontos-chaves de fixa
ção da matéria e ao fim das seções do texto. Links das opções erradas de respostas para os pontos de revisão da matéria não aprendida corretamente serão implementados.
    Para AVALIAÇÃO AUTOMATIZADA (oficial ou não), um programa (script) interativo básico de contagem de acertos e erros deverá ser desenvolvido ou adaptado. O mesmo programa, para cada avalia
ção, deverá gerar modificação automatica na indexação das letras das questões de multipla escolha, evitando a "cola". Serão atribuidos pesos às diversas questões para o programa dar a nota final do aprendizado do aluno na seção e, se atingido o escore suficiente, poder o aluno passar a seção seguinte a ser avaliada. Na opção de avaliação não oficial, o programa deverá, memorizados os erros, direcionar o aluno para rever os tópicos em que errou de acordo com pesos (importância) atribuidas às diversas arguições. Neste sentido, é interessante que tópicos fundamentais da maior importância e considerados essenciais da seção venham a ser assinaladas pelos professores editores como decisórios na avaliação, ou seja, se as questões referentes a tais tópicos forem respondidas incorretamente o aluno receberá pontuação "insuficiente", mesmo que outras questões da mesma seção tenham sido respondidas corretamente. Isto obrigará o aluno a "retornar a sala de aula virtual" da seção em que rodou e rever, em especial, os topicos fundamentais errados.

A questão das aulas práticas
   
O  aprendizado à distância, se oficializado, mesmo tendo toda a flexibilidade de horário de estudo (24 horas de cada dia na Internet), terá como handicap a necessidade (indispensável em geologia) das aulas práticas de laboratório e de campo e, por decorrência, das respectivas avaliaç
ões para os alunos inscritos. A utilização de periodos compactos durante o semestre para essas aulas e provas, desde que atingido um numero razoavel de alunos inscritos e aprovados na teoria, talvez venha a ser uma das soluções a ser testada.

Envie suas críticas/sugestões: elas serão listadas abaixo para servirem de subsídio ao desenvolvimento deste ante-projeto em projeto e, se aprovado, em sua implementação a qual, sem perda de responsabilidades, somente é concebivel e viável como trabalho de equipe(s) bem coordenada.

Adendos/Críticas/Sugestões:

Adendo em agosto de 2001

    Independentemente da montagem de cursos on line, todo professor ou ex-professor do IG/UnB que tiver notas de aula organizadas e editoradas em meio digital (incluindo figuras, fotos, mapas,..)  pode disponibilizar para download, de imediato, estas aulas para que os seus alunos possam utilizá-las, não havendo necessidade de se ter todo o curso montado. (Veja exemplos) A disponibilização, assim, pode ser feita de forma modular, parcial e, mesmo, revisões e ampliações podem ir substituindo textos antigos na medida da necessidade. Se julgado absolutamente necessário, mas fugindo da filosofia de divulgar amplamente o conhecimento geológico, senhas podem vir a ser implantadas para barrar o acesso de  internautas externos em algumas notas de aula.



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