UnB/IG - DISSERTAÇÕES E TESES DE
OUTROS CURSOS
DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL
IGCE-UNESP - Rio Claro, 1996
Teses de doutorado e Dissertações de Mestrado nos 21-40 (esta página)
[Teses 01-20 ]
[Teses 41-60 ]
[Teses 61-80 ]
[Teses 81-100]
Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geociências e Meio Ambiente: Mestrado igce/unesp - Rio Claro, 1996, 45-46 |
21. ESTUDO DA POTENCIALIDADE, CAPTAÇÃO, TRATAMENTO, ABASTECIMENTO E POTABILIDADE DA ÁGUA DA BACIA DO RIBEIRÃO CLARO - SP
André Luiz Pinto*
* Orientador: Prof. Dr. Claudio Antonio de Mauro
Defesa em: 04/05/94
A preocupação com a crescente degradação da bacia do Ribeirão Claro; com a passividade dos órgãos oficiais competentes; e, com a falta de informações sobre a qualidade ambiental da água desta bacia motivou a realização desta pesquisa. Entretanto, pela necessidade de se caracterizar a estrutura de saúde de uma forma global, no sentido de verificar os vários fatores influentes na qualidade da água, através de dados oficiais, efetuou-se uma análise sobre a situação do sistema público de captação e abastecimento de água, disposição de esgotos e outros dejetos humanos, resíduos sólidos, indicadores de saúde e as condições de saúde pública. Além disso, planejou-se a execução de um levantamento estatístico, tecnicamente adequado, das condições de potabilidade da água utilizada, através do sistema de amostragem proposto por COCHRAN (1965), CETESB (1977) e EPA (1957).
A realização dos Exames de Águas, deu-se através dos métodos de análises baseados na edição do "STANDARD METHODS FOR THE EXAMINATION OF WATER AND WASTEWATER"- Publicações APHA, AWWA e WPCF, seguidos pela CETESB e realizados pelo DAAE de Rio Claro e pelo Instituto Adolf Lutz.
POTENCIAL, EMPOUNDING, TREATMENT, SUPPLY AND POTABILITY STUDIES OF THE RIBEIRÃO CLARO CREEK WATENS, SÃO PAULO STATE
This research was conducted due to the preoccupation with the growing degradation of the Ribeirão Claro hydrological basin; with the passivity of the official organs, and with, the lack of information about the environmental quality of the water from this hydrological basin. However, due to the necessity of caracterizing the health structure in general, in the surce of checking the several influent factors in the quality of the wate, through official data, an analysis was done on the situation of the public system of captation and provision of water, disposition of drainage and other human excrements, solid residues, indicators of health and conditions of public health. Moreover, the execution of an statistical survey was planned, technnically proper, of the condictions of drinkability of the water which was being used, through the system of sampling preposed by COCHRAN (1965), CETESB (1977) and EPA (1957).
The realization of the water encaminations, happared through the methods of analyses based in the editions of the "Standard Methods for the examination of Water and Wastwater"- publications APHA, ANWA and WPCF, followed by CETESB and executed by the DAAE of Rio Claro and by the Instituto Adolf Lutz.
Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geociências e Meio Ambiente: Mestrado igce/unesp - Rio Claro, 1996, 47-49 |
22. A EXPANSÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DESTINAÇÃO DOS ESGOTOS DE RIO CLARO UMA ANÁLISE CRÍTICA
Odaléia Telles Marcondes Machado Queiroz*
* Orientadora: Profa. Dra. Beatriz Maria Soares Pontes
Defesa em: 11/07/94
O propósito fundamental deste trabalho científico é investigar e refletir sobre o sistema de abastecimento de água e destinação de esgotos da cidade de Rio Claro, interior do estado de São Paulo. Tal investigação será acompanhado por uma análise das múltiplas transformações que sofreu o espaço urbano então em questão, dentro de um contexto histórico.
Os diferentes processos que tiveram influência fundamental no desenvolvimento local serão levantados, discutindo-se o papel da Geografia como ciência que se preocupa em explicar a realidade, o espaço criado e construído a partir do processo de trabalho, da apropriação da natureza e de seus recursos pelos seres humanos.
A geografia brasileira tem passado por uma verdadeira revolução nas últimas duas décadas, quanto aos métodos e modos de compreender, refletir e explicar o mundo que nos cerca. Ao que tudo indica está acontecendo, na verdade, uma tentativa dos profissionais da área de ir até o âmago das questões, ir muito além das aparências e superficialidade da realidade, colocando-se de uma forma mais ativa e crítica diante dos fenômenos observados.
Durante muito tempo, a Geografia limitou-se a descrever a paisagem, citando e enumerando seus elementos, inclusive o próprio homem que era incluído como parte do domínio biológico e não um ser social, membro de uma sociedade que se estrutura em classes. Assim, a ciência geográfica servia apenas para atingir objetivos bem restritos e não conseguia explicar os problemas mais fundamentais que se configuravam no espaço vivido. Dessa forma, o que ocorria era que a Geografia apenas atinha-se ao domínio dos fenômenos materiais que se desenrolam no espaço, deixando de lado as determinações sociais, culturais e políticas. Todavia, esses encaminhamentos foram ficando cada vez mais inúteis e até por uma questão de "sobrevivência" e de movimento renovador, a Geografia tem deixado de se contentar apenas em explicar as representações concretas e visíveis, enxergando que os fatores humanos são muito mais que apenas as obras aparentes.
Partimos, então, do pressuposto que a vida material é produzida pelo homem e que imprime suas marcas em cada pedaço do espaço em que se estabelece. Assim, deve-se levar em conta que "em cada pedaço do espaço em particular, muitos fatores de sua evolução não são perceptíveis imediatamente, nem diretamente. O papel da explicação cabe freqüentemente, ao que não é imediatamente sensível, ou seja, aos fatores "invisíveis". As formas modernas de acumulação do capital, as relações sociais cada vez mais complexas e mundializadas e tantas outras realidades que não se podem perceber sem um esforço de abstração, tudo isso exige do pesquisador a necessidade de buscar decifrar, e para isso encontrar instrumentos novos de análise para aplicá-los a uma realidade que, á primeira vista, e de fato, encobre uma parte considerável de suas determinações.
Ora, o contexto é sempre mutável. Por isso, a cada dia se inventam novas formas de analisar o passado e o presente. Cada explicação é sempre crítica da explicação precedente. Como para os demais aspectos da totalidade, uma teoria do espaço que desejar ser válida deve levar em conta que a realidade se renova cotidianamente. Consequentemente, devemos nos apresentar com novas interpretações para fenômeno que aparentemente são os mesmos.
A evolução do espaço se faz pela inscrição da sociedade renovada na paisagem pré-existente. O espaço não é um pano de fundo impassível e neutro. Assim, este não é apenas um reflexo da sociedade nem um fator social apenas, mas um condicionante condicionado, tal como as demais estruturas sociais. O espaço é uma estrutura social dotada de um dinamismo próprio e revestida de uma certa autonomia, na medida em que sua evolução se faz segundo leis que lhe são próprias. Existe uma dialética entre a forma e conteúdo, que é responsável pela própria evolução do espaço". (Santos, 1988. pág.14-15).
Encarando-se então, a interpretação dos fatos e fenômenos que ocorrem no espaço e o modificam dessa maneira exposta acima, encaminhamos nosso trabalho de pesquisa como uma atividade reflexiva e que partiu daquilo que pudemos observar na realidade reinante no espaço urbano de Rio Claro.
"Ao analisar a cidade, não pudemos, nos furtar da constatação de que ela é criada e construída a partir do processo de trabalho e da apropriação da natureza pelo homem.
Dessa forma, ao produzirem seus bens materiais, os homens produzem as condições para se reproduzirem entretanto espécie, e portanto, o território em que vive. Contudo, dependendo do momento histórico, o fazem de modo específico, portanto de acordo com o estágio de desenvolvimento das forças produtivas. Assim, o território é produzido em função do processo produtivo geral da sociedade." (Lourenção, 1988. pág. 03).
O espaço de Rio Claro passou por inúmeras mutações desde que estabeleceu-se como núcleo urbano no século passado e teve diferentes fases de desenvolvimento.
"Ao novo ver, o espaço geográfico deve ser concebido como um produto histórico e social das relações que se estabelecem entre a sociedade e o meio circundante. Essas relações são antes de mais nada, relações de trabalho dentro do processo produtivo geral da sociedade. Nesse contexto, o homem tem um papel central na medida que é, sujeito, cuja humanidade é construída ao longo do processo histórico, concomitante à reprodução de sua própria vida". (Carlos, 1989. pág. 15).
Ao analisarmos a expansão do território de Rio Claro desde seus primórdios, quando ainda servia de pouso a tropeiros que trabalhavam para o centro do país em busca de riquezas minerais, nada mais fizemos do que considerar a ação do homem neste espaço.
Iniciamos nossa reflexão com a compreensão do processo de colonização do Brasil, sua inserção na divisão do trabalho como exportados de matérias-primas para a Europa. Nossa intenção é de possibilitar o claro entendimento da maneira como se organizou essa parcela do espaço que Rio Claro localiza-se. Além disso, procuramos mostrar como foi se estruturando a população que em Rio Claro veio fixar-se e de que forma aconteceu a apropriação dos recursos hídricos. Enfim, como se processou a relação entre a sociedade local e o meio-ambiente. Assim, pudemos analisar a construção da cidade, passando, como já dissemos, por diversas fases de crescimento, estagnação e equilíbrio. Em outras palavras, constatamos com o desenrolar desta pesquisa que "existe um processo de construção/produção ligado à acumulação do capital dentro da cidade.
