Site https://mw.eco.br/zig/hp.htm
CiberForum: PONTOS DE VISTA/COMENTÁRIOS/RÉPLICAS
ILUSÕES versus REALISMO
Ilusões versus Realismo no Caminho da Humanidade
Sent: Friday, March 24, 2017 7:25 PM
To: Oscar P. G. Braun
Cc: Dep. Adão Villaverde ; Dep. Beto Albuquerque ; Dep. Onix Lorenzoni ; Dep. Osmar Terra ; Dep. Vieira da Cunha ; Sen. Aécio Neves ; Sen. Alvaro Dias ; Sen. Ana Amélia ; Sen. Cristovam Buarque ; Sen. Lasier Martins ; Sen. Paulo Paim ; Sen. Pedro Simon ; Ver. Adeli Sell ; Ver. Valter Nagelstein
Subject: Ilusões versus Realismo no Caminho da Humanidade
Prezado Oscar,
Assim que puder vou ler os textos que indicas no teu e-mail. O “Admirável Mundo Novo” de Huxley é obrigatório a todos e já tinha lido e relido há muito, mas faz muito tempo. O “Regresso ao Admirável Mundo Novo” vou reler (apesar da droga da diplopia me atrapalhar um bocado).
Essas questões de religiões, ideologias sem base científica, crenças, pajelanças,.. me remete a um interessante texto (curto: 100pg pequenas) do “pai da psicanálise” Sigmund Freud: “O futuro de uma ilusão”. No Prefácio da excelente revisora da tradução (Coleção L&PM Pocket, Vol 849) Renata U.Cromberg, ela inicia discorrendo:
“Em O futuro de uma ilusão, publicado em 1927, Freud procura analisar a origem da necessidade do ser humano de ter uma crença religiosa na vida. Apesar de Freud respeitar o fenômeno religioso como manifestação cultural e manifestação de fé singular calcada nos sentidos, ele tenta desmontá-la enquanto forma de conhecimento por considerá-la a origem da alienação, da superstição, além de um fenômeno calcado na imaginação. Freud se aproxima muito do filósofo Espinosa ao procurar esclarecer e liberar o ser humano no intuito de ajudá-lo na compreensão e na transformação de seus afetos para que ele não se torne submisso a opressões reais e imaginárias, dentro e fora de si.”
É interessante que, ao longo do texto, o autor se esmera, metodologicamente, em apresentar pontos de sua tese sucedidos ou acompanhados de contrapontos imaginários de adversário(s), contrapontos esses que ele logo discute e ataca com argumentação límpida e clara recheada de bom senso (veja ex. nos EXCERTOS escaneados).
Achei bacana que, nos finalmentes finais, Freud diz “Deveríamos tomar os geólogos como exemplo.” Penso que é porque somos, como geólogos/cientistas, obrigados a discutir propostas e modelos evolutivos sempre lastreados em fatos, observados e medidos e com direito/obrigação a sempre questionar a validade desses modelos face novas informações.
“As ciências crescem com interrogações e as religiões com exclamações e aclamações-MW”
Por falar em bom senso do Freud e de religião, veja a faixa que fotografei na frente de uma casa/igreja aqui perto de onde moro. Igrejas são criadas “à galega” neste brasilzão; quem sabe se muitas não são dirigidas por mentes transtornadas que botam minhoca na cachola da meninada inclusive com a aprovação de pais encantados e iludidos com a salvação de alma e etc., pagando dízimos que, aliás, não recolhem imposto, ao que eu saiba.
Essa questão de se aproveitar da fragilidade emocional e cultural em formação de crianças nos remete a outra questão já bem discutida mas muito mal digerida (basta ver as defesas candentes de certos professores e sindicalistas CPERS daqui de Porto Alegre) que é a indução, nos alunos, de ideologias exóticas (comunismo, etc.) e defesa de “direitos” de tomar conta, fechar e bagunçar colégio e, até, quebrar coisas públicas por professores “cativantes”, sem que hajam contrapontos e alternativas, nas escolas gaúchas (ver http://mw.eco.br/zig/emails/EPB160721EscolaSemPartido.pdf ).
