Laboratório de Inclusões Fluidas Acessos desde 29/11/2001 |
Inclusões fluidas trifásicas (H2O L, H2O V
e NaCl)
(Macico de Aar, próximo a uma ocorrência de evaporitos, Valais, Suica)
(fonte:
Roedder, 1984)
As atividades do Laboratório de Inclusões Fluidas (GRM-IG) tiveram início em meados da década oitenta, quando foram adquiridas duas platinas microtermométricas Chaixmeca e, mais recentemente, microscópio Olympus BX-50 com câmara e monitor de vídeo, pelo Prof. Marcel Auguste Dardenne.
No final da década de oitenta o laboratório teve grande impulso com a colaboração do Prof. Gaston Giuliani (ORSTOM), que nele permaneceu até o início da década de noventa.
Durante a década de noventa diversos pesquisadores, bolsistas do CNPq, contribuíram para o funcionamento do laboratório, dentre os quais pode-se destacar Paulo de Tarso Ferro de Oliveira Fortes, Luís Henrique Ronchi, Carlos Eduardo Silva Coelho e Flávio Henrique Freitas-Silva.
No final da década de noventa, o laboratório passou a ser chefiado pelo Prof. Paulo de Tarso Ferro de Oliveira Fortes. Actualmente a Profa. Marcia Abrahão Moura é a chefe do Laboratório de Inclusões Fluidas.
Dezenas de projetos de pesquisa desenvolvidos no IG/UnB, principalmente abordando aspectos metalogenéticos, com a perticipação de estudantes de graduação (Iniciação Científica) e pós-graduação (Mestrado e Doutorado), vêm dispondo dos recursos do laboratório desde sua implantação, com resultados publicados em periódicos nacionais e internacionais.