A sociedade capitalista é estruturada em classes sociais bem definidas e tal estrutura fica bem visível e marcada quando observa-se e analisa-se o crescimento territorial urbano. Na verdade, na cidade concretizam-se as mais profundas contradições das relações de produção capitalista, com espaços bem equipados e oferecendo boas condições de vida 'população ao mesmo tempo que apresenta locais sem as menores possibilidades de ocupação. A cidade assim estruturada mostra áreas bem dispares, umas dotadas de serviços públicos como abastecimento de água, coleta de esgoto, energia elétrica, asfalto, transporte coletivo etc, outras sem a infra-estrutura básica, com despejos correndo à céu aberto. Fica claro que, como em tantas outras cidades brasileiras, também em Rio Claro, a verdadeira cidadania é somente garantida no papel e só existe e é exercida por uma determinada porção da população privilegiada.
INVESTIGATION AND REFLECTRON CONCERNING WATER SUPPLY AND SEWERAGE SYSTEM IN RIO CLARO CITY, SÃO PAULO STATE
This work main purpose is to investigate ans reflect about the method of
water supply and sewerage system in Rio Claro city, São Paulo state. The investigation is followed by an analyses of the transformations
suffered by the urban space in question within a historical context.
Chapter 1 shows a referece historical guide aiming the soil use and
water resources appropriations in Rio Claro.
Chapter 2 there is a reflection about springs and natural aspectes of
Corumbataí water basins and sub basins.
Chapter 3 bring the Geography role dealing with water resources.
Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geociências e Meio Ambiente: Mestrado igce/unesp - Rio Claro, 1996, 51-52 |
23. CARACTERIZAÇÃO LITOESTRUTURAL E ASPECTOS AMBIENTAIS DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DA USINA HIDRELÉTRICA SEGREDO (RIO IGUAÇU) - PR
Maria de Lourdes Küller*
* Orientador: Prof. Dr. Juércio Tavares de Mattos
Defesa em:15/12/94
A Usina Hidrelétrica (UHE) Segredo foi construída no trecho médio do rio Iguaçu (PR), com seu reservatório inundando 63 km2 de terras. Os estudos desenvolvidos na sua área de influência (a qual abrange a bacia de captação de águas do rio Iguaçu entre as UHE's Foz do Areia e Segredo) envolveram caracterizações litoestrutural, sismológica e cadastramento das ocorrências minerais, fossilíferas e cársticas, bem como análises sobre a alterabilidade diferencial dos litotipos, sobre as suscetibilidades aos processos degradacionais, tais como instabilizações de encostas, erosão/assoreamento, e sobre o comportamento do lençol freático e fugas de água.
Na área ocorrem exclusivamente os derrames vulcânicos mesozóicos da Bacia Sedimentar do Paraná, onde foram detectadas rochas basálticas diferenciadas, vários tipos de rochas resultantes do magmatismo de composição ácida e pequeno corpo de composição intermediária. As principais direções dos lineamentos estruturais, que se apresentam com alta densidade de traços em superfície são N45-60W, principalmente na área de predomínio das rochas basálticas, e N15-30E, na área de afloramentos das rochas ácidas. Os solos presentes são predominantemente argilosos (com área de ocorrência restrita e pequena espessura) e o relevo apresenta formas escalonadas nos vales encaixados (na área inundada) e planaltos com vales amplos e abertos.
Os aspectos geológicos/ambientais, analisados no presente trabalho, permitiram considerar que: o registro da atividade sísmica é insignificante na região; as ocorrências minerais não têm importâncias econômica ou estratégica significativas, salientando-se apenas as fontes de águas sulfurosas; os processos degradacionais, emergentes ou potenciais, referentes à instabilização de encostas, erosão/assoreamento e fugas de água, não são expressivos. Esses processos são localizados e encontram-se em geral na zona de contato interderrames, com destaque para o contato basalto/ácida, onde se tem espessa zona vesículo/amigdaloidal muito alterada. Os principais impactos ambientais (relacionados à geologia), em conseqüência da formação do reservatório, referem-se às inundações das fontes de águas minerais sulfurosas, do depósito sedimentar fossilífero e da Caverna da Divisa.
LITHOSTRUCTURAL CARACTERIZATION AND ENVIRONMENTAL ASPECTS IN THE REGION OF THE RIO SEGREDO ELETRICAL POWER PLANT (IGUAÇU RIVER), PARANÁ STATE
The studies developed in this work in order to characterize lithostructural and environmental aspects in the Segredo Hydropower Plant influence area (Iguaçu river - Paraná State), have enabled the identification of several rock types concerned to Serra Geral Formation. These rocks resulted from lava flows ocurred in the Paraná Basin during Mesozoic period and they correspond to three different basic flows, three acid flow types and a little flow with intermediary composition. The geological structures are related to the structural lineaments with high density superficial tracing mainly in two directions: N45-60W mostly in the recovery area of basic rocks and N15-30E in the acid rocks. As far as environmental degradation process susceptibility related to volcanic rocks are concerned, it is to be noted the contact level between two flows specially between acid and basic rocks, where a large thickness of highly altered vesicular/amygdaloidal basalt enable the arising of erosions and instabilizations on natural hillside. In addition, among the environmental aspects characterized in reservoir area it is to point out the occurrence of sulphureous mineral water and the presence of Cenozoic sedimentary deposit with mammals pleistocenic fossils rest as well as the presence of "Caverna da Divisa", located in a contact zone of basic flows on highly fractured rocks.
Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geociências e Meio Ambiente: Mestrado igce/unesp - Rio Claro, 1996, 53-54 |
24. ESTUDOS DA MASSA D'ÁGUA SUPERFICIAL DAS BAÍAS DE PARANAGUÁ E ANTONINA PR, UTILIZANDO SENSORIAMENTO REMOTO E GEOPROCESSAMENTO
Mauro Ribeiro Martins*
* Orientador: Prof.Dr. Juércio Tavares de Mattos
Defesa em: 16/12/94
Este trabalho objetiva desenvolver técnicas integradas de sensoriamento remoto orbital, geoprocessamento e apoio de campo, para o estudo dos sólidos em suspensão e alguns parâmetros hidrográficos na massa d'água superficial em regiões costeiras. As técnicas de sensoriamento remoto orbital envolveram desde a escolha do produto até a classificação temática da imagem. As técnicas de geoprocessamento abordaram a tabulação dos dados, processamento e produções gráficas. As técnicas de campo englobaram coletas e processamento das amostras da massa aquosa. O estudo foi aplicado a um ambiente costeiro definido nas Baías de Paranaguá e Antonina Estado do Paraná. Durante o primeiro semestre de 1991, foram realizadas oito campanhas de campo, amostrando em 63 estações (georreferenciadas) medidas de parâmetros físicos, químicos e biológicos. Destacam-se a carga de sólidos em suspensão, sua natureza e fracionamento granulométrico, concentração de clorofila-a, profundidade Secchi e salinidade. As imagens de satélite obtidas sinoticamente às datas de trabalhos de campo foram tratadas digitalmente por algorítmos específicos, e os resultados juntamente com as informações de campo foram armazenadas em um sistema de informações geográficas para cruzamento e comparações. Os dados foram submetidos a análises estatísticas buscando-se chegar a um modelo de estimativa da qualidade da água via produtos orbitais. Cartas temáticas e gráficos de tendência também foram gerados auxiliando a interpretação final. Os resultados de campo revelaram forte influência da precipitação pluviométrica, e das correntes de maré no padrão de qualidade da água. A área estudada pode ser dividida em três setores distintos: a região do Canal da Galheta e adjacências próxima ao contato com as águas marinhas, uma área central correspondendo à Baía de Paranaguá próxima ao perímetro urbano e a porção mais continental relativa à Baía de Antonina. O desempenho das comparações feitas entre os dados locais e orbitais, revelaram melhor correlação foram os sólidos em suspensão nas suas frações mais finas (argila), transparência (produtividade Secchi) e salinidade. A aplicação desta técnicas integradas sugerem a sua continuidade, com propostas para o seu aperfeiçoamento e possibilidade de implantação em outras áreas.
SURFICIAL MASS WATER STUDIES IN THE ANTONINA AND PARANAGUÁ BAYS, PR, USING REMOTE SENSING AND GEOPROCESSING
The main purpose of this study is to develop a research by the application of integrated techniques identified as remote sensing, geoprocessing and research field data collection as a support of monitorizing suspended sediments as well as some hidrographics parameters of surface water from coastal enviroments. Digital processing and thematic classification of images were the chosen stages to obtain data by following sense remote technique. Geoprocessing techniques included data analysis and the production of graphs. In addition, research field techniques undertook the collection and processing of samples obtained from surface waters. The study was developed in coastal environments which are known as Paranaguá Bay and Antonina Bay located in The State of Paraná in Brazil. Along the first semester of 1991, there were held eight field researches aiming toanalyse sixty three Georeferential Stations which had been measured based on physical, chemical and biological parameters. The selected parameters included suspended sediments and the analysis of their nature, granulometry, chlorophila. A concentration, Secchi depth and salinity. The satellite simultaneous images were analysed according to digital processing by specific algorithms. The data obtained from these parameters and field data collection had been stored based on a Geographic Information System (GIS) in order to allow correlation analysis and comparisons. The data obtained from different sources were statistically correlated taking into account a posterior analysis of regressions to pursuit a estimated model of water quality via orbital products. Thematic maps and graphs following a tendentional design were generated as an aid to final interpretation. The results obtained from the research field revelead not only the strong influence of pluviometric precipitation but also the influence of tideways in the pattern of quality of the analysed water. The global area of study could be divided into three specific sections: Canal da Galheta and Sourrondings close to sea water; a central area that corresponds to the central region of Paranaguá Bay and a continental area related to Antonina Bay. The results of comparisons between research field data and remote sensing showed that suspended solids presented a better correlation in their thinnest sediments (clay), transparency (Secchi depth) and salinity. The application of these integrated techniques suggests the suitability of developing a similar study in others coastal environments what probably will allow an improvement of the underlined subject of study.
Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geociências e Meio Ambiente: Mestrado igce/unesp - Rio Claro, 1996, 55 |
25. EXTRAÇÃO DE AREIA NA BACIA DO RIO CORUMBATAÍ (SP)
Denise de La Corte Bacci*
* Orientador: Prof.Dr. Vicente José Fúlfaro
Defesa em: 22/02/95
O trabalho aborda a descrição dos portos de areia e seus principais impactos ambientais e determina o tipo de areia explorada e suas áreas fontes. A extração de areia no rio Corumbataí atingiu o auge da exploração entre os anos de 1980 e 1987. Após esse período, entrou em declínio e atualmente tende a se extinguir. As áreas mais susceptíveis à erosão coincidem com as áreas de ocorrência da Formação Pirambóia, principal área fonte dos sedimentos, que ocorre nas porções N, NE e NW da bacia. A granulometria média da areia é 0,3mm, mostrando o predomínio da areia fina explorada pelos mineradores. Atualmente, o volume médio de areia extraído é 30.000 m3/ano e o volume médio de sedimento transportado é de 50.000 m3/ano. O principal impacto causado pelos portos de areia foi a modificação da geometria do canal fluvial, resultando em aprofundamento do leito e diminuições da largura e da declividade do canal e da velocidade da água, modificando o comportamento natural do rio.
SAND MINING IN THE CORUMBATAÍ RIVER BASIN, STATE OF SÃO PAULO
This dissertation examines sand mining in the Corumbatai river, identifies the different types of sands that have been exploited, their sources, and explores the environmental impact mining. The source of all these sands, based on the bedrock geology of the watershed and some evidence from size analysis, is de Pirmaboia Formation which outcrops in the northern, northeastern and northwestern parts of the watershed. Its average grain size appears to be close to that of the sands in the river itself, about 0,3 mm. Sand mining, which was formely more active than today, removes about 30,000 m3/y from bedload estimated to be 50,000 m3/y. The main environmental impacts caused by sand mining in the Corumbatai river is the change in its channel that had narrowed an deepned its course with a present appearence quite different from its premining geometry.
Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geociências e Meio Ambiente: Mestrado igce/unesp - Rio Claro, 1996, 57-59 |
26. ESTUDO GEOTÉCNICO DO MUNICÍPIO DE PIRAPORA DO BOM JESUS, SP
Wilson Shoji Iyomasa*
* Orientador: Prof. Dr. Natálio Felipe Koffler
Defesa em: 13/03/95
Este trabalho apresenta a carta geológico-geotécnica do município de Pirapora do Bom Jesus, situado no extremo noroeste da Região Metropolitana de São Paulo. Foi elaborada na escala 1:25.000 por meio da interpretação de fotografias aéreas associada a levantamentos de campo e informações obtidas nas investigações para construção do túnel de Pirapora e reforma da Usina de Rasgão. Para auxiliar na análise dos terrenos e verificar a correspondência da utilização antrópica, confeccionaram-se as cartas de declividade e de uso da terra, esta última por meio de reconhecimento de campo e atualizadada com interpretação de imagens orbitais.
O município de Pirapora do Bom Jesus abrange área de aproximadamente 92 km2 e localiza-se no extremo noroeste da Região Metropolitana de São Paulo. Predominam nesta região rochas do Grupo São Roque que foram divididas em três formações: Pirapora, Estrada dos Romeiros e Boturuna.
O estudo geológico-geotécnico realizado com uso de fotografias aéreas, controle de campo e informações disponíveis mostrou-se bastante adequado aos objetivos propostos neste trabalho, possibilitando a compartimentação das terras do município de Pirapora do Bom Jesus. Além disso, a técnica empregada favoreceu a aquisição dos dados sobre os terrenos de forma rápida e econômica.
A inexistência de cartas de solos em escala compatível à do levantamento executado trouxe algumas dificuldades durante os trabalhos de reconhecimento dos terrenos por fotos aéreas, além de deixar lacunas referentes aos aspectos pedológicos das unidades geológico-geotécnicas individualizadas.
O levantamento das características dos terrenos permitiu reconhecer oito unidades geológico-geotécnicas, distribuídas em conformidade com a disposição dos litotipos presentes no município. Há predomínio da unidade Metassedimentar que ocupa cerca de 40% do território municipal. Segue-se a unidade Metarcoseana que ocupa 15,5% das terras, Granítica 14%, Quartzítica 12%, Anfibolítica 5,5%, Depósitos Inconsolidados 4,5%, Carbonática 2% e Depósitos Sedimentares Antigos 1%. O restante do território (5,5%) é ocupado pelo rio Tietê e pelos reservatórios das barragens de Rasgão e Pirapora.
Nota-se que há predomínio do conjunto das unidades Metarcoseana, Metassedimentar e Quartzítica, constituídas por litologias que resistem mais aos processos intempéricos (metarenitos, quartzitos e filitos), justificando as altas declividades dos terrenos do município de Pirapora do Bom Jesus. A soma das áreas destas unidades totaliza 67,5% das terras do município, pouco superior à área de ocorrência da classe de declividade >20%, que ocupa 63% do território municipal. Isto demonstra que o município possui pouca área para ocupação urbana, considerando-se as declividades dos terrenos e os materiais constituintes da subsuperfície. Terrenos favoráveis à urbanização com inclinação entre 5 e 10% somam apenas 4% do território municipal. Sob o aspecto geológico-geotécnico, as áreas favoráveis à ocupação urbana, constituídas pelas unidades Anfibolítica e Depósitos Sedimentares Antigos, não ultrapassam 7%. Entretanto, se forem incluídas as áreas graníticas, o valor atinge mais de 20%.
Existe bastante correlação entre as classes de declividade adotadas e as unidades e estruturas geológicas regionais. As áreas com baixa declividade ocorrem predominantemente sobre depósitos aluviais, e as de alta declividade localizam-se sobre unidades quartzíticas. Terrenos com declividades entre 10% e 20% ocorrem essencialmente ao longo das faixas de ápices de dobras, tanto das sinformas como das antiformas. Nos flancos destas estruturas geológicas, predominam as áreas mais inclinadas (>20%).
A carta geológico-geotécnica do município de Pirapora do Bom Jesus guarda grande relação com o mapa geológico regional. Esta relação se deve às características físicas dos diversos litotipos presentes na área, que, de certo modo, se manifestam diferentemente na superfície dos terrenos: ora condicionam a rede de drenagem, ora apresentam forma de relevo distinto.
Diversos tipos de ocupação da terra guardam relações com as unidades geológicas, ou seja, área urbana consolidada ocorre sobre terrenos constituídos por anfibolitos, e área urbana parcialmente consolidada localiza-se sobre sedimentos terciários. Sobre os metarcóseos predominam pastagem e campos antrópicos. A distribuição da vegetação natural quase acompanha o traçado do "Sinclinório de Pirapora" e predomina nas áreas elevadas, devido à dificuldade de acesso para ocupação humana.
A reunião das cartas de declividade, geológico-geotécnica, e de uso da terra permitiu indicar as limitações e as potencialidades das áreas para ocupação urbana. De forma geral, o município de Pirapora do Bom Jesus não possui áreas favoráveis à ocupação urbana, que não necessitem de cuidados especiais, em projetos de parcelamento de terrenos. Caracteriza-se por topografia acidentada, que dificulta ou exige práticas específicas na elaboração de projetos de ocupação. Entretanto, é possível ampliar a área urbana na porção sul da cidade, onde predominam terrenos com declividades entre 10% e 20%, sustentados por anfibolitos. Outro local passível de ampliação é a porção norte da área do Km 51 da Estrada dos Romeiros, já parcialmente ocupada pela população.
A carta geológico-geotécnica, produto final destes estudos, deve ser utilizada como recurso para orientar no estabelecimento do Plano Diretor Municipal de Pirapora do Bom Jesus, para o "adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano", conforme citado na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
GEOTECHNICAL STUDY OF THE PIRAPORA DO BOM JESUS COUNTY, STATE OF SÃO PAULO
This study presents the geological-geotechnical map of Pirapora do Bom Jesus, in the northwest extreme of the São Paulo metropolitan area. Aerial photointerpretation and associated field work on the Pirapora tunnel and the Rasgão hydroelectric plant resulted on a map at the scale of 1:25 000. In order to aid in the terrain evaluation and check its correspondence with man action into the environment, a declivity and a land use map were prepared, the latter being updated from interpretation of orbital images and field checks. Eight geotechnical units were identified in this study. They are ordered according to their lithology as recognized in the regional geological map. The declivity and land use maps show high correlation between geological features. An overall analysis of the information gathered in this study favors urban development in the southern part of the city and in the region of Km 51 of the Romeiros highway, which is already partly urbanized.
Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geociências e Meio Ambiente: Mestrado igce/unesp - Rio Claro, 1996, 61 |
27. MEIO AMBIENTE E URBANIZAÇÃO NA MICROBACIA DO AREIA BRANCA- CAMPINAS/SP
Antonio Cesar Leal*
* Orientador: Prof. Dr. Cláudio Antonio de Mauro
Defesa em: 04/05/95
Nossas atividades junto ao Projeto de Educação Ambiental nas microbacias dos córregos Areia e Areia Branca, contribuíram para os caminhos que seguimos no desenvolvimento do mestrado. Por isto abordamos o tema "Meio Ambiente e Urbanização na microbacia do Areia Branca", procurando discutir a importância de trabalharmos com microbacias hidrográficas no ambiente urbano, e sua inserção no planejamento ambiental, entendido como uma das ferramentas para o desenvolvimento sustentável. Elaboramos uma proposta de planejamento ambiental para a microbacia do Areia Branca, com ênfase para a elaboração de um Plano Motivador (contendo as etapas de Inventário, Diagnóstico Ambiental, Prognóstico e Propostas), como um instrumento para subsidiar debates com a comunidade escolar e civil local, visando a elaboração de um Plano Coletivo, envolvendo professores, alunos, moradores e seus representantes nas organizações populares. Entendemos que somente com a socialização do conhecimento e ampla participação popular em todas as etapas do planejamento ambiental, poderemos chegar aos Planos dos Cidadãos, que representam caminhos mais seguros para o desenvolvimento sustentável.
