ANTE-PROJETO:
CURSO DE GEOLOGIA A
DISTÂNCIA PELA INTERNET
COM MÉTODO DE ENSINO PROGRAMADO
NO SITE DO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DA UNB
Manfredo Winge - junho 2001
Objetivos
Disponibilizar
na Internet matérias referentes a disciplinas do Curso de Graduaçâo em
Geologia e de cursos de especialização do
Instituto de Geociências da Universidade de Brasília, utilizando recursos de hipertexto e
de multimídia com metodologia de ensino programado de forma a favorecer o
aprendizado auto-didático à distância e a revisão de tópicos por parte de
alunos regularmente matriculados.
Obs. (em 10/6/08)
Estes cursos deverão ser de aprendizado e fixação de matérias específicas e não
substituirão, em hipótese alguma, os cursos presenciais, principalmente os de
natureza prática que são indispensáveis na formação do geólogo.
Filosofia da implementaçâo
A facilidade e dinamismo, bem como os baixos custos, de publicaçâo
eletrônica na internet permitem implementar o projeto de forma modular por
disciplinas prioritárias e, dentro dessas, por capítulos em uma sequência que
acompanhe o desenvolvimento das aulas regulares durante o semestre.
Assim,
disciplinas como Geologia Geral, Desenho Geológico, Topografia e Fotogrametria,
Estratigrafia, Sedimentologia, por exemplo, pelo fato de atingirem uma maior
clientela que está se iniciando em geologia e em outras profissões, alem de
serem disciplinas que permitem uma maior abertura para fora da Universidade do
que as disciplinas mais avançadas, poderiam ser consideradas prioritarias e
dentro delas, obviamente, a Geologia Geral seria a de maior prioridade.
Por via de consequência, a
sugestão é iniciar uma FASE TESTE, objetivando a DISCIPLINA GEOLOGIA GERAL e
contando com a participaçâo dos professores que normalmente
lecionam/lecionaram esta disciplina; um destes professores coordenaria os
trabalhos como editor
chefe.
A
produção do material publicado na internet, após uso e teste por uns dois
anos, poderia dar origem a publicação convencional em livro de
Série Didática pela Editora da UnB e/ou em CDROM, se
se quiser preservar os recursos de multimídia desenvolvidos para a Internet.
Uma primeira idéia sobre o
método e as técnicas didáticas para a montagem do curso
Procurando
antecipar-se sempre ao curso regular, os professores responsáveis pela
preparação da matéria deverão integrar e compilar as suas usuais notas de aula,
desenvolvendo, em conjunto, um texto básico em meio digital correspondente a cada
seção (conjunto de aulas, bloco de aulas, capitulo).
Material multimidia da posse dos diversos professores (gráficos, figuras,
fotos, microfotos, slides, filmes, vídeos,..) e referente ao bloco de
aulas em preparação serão, tambem, reunidos e selecionados com critérios
de qualidade, estética e, principalmente, significância para o tópico
em questão.
Deverá ser feita a catalogaçâo, montagem e editoração deste material
para meio digital padronizado, bem
como a sua vinculação com o texto básico, marcando-se, por exemplo trechos de
video para serem chamados ("links") do texto ou do bloco de questões
do ensino programado.
Legendas explicativas próprias de cada "objeto multimidia" (fotos,
graficos, trechos de video..) deverão ser cuidadosamente elaboradas de forma a que o conjunto
mantenha a sua auto-suficiência de entendimento e indicação de CopyRight
ao ser "linkado" de
qualquer parte do texto, inclusive de outros blocos e, mesmo, de outras
disciplinas ou da Internet em geral. Cópias de figuras, fotos, etc.. obtidos da
bibliografia /ou de textos inéditos deverão ter o assentimento do autor ou
serem modificados ou re-trabalhados, citando-se "baseados em Autor,
ano", para preservar os direitos de autoria.
As imagens, figuras, fotos.., excluindo sons e vídeos, mais importantes para
o entendimento da matéria, juntamente com suas legendas explicativas, deverão ser
inseridas no ponto mais adequado do texto, e o texto assim preparado poderá "ir
logo ao ar" em uma "versão estática" para ser disponibilizado e
receber, de imediato, criticas e sugestões de outros colegas .
Montado o TEXTO BÁSICO com os diversos arquivos associados (tabelas, graficos,
fotos, video..) inseridos ou somente linkados nos pontos certos, deverá ser preparada a
parte de QUESTÕES DO ENSINO PROGRAMADO: questões deverão ser encaixadas em
pontos-chaves de fixação da matéria e ao
fim das seções do texto. Links das opções erradas de respostas para
os pontos de revisão da matéria não aprendida corretamente serão
implementados.
Para AVALIAÇÃO AUTOMATIZADA (oficial ou não), um programa (script) interativo
básico de contagem de acertos e erros deverá ser desenvolvido ou adaptado.
O mesmo programa, para cada avaliação,
deverá gerar modificação automatica na
indexação das letras das questões de
multipla escolha, evitando a "cola". Serão
atribuidos pesos às diversas questões
para o programa dar a nota final do
aprendizado do aluno na seção e, se
atingido o escore suficiente, poder o aluno passar a seção
seguinte a ser avaliada. Na opção de
avaliação não
oficial, o programa deverá, memorizados os erros, direcionar o aluno para rever
os tópicos em que errou de acordo com pesos (importância) atribuidas às
diversas arguições. Neste sentido, é interessante que tópicos
fundamentais da maior importância e considerados essenciais da seção
venham a ser assinaladas pelos professores editores como decisórios na avaliação,
ou seja, se as questões referentes a tais tópicos forem respondidas
incorretamente o aluno receberá pontuação
"insuficiente", mesmo que outras questões da mesma seção
tenham sido respondidas corretamente. Isto obrigará o aluno a "retornar a
sala de aula virtual" da seção em
que rodou e rever, em especial, os topicos fundamentais errados.
A questão das aulas práticas
O aprendizado à distância, se oficializado, mesmo tendo toda a
flexibilidade de horário de estudo (24 horas de cada dia na Internet), terá
como handicap a necessidade (indispensável em geologia) das aulas
práticas de laboratório e de campo e, por decorrência, das respectivas
avaliações para os alunos inscritos. A
utilização de periodos compactos durante o semestre para essas aulas e provas,
desde que atingido um numero razoavel de alunos inscritos e aprovados na teoria,
talvez venha a ser uma das soluções a ser testada.
Envie suas críticas/sugestões: elas serão listadas abaixo para servirem de subsídio ao desenvolvimento deste ante-projeto em projeto e, se aprovado, em sua implementação a qual, sem perda de responsabilidades, somente é concebivel e viável como trabalho de equipe(s) bem coordenada.
Adendos/Críticas/Sugestões:
Adendo em agosto de 2001
Independentemente da montagem de cursos on line, todo professor ou ex-professor do IG/UnB que tiver notas de aula organizadas e editoradas em meio digital (incluindo figuras, fotos, mapas,..) pode disponibilizar para download, de imediato, estas aulas para que os seus alunos possam utilizá-las, não havendo necessidade de se ter todo o curso montado. (Veja exemplos) A disponibilização, assim, pode ser feita de forma modular, parcial e, mesmo, revisões e ampliações podem ir substituindo textos antigos na medida da necessidade. Se julgado absolutamente necessário, mas fugindo da filosofia de divulgar amplamente o conhecimento geológico, senhas podem vir a ser implantadas para barrar o acesso de internautas externos em algumas notas de aula.