Um outro texto que não podemos esquecer nestas digressões sobre o entrevero entre as coisas fantásticas e as reais do mundo e da mente humanos é o texto, também curto, de Monod, J.: “Acaso ou Necessidade?” (1970?) envolvendo a eterna quizumba entre religião e ciência, ou seja, entre:
criacionismo (https://sigep.eco.br/glossario/verbete/criacionismo.htm )
e evolucionismo (https://sigep.eco.br/glossario/verbete/evolucionismo.htm ).
Bom findi a todos
Manfredo - https://mw.eco.br/zig/hp.htm
De: Manfredo Winge
Enviada em: segunda-feira, 14 de outubro de 2019 19:11
Para: Cristovam Buarque
Assunto: A espiritualidade inconsistente e o mercado de Deus | Ed René Kivitz
Prezado Cristovam e demais,
a matéria abaixo foi divulgada por whatsapp e, vista a sua importância nos dias de hoje com a pretendida desidratação, pelo governo (MEC), do ensino de Ciência Humanas (Filosofia, Antropologia, Sociologia..), achei oportuno divulgá-la por e-mail também, mesmo porque é mais cômodo assistir ao vídeo em tela maior de um PC.
[Está sendo postada em Ilusões versus Realismo no Caminho da Humanidade
(https://mw.eco.br/zig/emails/ILREA170324IlusoesXRealismo.pdf).]
Comentários e Críticas são bem vindos e, na medida do possível, serão postados junto.
Bom proveito.
Manfredo Winge - http://mw.eco.br/zig/hp.htm [confraria democrática do bom senso]
Webmaster: 1o SITE do IG/UnB
SIGEP Sítios Geológicos e Paleobiológicos do Brasil
"Aqueles preocupados com o custo da educação deveriam antes
considerar o custo da ignorância".
Derek
Bok, ex-Reitor da Universidade de Harvard (foi-me enviado por e-mail)
A espiritualidade inconsistente e o mercado de Deus (vídeo)| Ed René Kivitz:
https://www.youtube.com/watch?v=_I9bcVHNgqA
Programa CAFÉ FILOSÓFICO da TV CULTURA no dia 13.10.19 21h.
Sugestão: procurar um lugar tranquilo para ver e abSORVER esta fantástica aula que nos premia com uma visão bem sistematizada das questões religiosas que envolvem a Humanidade desde seus primórdios.
Um excelente alerta para se evitar o oportunismo que grassa em igrejas e religiões que vendem literalmente a salvação divina abusando da inocência de crentes.
Manfredo Winge - https://mw.eco.br/zig/hp.htm [confraria democrática do bom senso]
Comentários & Réplicas
From: Hartmut Beurlen
Sent: Monday, October 14, 2019 10:34 PM
To: 'Manfredo Winge'
Subject: RES: A espiritualidade inconsistente e o mercado de Deus | Ed René Kivitz
Manfredo,
Sugiro sobre o tema (Antropologia, Historia, Economia, Religiosidade Evolução tecnológica e Psicologia Social) e também a leitura de Homo Sapiens-uma breve historia da humanidade e Homo Deus, ambos de N. N. Harari.
Abçs, Cumpadi
From: Manfredo Winge
Sent: Tuesday, October 15, 2019 10:24 AM
To: Hartmut Beurlen
Subject: Re: A espiritualidade inconsistente e o mercado de Deus | Ed René Kivitz
Boa lembrança Hartmut,
não abordei esses assuntos porque copiei para o e-mail o que tinha enviado em whatsapp para vários grupos.
Mas sem dúvida que todos os tópicos que citas seriam motivo de belíssimas discussões. O Homo Sapiens do Harari eu citei em outra discussão, mas, sem dúvida é livro para a gente se lembrar sempre que estiver em jogo as crendices versus fatos comprovados, e as primeiras, infelizmente hoje, ganhando no mundo inteiro.
Abraço
Manfredo
Voltar para: SITE ou para: Ilusões versus Realismo
Caro internauta. A sua participação com comentários, sugestões, críticas,.. é sempre bem vinda e poderá ser postada, caso o texto, coerente com o assunto abordado, tenha redação adequada a um forum de debates pautado no bom senso - clique na caixa de correio e envie, indicando o assunto como título do texto e torne-se um confrade da CONFRARIA DEMOCRÁTICA DO BOM SENSO - CLIQUE Para informar ou cancelar seu endereço de e-mail
Para localizar qualquer assunto ou nome pressione ‘Ctrl’ e ‘F’ simultaneamente
e digite parte da palavra procurada no quadro que se abre