ENVIRONMENTAL AND URBAN PLANNING OF THE AREIA BRANCA CATCHMENT MICROBASIN, CAMPINAS, STATE OF SÃO PAULO
This research has been developped altogether with ours activities of Environmental Education at the Micro-hidrographic basins: "Areia and Areia Branca", wich has contibuited the methodology we have chosen. Our approach on this dissertation has been mostly associated to the matter of: "Environment and Urbanization" at the reffered area, looking for a discussion about the importance of studying "Hidrographic basins" in the urban environment. But, more than that, its insertion into Environmental Planning, understood as a fundamental way for reaching a sustenable devellopement. We tried to focus on that matter the construction of "Motivation Planning" (inventory, diagnostic, prognostic and purposes) as a tool able to offer conditions for a dialogue between school's community and local citiziens. Indeed, we tried to devellop a Global Planning involving teachers, students, neighborhood and popular organizations. We understand that only with the Knowlodge's socialization and the big participation, is possible to accomplish citizienship which could help for a safe sustenable development.
Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geociências e Meio Ambiente: Mestrado igce/unesp - Rio Claro, 1996, 63-64 |
28. APLICAÇÃO GEOFÍSICA A ESTUDOS GEOAMBIENTAIS EM SEDIMENTOS DO GRUPO BAURU: ATERRO SANITÁRIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (SP)
Cláudia Boian*
* Orientador: Prof. Dr. Clóvis José
Defesa em: 26/07/95
Objetivando estimar o grau de contaminação de um ambiente hidrogeológico em sedimentos do Grupo Bauru, devido a deposição de lixo urbano em superfície, foi selecionada uma área compreendida pelo aterro sanitário do município de São José do Rio Preto (SP), situada nos domínios litológicos da Formação Adamantina desses sedimentos. Esse município, de considerável destaque sócio -econômico, possui atualmente cerca de 400.000 habitantes que, em termos de produção de lixo, corresponde em média à cerca de 300 toneladas de lixo/dia. Para tal quantidade de resíduos, tornam-se necessárias a adoção de medidas sanitárias adequadas de tratamento e destinação final, a fim de se minimizar os impactos causados ao ambiente hidrogeológico. No entanto, durante aproximadamente doze anos, os resíduos urbanos gerados pelo município foram depositados em superfície, sem critérios pré-estabelecidos de diferenciação dos lixos de diversas origens. Assim, para estimar a influência do aterro sanitário na qualidade da água subterrânea local, foram correlacionados dados de métodos diretos e indiretos de investigação. Os dados indiretos foram obtidos através de metodologia geofísica de indução eletromagnética de correntes no terreno e os dados diretos foram obtidos através de análises físico-químicas de amostras integradas de água subterrânea local, de chorume bruto e de chorume tratado por meio de sistema de lagoas de estabilização. Além disso, foram realizados testes de DBQ, DQO, toxidade e contagem microbiana.
GEOPHYSICAL APPLICATION TO ENVIRONMENTAL STUDIES OF THE BAURU GROUP SEDIMENTS: SANITARY FILLING OF SÃO JOSÉ DO RIO PRETO COUNTY, STATE OF SÃO PAULO
With the purpose to evaluate the contamination level of a hidrogeological environment in Grupo Bauru's sediments, due to surface deposition of urban rejects, it was selected an area comprised by the landfill of the São José do Rio Preto (SP) municipality. This area is located at lithological domains of the Formação Adamantina of these sediments. This municipality has nowadays about 400.000 inhabitants that, in terms of average reject production, corresponds to about 300 ton./day. For such a reject quantities it becomes essential to take measures accordingly for its treatment and final destination, in order to minimize the hidrogeological environment impact. Nevertheless, during a period of twelve years, the urban rejects generated by the municipality was throwed down at terrain surface, without any criteria of reject differentiation from several sources. Therefore, aiming to estimate the landfill influence in the local groundwater quality, there were correlated direct and indirect searching methods data. The indirect data were obtained using the geophysical methodology of electromagnetic induction of currents in the overburden, and the direct data were obtained by physicochemical analysis from local groundwater integrated samples; bulk leachate and treatad leachate by stabilization lagoons sistem. Moreover, were also realized BOS, QOD, toxicity, and microbiological counting tests.
Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geociências e Meio Ambiente: Mestrado igce/unesp - Rio Claro, 1996, 65 |
29. SISTEMA DE INFORMAÇÃO CLIMATOLÓGICA: DESENVOLVIMENTO E INSERÇÃO NO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA "GEO-INF+MAP"
Edilson Ferreira Flores*
* Orientador: Prof.Dr. João Afonso Zavatini
Defesa em: 22/08/95
Nesta dissertação buscou-se desenvolver um Sistema de Informação Climatológica (SIC) e inserí-lo num Sistema de Informação Geográfica já existente, o "GEO-INF+MAP". A finalidade principal deste trabalho foi elaborar um sistema capaz de atender as necessidades mais frequentes dos pesquisadores em Climatologia, com base em levantamento bibliográfico prévio, voltado para as técnicas mais usualmente por eles empregadas. Este sistema é composto de técnicas comumente encontradas na Climatologia como o Gráfico de Análise Rítmica, Painel Têmporo-Espacial, Balanço Hídrico e Pluviograma, dentre outras.
WEATHER INFORMATION SYSTEMS: USE AND DEVELOPMENT OF THE GEOGRAPHYCAL INFORMATION SYSTEM "GEO-INF+MAP"
Developing a Climatological Information System as well as inserting it in an already existent Geographical Information System- the "GEO-INF+MAP", was the attempt of this research. The main purpose of this work was to elaborate e system able to attend the most frequent necessites of the Climatological researchers, based on previous bibliographical gathering, directed to the techniques most commonly used by them. This system in composed of techniques normaly found in Climatology as the Rhythmical Analysis Graph, Spatial-Temporal Models, Water Balance and Pluviogram, among others.
Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geociências e Meio Ambiente: Mestrado igce/unesp - Rio Claro, 1996, 67-68 |
30. ESTUDO PEDOGEOQUÍMICO DAS COBERTURAS DE ALTERAÇÃO INTEMPÉRICA QUE OCORREM NA REGIÃO DE MARABÁ-PA: UMA CONTRIBUIÇÃO AO MANEJO AMBIENTAL
Luiz Guilherme Teixeira Silva*
* Orientador: Prof.Dr. JairoRoberto Jiménez Rueda
Defesa em: 04/09/95
Foi realizado um estudo Pedogeoquímico com o objetivo de caracterizar e mapear (E=1:100.000), as coberturas de alteração intempérica - CAI (solum+saprólito) que ocorrem em uma área de aproximadamente 2 mil km2, a sudeste do estado do Pará, utilizando-se técnicas de sensoriamento remoto aplicadas ao mapeamento geopedológico, no qual tomou-se como base a interpretação preliminar de imagens de satélite do TM-5 Landsat, a descrição morfológica de campo, o resultado das análises física (análise granulométrica e as densidades real e aparente), química (total e trocáveis) e mineralógica das frações areia, silte e argila de 20 perfis. Na caracterização geoquímica, foram utilizados cálculos envolvendo o balanço Geoquímico (isovolume e isoquímico) e índices de alteração intempérica, por meio dos quais foram relacionados: idade, grau de desenvolvimento, estágio intempérico e fertilidade potencial dos solos (baseada nas análises de química total, granulométrica e mineralógica). As CAI exibem solos rasos e intensamente intemperizados, nas quais os litotipos e a estabilidade das superfícies de aplainamento são fatores controladores de processos como a latossolização e podzolização (dominante) e a caulinita representa o mineral dominante no curso de neoformações e transformações/translocações, em que a hidrólise removeu totalmente as bases (monosialiticas) e a contribuição de elementos bisialíticos em alguns horizontes/volumes (monobisialíticas) além do ferro (hematita), presente em todos ambientes, domina nas coberturas fersialíticas e ferralíticas, nas superfícies mais estáveis e antigas. Relacionando as características físico-químicas e mineralógicas das CAI com o manejo edafológico, pode-se dizer que a presença de minerais de argila intergrade em mistura com as micas, nos perfis de mica xistos e, de minerais ferromagnesianos nos litotipos de rocha cristalina, contribuem para fertilidade potencial das CAI. Contudo, a presença de volumes cascalhentos no "topsoil" representa forte limitação física para a sua utilização agrícola. À utilização da análise química total e do balanço geoquímico na avaliação da fertilidade potencial de solos tropicais é recomendada quando o material de origem apresente minerais intemperizáveis.
THE GEOCHEMICAL STUDY OF THE WEATHERING COVER SOIL OCCURING IN MARABÁ-PA REGION: AN ENVIRONMENTAL MANAGEMENT CONTRIBUTION
A geochemical study was done in order to characterize and map (on a scale of 1:100,000), the weathering cover - WC (solum+saprolitic) which occur in an area of about 2 thousand square kilometers in Southeastern of the Pará state, using techniques for the remote sensoring applied to the geopedological mapping, which was based upon preliminary interpretation of TM-5 Landsat satellite images, morfological description of the area, the result of physical analysis (granulometric analysis and the real and bulk densities), chemical analysis (total and exchangeable), and mineralogical analysis of fractions of sand, silt and clay of the twenty profiles. In the geological caracterization was used the geochemical balance calc (isovolumetric and isoquemistry) and weathering index, for was relationships: age, degree of development, weathering stage and potencial fertility of the soil (based on the total chemical analysis, granulometrical analysis and mineralogical analysis). The WC shows the shallow and very weathered-leached soils, in which the lithotypes and the stability of the landscape are control factires of processes as the latosolization and podzolization (specially) and a Kaolinite represent the mineral in the course of neoformations and transformations/tranlocations, in which the hydrolysis totaly removed the bases (on the monosialitization) and the contribition of the bisialitiques elements and the iron (hematites) is present in everything environment, domain on the sialferrilitic and ferrilitic WC and control of a hematitic soil cover on the more stable and old surfaces. Relating the mineralogical, physical and chemical characteristics of the WC with the edafolological management we can say that the presence of the mica in the schist profiles and the ironmagnasium minerals in the cristalogical rocks lithotypes contribute to the potencial fertility of the WC. But, the presence of the gravel volumes in the topsoil represent a great physical limitation for its agricultural utilization. The utilization of the total chemical analysis and the geochemical balance in the avaliation of the soil potencial fertility is recommended when the material to be analysed presents weathering minerals.
Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geociências e Meio Ambiente: Mestrado igce/unesp - Rio Claro, 1996, 69 |
31. INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA E TECTÔNICA NO DESENVOLVIMENTO DAS BOÇOROCAS DA REGIÃO DE SÃO PEDRO (SP): PROPOSTA DE REABILITAÇÃO E ASPECTOS JURÍDICO INSTITUCIONAIS CORRELATAS
Edna Maria Facincani*
* Orientador: Prof.Dr. Jairo Roberto Jimenez Rueda
Defesa em: 28/11/95
O presente trabalho, teve como objetivos principais destacar as feições estruturais e a neotectônica como fatores relevantes no desenvolvimento de processos erosivos e a formação de boçorocas na região de São Pedro, situada na porção centro-oriental do Estado de São Paulo.
As feições de interesse foram as descontinuidades representadas por juntas e falhas.
As falhas foram agrupadas em dois conjuntos, um de caráter normal e outro transcorrente, sendo que a primeira indica regime distensivo e a segunda regime transcorrente.
Tais eventos tectônicos reativaram descontinuidades preexistentes, indicando seu caráter ressurgente, apresentando orientação preferencial NW-SE por efeito da tensão neotectônica. Este trabalho visa ainda melhor definir metodologias de reabilitação e uso dos subambientes onde elas aparecem.
NEOTECTONIC STRUCTURAL CONTROLS FORMATING GULLIES NEAR SÃO PEDRO COUNTY, SÃO PAULO STATE
The objective of the present work is to investigate possible neotectonic, structural controls on the formation of gullies near São Pedro, São Paulo. These structural controls principally included joints and fractures faults.
The tectonic controls belong to two principal types: normal and transcurrent faults, both of which show evidence of reactivation. The normal faults were initially formed by the opening of the Atlantic and later reactivated in the Tertiary whereas the transcurrent faults are related to the dextral rotation to westivard of the South American plate. The transcurrent faulting NW-SE and its complementary joint set NE-SW are the principle controls on the orientation of the smaller tributary gullies.
Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geociências e Meio Ambiente: Mestrado igce/unesp - Rio Claro, 1996, 71 |
32. ESTUDO EXPERIMENTAL PARA OBTENÇÃO DAS CURVAS DE CHEGADA DO CROMO E DO CÁDMIO PARA MATERIAIS INCONSOLIDADOS DAREGIÃO DE FRANCA (SP)
Diana Lúcia Góis*
* Orientador: Prof. Dr. Osmar Sinelli
Defesa em: 08/02/96
O presente trabalho experimental procurou avaliar as condições de vulnerabilidade dos materiais inconsolidados residuais e retrabalhados, de Franca (SP), frente as soluções de cromo e de cádmio. Estas soluções representam os resíduos produzidos pelos curtumes da região e que, diariamente, são depositados em valas. Para esta avaliação de curvas de chegada ("breakthrough curves"), a partir dos ensaios de percolação, para soluções de 20 e 120mg/l de cromo e de cádmio (valores mínimos e máximos dos resíduos). Obteve-se, então, os fatores de retardamento, Rf, para os cátions citados nas duas concentrações e diferentes materiais. Os maiores valores destes fatores são registrados para as soluções menos concentradas de cromo e de cádmio, para todos os materiais.
CROMIUM AND CADMIUM BREAKTHROUGH CURVES FOR UNCONSOLIDITED MATERIALS IN THE FRANCA REGION (SÃO PAULO STATE)
This work aimed to evaluated the vulnerability conditions of residual and transported unconsolidited materials in the Franca (SP) region, for chromium and cadmium solutions. These solutions represents the liquid wastes produced by local tanneries, which are throwed in trenchs. The breakthough curves obtained from column tests which solutions concentrations were to 20 and 120 mg/l. So we obtained the values for retardation coefficient for cations with both concentration, and different materials. The greatest values are observed for least concentrated solutions of chromium and for cadmium for every material.
Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geociências e Meio Ambiente: Mestrado igce/unesp - Rio Claro, 1996, 73-74 |
33. EFEITOS DA ADIÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA SOBRE AS PROPRIEDADES FÍSICAS, QUÍMICAS E BIOLÓGICAS DE UM METARENITO ALTERADO DO GRUPO SÃO ROQUE, EM FUNÇÃO DA RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA POR MINERAÇÃO
Henry Lesjak Martos*
* Orientador: Prof.Dr. Flávio Henrique Mingante Schlittleir
Defesa em: 28/03/96
Foi estudada a influência da adição de sete tipos de materiais orgânicos num estéril de mineração de calcário, constituído de metarenitos alterados do Grupo São Roque, com a finalidade de introdução de vegetação. Adicionou-se o equivalente a 30t de matéria seca/ha dos seguintes materiais: bagaço de cana-de-açúcar, parte aérea seca e moída da espécie de leguminosa Crotalaria juncea L., composto de lixo urbano, húmus de minhoca, torta de filtro de usina de açúcar, esterco de gado e um produto comercial à base de esterco de frango denominado Provaso. Análises foram realizadas no substrato e nos materiais orgânicos antes da incorporação e 130 dias após. A espécie Brachiaria brizantha cv. Marandu foi utilizada como indicadora da eficiência dos tratamentos. Os melhores resultados, em termos de produção vegetal, foram obtidos com a crotalária e os piores com o bagaço de cana-de-açúcar. Várias alterações nas propriedades do substrato foram notadas, tais como a elevação do pH, diminuição na densidade do solo e eliminação do Al trocável (exceto no tratamento com bagaço de cana-de-açúcar). Concluiu-se que a adição de material orgânico rico em N e com baixa relação C/N, é a mais indicada para a introdução de vegetação nos processos de recuperação destes tipos de áreas degradadas por atividades minerárias, nas condições ensaiadas.
EFFECTS OF THE ORGANIC MATTER ADDITION ON THE CHEMICAL, PHYSICAL AND BIOLOGICAL PROPERTIES OF AN ALTERED METARENITE OF THE SÃO ROQUE GROUP, IN FUNCTION OF A MINED AREA RECLAMATION
To study the effect of organic matter in the introduction of vegetation in degraded mining areas, the addition of seven different types of organic matter to a sterile lime mine was studied. The sterile lime was constitued of altered metarenites of the São Roque Group. The following sources of organic matter were added in amouunts equivalent to thirty tons. of dry matter/ha: sugar cane bagasse, dried and grinded shoots of Crotalaria juncea L., urban litter compost, worm humus, filter pie from a sugar producing plant, cattle manure and a commercial product based in chicken manure (Provaso). Substract and organic matter were analyzed before the incorporation and 130 days after incorporation. The species Brachiaria brizantha cv. Marandu was used as an indicator for treatment efficiency. Best results in terms of plant production were obtained with Crotalaria juncea L. Whereas the poorest result was observed with sugar cane bagasse. Several alterations in substract properties were observed, such as pH elevation, lower soil density and elimination of exchangeable Aluminum cations. These alterations were not observed in the treatment with sugar cane bagasse. It was concluded that, in the assayed conditions, the incorporation of organic matter rich in N and a low C/N ratio is the best indication for vegetation introduction, aiming the reclamation of degraded areas due to mining activities.
Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geociências e Meio Ambiente: Mestrado igce/unesp - Rio Claro, 1996, 75 |
34. MAPEAMENTO GEOTÉCNICO PRELIMINAR DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA (CE) - ESCALA 1:100.000
Jaime Quintas dos Santos Colares*
* Orientador: Prof. Dr. Lázaro Valentin Zuquette
Defesa em: 29/03/96
O mapeamento geotécnico preliminar da Região Metropolitana de Fortaleza (CE), foi desenvolvido com base na proposta metodológica de Zuquette (1987 e 1993), em escala 1:100.000, objetivando a compartimentação da região em unidades geotécnicas.
Os resultados do levantamento dos dados geológico-geotécnicos anteriores, associados aos obtidos especificamente para este trabalho, permitaram a elaboração de oito documentos gráficos: mapa de documentação, carta de declividade, mapa do substrato rochoso, mapa de materiais inconsolidados, mapa das áreas com problemas ambientais e das cartas de recursos hídricos, e de zoneamento geotécnico preliminar.
A área foi compartimentada em 166 unidades geotécnicas preliminares, que foram definidas por meio do método de sobreposição de mapas e pela combinação de atributos, tendo como base os mapas de substrato rochoso, materiais inconsolidados e a carta de declividade. Foi desenvolvida uma análise das unidades frente a alguns aspectos relacionados aos processos de ocupação, ou seja, disposição de resíduos urbanos e cemitérios, fundações, disposição de águas servidas residenciais e condições de escavabilidade.
PRELIMINARY GEOTECHNICAL MAPPING OF THE GREAT FORTALEZA ÁREA (CE) - 1:100.000 SCALE
The preliminary engineering geological mapping of the Fortaleza in Ceará state was developed based on the Zuquette's methodology (1987 e 1993) at a 1:100.000 scale. The main purpose of the work is definied and delimite the preliminary geological-geotechnical units.
The results obtained from previous geological-geotechnical studies plus field works and specific geological-geotechnical studies permit the elaboration of the follow graphic documents: basic map, declivity chart, rock substrate map, unconsolidated materials map, map of the areas that present environmental problems and preliminary geological-geotechnical zoning chart.
Based on geological-geotechnical data from preliminary engineering geological mapping the region was dividied into 166 units. The units were definied by superposition of the maps and charts and combination of the attributes.
The units were classified in term of hazards potential, environmental problems, liquid solid waste disposal and escavability conditions.
Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geociências e Meio Ambiente: Mestrado igce/unesp - Rio Claro, 1996, 77-78 |
35. CONDIÇÕES DE SOLO E FERTILIDADE, EM PLANTAÇÃO DE EUCALIPTO, NUMA REGIÃO DE RELEVO MONTANHOSO - SP
Lucio Alberto Pereira*
* Orientador: Prof.Dr. Harold Gordon Fowler
Defesa em: 06/09/96
Numa área de relevo montanho tropical foi encontrado que a CTC, que mede a fertilidade atual do solo, era elevada na camada superficial. Os solos tinham elevada capacidade de reter nutrientes. Entretanto, a Saturação por Bases que mede a fertilidade atual do solo, era muito baixa. Apesar da alta capacidade de retenção de nutrientes, efetivamente muito pouco destes eram retidos nesses solos, uma vez que foi o Alumínio que estava ocupando os sítios de troca disponíveis. As características físicas encontradas dos solos foram: a homogenidade, Unidade Podzólico Vermelho Amarelo com três tipos. Os solos foram em geral, profundos e não apresentavam limitações ao desenvolvimento radicular. Eram solos de textura média na superfície e argilosos em subsuperfícies. A relação solo-relevo indicava que em geral colinas íngremes com topos arredondados e pequenos apresentavam solos rasos ou pouco profundos nestes topos e nas encostas com declividade acima de 60%. O relevo local era montanhoso, onde as encostas tinham elevada declividade associado a solos com gradiente textural significativos, levou a uma situação de elevado risco de erosão, perdendo a camada superficial mais rica em nutrientes, agravando os problemas de fertilidade. Os resultados também indicaram que existia um diferença de fertilidade, variando com o nível altimétrico. A fertilidade aumentava com a diminuição destes níveis. Foram analisados três níveis: cota Alta (1000-mais de 1000m), cota Intermediária (900-990m) e cota Baixa (800-890m). Estes níveis formavam grupos distintos, possuindo suas próprias características.
SOIL CONDITIONS ON FERTILITION OF EUCALIPT PLANTATION IN MOUNTAINEOUS REGION - SP
In a tropical mountainous area, the capacity of exchange of cations, which indexes soil fertility, was superficially elevated. Soils had an elevated capacity of nutrient retention. However, base saturation, indexing the actual soil fertility, was low. In spite of the high nutrient retention capacity, few were actually retained in these soils because Aluminium was occupying sites of disponivel exchange. The soils were physically homogeneous, classified as Red Yellow Podozols with three types. Soils were generally deep and did not hinder radical growth. Soils were superficially medium textured, and clays in deeper layers. The relation between soils and releif indicated, generally, hills with accented declivity and small, rounded peaks with shallow soils in the peaks and sides with declivity in excess of 60%. Local relief was mountainous, with sides possessing a large declivity associated with a significant textural soil gradient, leading to high erosion risks with subsequent loss of the surface layer, richer in nutrients, which further aggravated soil fertility. Results also demonstrated fertility differences with respect to altutide. Soil fertility increased inversely with altitude. Three altitude levels were assessed: high (=>1000m), intermediate (900-999m) and low (800-890m), forming distinct groups with unique characteristics.
Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geociências e Meio Ambiente:Doutorado igce/unesp - Rio Claro, 1996, 79-80 |
36. UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS GEOFÍSICAS NA CARACTERIZAÇÃO DE SOLOS E ROCHAS COM APLICAÇÕES NA GEOLOGIA DE PLANEJAMENTO URBANO
Walter Malagutti Filho*
* Orientador: Prof.Dr. Luiz Roberto Cottas
Defesa em: 19/12/91
Esta tese constitui-se primordialmente num trabalho metodológico, que objetiva demonstrar a importância e a viabilidade da aplicação das técnicas geofísicas de sísmica de refração e de sondagem elétrica vertical, no levantamento de informações dentro de dois importantes vetores da Geologia de Planejamento Urbano: na determinação das propriedades geológico-geotécnicas e espessuras dos diferentes horizontes da camada inconsolidada e no posicionamento, em subsuperfície, do lençol freático.
No Capítulo II desse trabalho, foram revistos os conceitos metodológicos básicos das técnicas geofísicas utilizadas, enfatizando-se os procedimentos de campo atualizados e os modernos métodos de análise e interpretação dos dados, além das limitações inerentes a cada técnica. Essa revisão teve sempre o seu enfoque voltado para o potencial e para a perspectiva de aplicação dessas técnicas nos estudos integrados de planejamento.
Um estudo experimental, abordado no Capítulo III, foi executado em três áreas-teste, previamente determinadas, constituídas dos seguintes tipos litológicos: arenitos cretáceos, "sill" de diabásio e granitos homogêneos pré-cambrianos. Nesse estudo foram aplicadas as técnicas geofísicas referidas, objetivando a caracterização de toda a cobertura inconsolidada acima do topo rochoso, e também a detecção do lençol freático.
A interpretação integrada dos resultados geofísicos obtidos em cada uma das áreas-teste, relatada no Capítulo IV, mostrou a complexidade da variação dos parâmetros físicos medidos, em cada uma das litologias abrangidas pelo estudo. o produto final dessa interpretação, sintetizado em seções sismo-elétricas, permite concluir que as técnicas geofísicas empregadas, constituem-se em valiosa ferramenta que deve ser utilizada de forma normalizada na definição da adequabilidade dos terrenos, para diferentes tipos de uso pelo homem, dentro dos estudos integrados de planejamento.
GEOPHYSICAL METHODS IN SOIL AND ROCK CHARACTERIZATION APPLIED TO URBAN PLANNING GEOLOGY
This Thesis consists primarily on a methodological study which purpose is to demostrate the importance and the viability of geophysical technics represented by seismic refraction and vertical electric sounding, in the survey of information within two important vectors of urban planning geology in determining the geological and geotechnical properties and the thickness of different horizons within the weathered zone and the position, in subsurface of the water table.
In chapter II, the basic methodological concepts of the employed geophysical technics were reviewed, emphasizing the up-to-date field proceedings and the modern methods of analysis and interpretation of the data, besides the inherent limitation of each technic. The aim of this review was the potential and the perspective of the application of these technics in the integrated studies of planning.
The chapter III refers to an experimental study carried out in three testing-sites previously determined, consisted by the following lithological kinds: cretaceous arenites, diabasic sill and homogeneous precambrian granites. In this study, the referred geophysical technics were employed, and its purpose was to characterise all the weathered zone over the bedrock and the detection of the water table.
The integrated interpretation of the geophysical results obtained in the testing-sites, mentioned in chapter IV, showed the complexity of the variation of the measured physical parameters, in each lithology. The final product of this interpretation, resumed in electrical-seismic sections, has proved that the employed geophysical technics consists on a valuable tool that must be utilized as a rule within the integrated studies of planning to define the suitability of the terrain, for the different kinds of utilization by man.
Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geociências e Meio Ambiente:Doutorado igce/unesp - Rio Claro, 1996, 81 |
37. RISCOS AMBIENTAIS NA ALTA BACIA DO RIO COXIPÓ - MT
Suíse Monteiro Leon Bordest*
* Orientador : Prof. Dr. Antonio Christofoletti
Defesa em: 08/07/92
O trabalho refere-se a estudos realizados na Alta Bacia do rio Coxipó, MT. A área constitui, em sua maior parte, uma unidade de Parque Nacional desde 1989. Discute e apresenta resultados sobre a necessidade da prevenção ambiental, usando metodologia simples com base nas interações entre agentes, fatores e processos de erosão, apreendidos na interface Natureza e Sociedade. Técnicas cartográficas e trabalhos de campo foram os procedimentos metodológicos essenciais na condução desta pesquisa, que permitiram o reconhecimento de cinco unidades de feições morfológicas sobre as duas grandes unidades morfoestruturais Chapada dos Guimarães e Depressão Cuiabana e nestas, oito setores de alto risco ambiental e consequentemente de restrições ao uso. Os resultados revelaram que a situação ambiental na referida área encontra-se em "caminho" para a degradação, evidenciando que o turismo predatório e a exploração imobiliária constituem as atividades que nos últimos vinte anos mais agridem o meio ambiente e intensificam os processos erosivos.
ENVIRONMENTAL RISKS IN THE HIGH COXIPÓ RIVER AREA, MATO GROSSO STATE
This paper refers to studies carried out in the Coxipó River Upper Basin MT-Brazil. Most of the area has been part of the National Park since 1989. The paper discusses and presents results on the necessity of the environmental preservation by using simple methodology based upon the interactions among erosion agents, and processes perceived in the interface Nature-Society. Cartographic techniques and field-work have been the essential methodological procedures to carry out this research, which gave permitted recognition of five units of morphological features on two morphostructural units: Chapada dos Guimarães and Depressão Cuiabana and in the latter eight environmental high risk sectors. consequently of restrictions to use. The results have revealed that the environmental situation in the above mentioned area one finds a "path" for the degradation, making it evident that the predatory and the land exploitation make up the activities that, in the last twenty years were the most harmful to the environment and intensify the erosive processos.
Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geociências e Meio Ambiente:Doutorado igce/unesp - Rio Claro, 1996, 83-84 |
38. ANÁLISE PALEOAMBIENTAL DO QUATERNÁRIO SUPERIOR NA BACIA HIDROGRÁFICA DO ALTO PARANÁ
Issa Chaiben Jabur*
* Orientador: Prof. Dr. José Humberto Barcelos
Defesa em:30/03/93
Foram realizados estudos paleoecológicos, geológicos e geomorfológicos, para a obtenção de dados sobre a gênese e evolução da Bacia Hidrográfica do AltoParaná.
Para facilitar a análise do trabalho, subdividiu-se a região em duas áreas: macroregião, abrangendo o norte e noroeste do Estado do Paraná e a microregião, denominada de Porto Rico, localizada entre os Estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, compreendendo a planície aluvial do rio Paraná.
Foram identificados e analisados depósitos de variados gerações, afastados das calhas fluviais ou compondo a arquitetura das planícies aluviais. Procurou-se estabelecer a dinâmica deposicional das unidades envolvidas e suas relações com os processos morfoclimáticos e tectônicos.
Paralelamente foram efetuadas estudos palinológicos em vários depósitos de turfas existentes no segundo e terceiro planalto paranaense, e no lado sulmatogrossense, próximo ao rio Paraná.
As determinações quantitativas dos palinomorfos encontrados, foram analisados com vistas às interpretações paleoambientais e paleoclimáticas. Para isto foram elaborados diagramas de porcentagem e de redução polínica.
Os resultados obtidos nos vários temas abordados, permitiram detectar à importância da neotectônica na morfologia regional, aliando-se ãs mudanças climáticas e da vegetação.
Foi constatado no estudo do Quaternário Continental, que os depósitos, em sua maioria, não apresentam seqüências completas, sendo descontínuos e fragmentários no espaço e quase sempre controlados pela morfologia do relevo, outros preservados em condições especiais (bacias localizadas, planícies aluviais, etc.), dificultando uma melhor reconstituição estratigráfica, ficando evidenciado que o estudo do Quaternário Continental, torna-se dependente de um desenvolvimento metodológico, conciliando questões paleoecológicas, morfoestratigráficas e tectônicas.
QUATERNARY PALEOENVIRONMENTAL ANALYSIS IN THE UPPER PARANÁ HIDROGRAPHIC BASIN
The paleogeolocial, geological and geomorphological studies were perfomed to obtain datas on the genesis and the evolution of several deposits that make up the Upper Quaternary hydrographic basin of the high Paraná.
In order to simplify the understanding of the work, the region was divided in two areas of study: macroregion, that include the North and Northwest of the Paraná State, and the microregion, called Porto Rico, located between the States of Mato Grosso do Sul and Paraná, including the alluvial plains of the Paraná river.
An effort was carried out in order to stablish the depositional dynamic of the unity envolved, and its relationships with the tectonics and morphoclimatic processes. The palinological studies were also performed on several turf deposits existing on the second and the third plateau of the Paraná State, and in the Mato Grosso do Sul side, near the Paraná river.
Related to the polinomorphs found, the quatitative determination were analysed toward the paleoenvironmental and paleoecological interpretation. The polinic diagrams of the percentage and redution were also worked out.
The results gathered on the several subjects, allowed to detect the significance of the neotectonics on the regional morphology, jolning the vegetation and the climates changes.
It is reported that in the continental quaternary study, the majority of the deposits do not show complete sequence, being descontinuous, and fragmentary on the space, nearly always controlled by the morphology relieve, another preserved in spacial conditions (localized basins, alluvial plains, etc.) making difficult a better stratigraphic reconstitution.
The study on the continental quaternary became obvious, making dependent on the methodological development, conciliating paleoecological, morphostratigraphica, and tectonics subjects.
Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geociências e Meio Ambiente:Doutorado igce/unesp - Rio Claro, 1996, 85-90 |
39. SISMICIDADE E ZONAS SISMOGÊNICAS DO BRASIL
José Augusto Mioto*
* Orientador: Prof.Dr. Yociteru Hasui
Defesa em: 18/11/93
Algumas análises sismotectônicas têm enfatizado a correlação entre atividade sísmica e zonas de fraqueza crustal, de mobilidade intermitente no tempo geológico, que diferem sensivelmente daquelas realizadas no fim dos anos 70 e início dos anos 80 pela ênfase no quadro geoestrutural. Esse tipo de abordagem foi adotado nesta pesquisa, com uso intensivo de informações geológicas e geofísicas (sismicidade, gravimetria, magnetometria e geotermia), permitindo caracterizar zonas sismogênicas, que são áreas dotadas de instabilidade crustal na intraplaca brasileira. Usado pioneiramente em estudos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo para as centrais nucleares de Angra dos Reis, o conceito de zonas sismogênicas tem-se revelado uma boa alternativa para segregar áreas de atividade sísmica, incorporando os elementos de evolução geológico-tectônica.
Nesta análise foram identificadas vinte e três zonas sismogênicas (ZS) e assinaladas outras três prováveis. São elas:
01 - ZS Boa Vista, relacionada com a zona de sutura Guiana-Central, entre os blocos Caroni e Maecuru;
02 - ZS Cruzeiro do Sul, relacionada com as zonas de sutura Serra do Divisor e Acre, entre o Bloco Juruá e o domínio subandino do Peru;
03 - ZS Manaus, na região das zonas de sutura Rio Negro, Madeira e Médio Tapajós, que demarcam os blocos Japurá, Maecuru e Juruena;
04 - ZS Belém, no Bloco Belém, com influência das zonas de sutura Amapá e Gurupi;
05 - ZS Aripuanã, na zona de sutura Rondônia, entre os blocos Juruena e Parecis;
06 - ZS Itacaiúnas, próxima à zona de sutura Central do Pará, entre os blocos Belém e Araguacema;
07 - ZS São Luís, próxima à zona de sutura Gurupi;
08 - ZS Sobral, na zona de sutura Granja, entre os blocos São Luís e Ceará;
09 - ZS Pacajus, adjacente à zona de sutura Jaguaribe no sudeste do Ceará;
10 - ZS Açu, praticamente restrita ao Bloco Rio Grande, entre a sua junção com o Bloco Pernambuco e a zona de sutura de Patos;
11 - ZS Caruaru, restrita ao Bloco Pernambuco, cujas bordas sul e sudeste parecem representar extensão da zona de sutura de Salvador;
12 - ZS Cuiabá, restrita ao Bloco Pantanal, entre as zonas de sutura Guaporé e Coxim;
13 - ZS Porangatu, no Bloco Porangatu, entre as zonas de sutura Porto Nacional e Ceres;
14 - ZS Passos, na região de junção das zonas de sutura Itumbiara e Alterosa;
15 - ZS Paraguaçu, no Bloco Serrinha;
16 - ZS Jequitinhonha, na região da zona de sutura Abre-Campo e do Lineamento Governador Valadares;
17 - ZS Paraopebas, próxima à borda sul do Bloco Brasília;
18 - ZS Ribeirão Preto, no Bloco Paraná, entre as zonas de sutura Ribeirão Preto e Presidente Prudente;
19 - ZS Presidente Prudente, também no Bloco Paraná, entre as zonas de sutura Ribeirão Preto, Presidente Prudente e Três Lagoas;
20 - ZS Pinhal, no Bloco São Paulo, junto à região de junção das zonas de sutura Ribeirão Preto e Alterosa; coincide com a área do Soerguimento de Moji-Guaçu;
21 - ZS Cananéia, ao longo da zona de sutura Ubatuba; coincide com a zona de flexura costeira relacionada à Bacia de Santos;
22 - ZS Cunha, junto às zonas de sutura Ubatuba e Abre-Campo, entre os blocos Brasília, Vitória e São Paulo; coincide com a área do Soerguimento da Mantiqueira e com a zona de flexura costeira relacionada à Bacia de Santos; e
23 - ZS Santos, junto à zona de sutura Ubatuba; coincide com os domínios das bacias de Santos e Campos e do Platô de São Paulo.
Outras três zonas sismogênicas foram sugeridas:
01 - ZS São Francisco, no Bloco Remanso, não muito afastada dos blocos Piauí e Lencóis, bem como das zonas de sutura Sul do Piauí e Cafarnaum;
02 - ZS Jequitaí, no Bloco Brasília, separada da ZS Paraopebas por uma grande anomalia magnética NW-SE; e
03 - ZS Montenegro, na parte norte da zona de sutura Leste Rio-grandense.
Possivelmente, com o progresso do conhecimento geológico e geofísico, outras zonas poderão ser reconhecidas e muito dos limites propostos agora, melhorados.
Invariavelmente, elas se vinculam a um quadro geoestrutural muito antigo da litosfera superior. Esse quadro consiste de blocos crustais separados por descontinuidades bem marcadas por dados gravimétricos e magnéticos. A distribuição dos terrenos de alto grau e faixas metavulcano-sedimentares marcam as zonas de justaposição dos blocos, com arranjos tríplices. O desenvolvimento deste mosaico de blocos não é ainda bem entendido; mas, observa-se, que as zonas de junção representam zonas de fraqueza crustal que controlaram muitos processos geológicos posteriores. As manifestações intermitentes marcam uma tectônica ressurgente, que ainda está incompletamente reconstituída.
As liberações de energia sísmica, refletindo a tectônica contemporânea, ocorrem difusa mas não aleatoriamente; os epicentros distribuem-se nas faixas de articulação dos blocos crustais e imediações, o que indica forte influência de antigas anisotropias/descontinuidades na atividade sísmica. A sismicidade diretamente associada ao atual movimento de placas foi observada apenas no Acre onde, à grande profundidade, fragmentos da Placa de Nazca estão sendo absorvidos na astenosfera. A preconizada vinculação de epicentros ao ambiente pré- e pós-gonduânico não foi confirmada, mesmo para o extremo Nordeste, onde esta associação é muitas vezes lembrada. Nesta região foram comprovadas falhas em atividade, até mesmo com efeitos rupturais visíveis em superfície. A sismicidade é relativamente baixa na área emersa e rara na submersa; apenas o segmento entre a Cadeia Vitória-Trindade e o Lineamento de Florianópolis tem nível sísmico mais elevado, contrastando com a realtiva inatividade da Margem Continental. Embora não tenha sido objeto da pesquisa apresentar modelos para a tectônica contemporânea, diversos hipocentros e a energia liberada por sismos sugerem redistribuição de esforços em uma massa continental fragmentada e com ajustes crustais comandados por zonas de fraqueza.
A qualificação tectônica destas zonas sismogênicas em domínios litoestruturais pré-cambrianos, paleozóicos, mesozóicos e cenozóicos tem várias utilidades. Isoladamente, ela tem implicações de estabilidade geológica voltadas ao florescente campo da Neotectônica e nas questões de possibilidade de perigo ante tremores de terra. Em conjunto, podem auxiliar na avaliação da estabilidade regional e macrorregional.
O zoneamento sísmico apresentado, contribuindo para a análise dos problemas de interferência antrópica e das reações da própria Natureza, abreviará em muito as discussões sobre risco sísmico, medidas de proteção comunitária frente a sismos, qualificação de movimentos tectônicos contemporâneos, estabelecimento de coeficientes sísmicos para edificações nucleares e hidráulicas, potencialidade de ocorrência de sismos induzidos por reservatórios de barragens e armazenamento seguro de rejeitos radioativos e tóxicos.
SEISMICITY AND SEISMOGENIC ZONES IN BRAZIL
Some seismotectonic analysis of the Brazilian territory have emphasized the correlation of seismic activity and crustal weakness zones of intermitent mobility throughout the geological time. These analysis have significant differences from those of the late 70's and early 80's by the emphasis on the geological setting. That approach is adopted in this work, using geological and geophysical (seismicity, gravity, magnetic and geothermal) information to distinguish seismogenic zones or areas of present crustal instability in the Brazilian intraplate. The concept of seismogenic zone incorporate seismic activity and geological-tectonic background as it has been used for the first time in the Southeastern region, in studies carried out by the Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo for the Angra dos Reis nuclear plants.
Twenty three seismogenic zones (SZ) habe been identified and the description of each one is here presented. They are:
01 - Boa Vista SZ, related to the Guiana-Central Belt, between the Caroni and Maecuru blocks;
02 - Cruzeiro do Sul SZ, along the Serra do Divisor and Acre suture zones, between the Juruá Block and the Peruvian subandine domain;
03 - Manaus SZ, at the Rio Negro, Madeira and Médio Tapajós suture zones, and the Japurá, Maecuru and Juruena blocks;
04 - Belém SZ, in the Belém Block, with some influence of the Amapá and Gurupi suture zones;
05 - Aripuanã SZ, on the Rondônia Belt, between the Juruena and Parecis blocks;
06 - Itacaiúnas SZ, near the Central Pará suture zone, between the Belém and Araguacema blocks;
07 - São Luís SZ, near the Gurupi suture zone;
08 - Sobral SZ, along the Granja suture zone, between the São Luís and Ceará blocks;
09 - Pacajus SZ, adjacent to the Jaguaribe suture zone in Southeastern Ceará;
10 - Açu SZ, practically restricted to the Rio Grande Block, between its junction with the Pernambuco Block and the Patos suture zone;
11 - Caruaru SZ, restricted to the Pernambuco Block, which southern and southeastern boundaries seem to be extension of the Salvador suture belt;
12 - Cuiabá SZ, restricted to the Pantanal Block, between the Guaporé and Coxim suture zones;
13 - Porangatu SZ, in the Porangatu Block, between the Porto Nacional and Ceres suture zones;
14 - Passos SZ, on and adjacent to the Itumbiara and Alterosa suture zones;
15 - Paraguaçu SZ, in the Serrinha Block;
16 - Jequitinhonha SZ, along the Abre-Campo suture zone and the Governador Valadares Lineament; at the junction of the Brasília and Vitória blocks;
17 - Paraopebas SZ, near the southern border of the Brasília Block;
18 - Ribeirão Preto SZ, in the Paraná Block, between the Ribeirão Preto and Presidente Prudente suture zones;
19 - Presidente Prudente SZ, also in the Paraná Block, between the Ribeirão Preto, Presidente Prudente and Três Lagoas suture zones;
20 - Pinhal SZ, in the São Paulo Block, near the junction of the Ribeirão Preto and Alterosa suture zones, and coincident to the Moji-Guaçu Uplift;
21 - Cananéia SZ, along the Ubatuba suture zone and the coastal flexure related to the Santos Basin;
22 - Cunha SZ, at the Ubatuba and Abre-Campo suture zones, between the Brasília, Vitória and São Paulo blocks, as well as at the domain of the Mantiqueira Uplift, and the flexure zone related to the Santos Basin;
23 - Santos SZ, near the Ubatuba suture zone, at the western border of Santos and Campos offshore basins and the São Paulo Plateau.
Three other seismogenic zones are suggested:
01 - São Francisco, in the Remanso Block, not very far from the Piauí and Lencóis blocks, and from the South Piauí and Cafarnaum suture zones;
02 - Jequitaí, in the Brasília Block, and separated from the Paraopebas Seismogenic Zone by a large NW-SE magnetic anomaly;
03 - Montenegro, at the northern part of the Eastern Sul-Rio-Grandense suture zone.
Possibly improvements of the geological and geophysical knowledge will better the definition of other seismogenic zones and allow more accurately outline of the boundaries of those here presented.
Zones may be related to very old geoestructural setting of the upper lithosphere, which consist of a mosaic of old Precambrian crustal blocks separated by deep discontinuities well marked by gravity and magnetic data. The distribution of Archean high-grade terranes and metavolcano-sedimentary belts highlights the block junction zones of triple-junction type, which involved continental collisions and huge rock masses displacemnts. Block mosaic development is not yet well understood, but it is clear that junction zones are crustal weakness domains that much controlled the younger geologic processes. Intermitent tectonic movements have been related to ressurgent tectonics not at completely known.
Seismic energy releases reflecting present tectonics, occur diffusely but not randomly. Epicenter spread out mostly on the above mentioned junction zones and their neighbourhoods, indicating strong influence of ancient anisotropies/discontinuities on seismic activity. Seismicity directly related to current plate displacements are recognized only in the Acre region, where fragments of Nazca Plate are consumed in the asthenosphere at depth. The already proposed relationship of epicenters with pre- and post-Gondwana environments is not confirmed, even for the far Northeastern region of Brazil, where faults were proved to be active with failure effects at surface ground level. Seismic records are fairly low in the emerged area and rare in the submerged area;only the segment between Vitória-Trindade Ridge and Florianópolis Lineament have a got higher seismic level, in contrast with the relative inactivity of the Continental Margin. Although the purpose of this work was not to present models for the intraplate tectonics, many hypocenters as well as seismic energy releases suggest stress distribution in fragmented continental masses and adjustment of upper lithosphere controlled by weakness zones.
Tectonic qualification of the above seismogenic zones after Precambrian, Paleozoic, Mesozoic and Cenozoic times has pointed out several utilities. It may be related to the just flourishing field of Neotectonics and to earthquake hazards assessments. They may also help to assess the regional or macro-regional stability.
Seismic zoning here presented contributes to the analysis of problems arised by human tampering with the environment and the reactions of Nature, so briefing much of the dicussion on seismic risks, community protective measures against earthquakes, qualifications of active tectonic movements, determinations of seismic safety coefficients for nuclear and hydraulic structures, potential of occurrence of induced earthquakes in reservoirs and safe storage of radioactive and toxic wastes.
Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geociências e Meio Ambiente:Doutorado igce/unesp - Rio Claro, 1996, 91-92 |
40. RISCOS GEOLÓGICOS ASSOCIADOS A ESCORREGAMENTOS: UMA PROPOSTA PARA A PREVENÇÃO DE ACIDENTES
Leandro Eugênio Silva Cerri*
* Orientador: Prof.Dr. Lázaro Valentim Zuquette
Defesa em: 17/12/93
A Organização das Nações Unidas - ONU, com o crescente registro de acidentes, proclamou os anos 90 como a Década Internacional para Redução dos Desastres Naturais - DIRDN.
No Brasil, os acidentes geológicos que mais têm provocado a perda de vidas humanas associam-se a escorregamentos em encostas ocupadas.
Os resultados da pesquisa realizada demonstram ser possível avaliar, prever, prevenir e mitigar os efeitos dos acidentes geológicos associados a escorregamentos planares de solo no Brasil, especialmente visando reduzir a perda de vidas humanas.
É proposta uma classificação de riscos, a partir dos riscos ambientais, onde estão inseridos os riscos de natureza geológica. É também apresentado um conceito de risco geológico.
São descritos os métodos e as técnicas para identificação, análise e representação cartográfica de riscos geológicos associados a escorregamentos planares de solo.
São analisadas as alternativas técnicas destinadas a eliminar e/ou reduzir os riscos geológicos associados a escorregamentos planares de solo, e a evitar a instalação de novas situações desse tipo particular de risco.
É apresentada a metodologia de elaboração de planos preventivos para escorregamentos, a partir de plano operado em municípios litorâneos do Estado de São Paulo. Estes planos visam permitir que a população instalada nas áreas de risco de escorregamentos possa conviver com tais riscos em níveis relativamente seguros, até a solução definitiva do problema.
São apontadas as lacunas do conhecimento técnico-científico sobre o tema, cujo
desenvolvimento permitirá aprimorar a atuação de profissionais neste campo de
aplicação das Geociências.
GEOLOGICAL HAZARDS ASSOCIATED TO LANDSLIDES: DISASTER PREVENTION PROPOSAL
The General Asembly of the United Nations designated the 1990's as the International Decade for Natural Disaster Reduction - IDNDR, taking into account the tendency to the increase of natural disasters.
In comparison with other types of geological disasters occurring in Brazil, landslides have caused the most of losses of life.
The results of this work shows that it is possible to take measures for the assessment, prediction, prevention and mitigation of geological hazards concerned to landslides in Brazil, in order to reduce loss of life.
The various types of environmental hazards, including the geological hazards, are presented and classified. It is also presented a definition of geological hazard, and the methods and techniques developed for yhe identification, analysis and cartographic representation of the risks related to prone areas to landslides.
The effectiveness of a disaster prevention model of approach is analysed by considering the technical choices to eliminate and/or reduce the number of geological risk situations related to planar type landslides, and also to avoid the appearing of new risk areas.
Considering the brazilian socioeconomical conditions, it is presented a metodology for the formulation, application, implant, and operation of lanslides disaster prevention plans, based in the experience of the civil defense plan conducted to enhance public safety in risk areas to landslides situated along the Atlantic Coast of São Paulo State.