UnB/IG - DISSERTAÇÕES E TESES DE OUTROS CURSOS
DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL


IGCE-UNESP - Rio Claro, 1996
Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geociências e Meio Ambiente
Teses de doutorado e Dissertações de Mestrado nos 41-60 (esta página)

[Teses 01-20 ]
[Teses 21-40 ]
[Teses 61-80 ]
[Teses 81-100]


Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geociências e Meio Ambiente:Doutorado

IGCE/UNESP - Rio Claro, 1996, 93-94

41. CARACTERÍSTICAS E PROBLEMAS AMBIENTAIS DA BACIA DO RIO APODI-MOSSORÓ (RN)

Maria do Socorro Costa Martim*

* Orientador: Prof.Dr. Antonio Christofoletti

Defesa em: 16/03/94

Ao se estudar a bacia do rio Apodi-Mossoró (RN), localizada em toda a sua espacialidade na porção Oeste do Estado, foram utilizados métodos e técnicas relacionados à caracterização ambiental, análise de legislação ambiental, voltados à interferência antrópica. O referencial teórico e as investigações de campo, proporcionaram condições para que se abordasse a desertificação através de processos interativos como proposta conceitual. Para análise da caracterização da área, dados pluviométricos foram analisados em função dos postos pluviométricos disponíveis. Através de técnicas morfométricas foram quantificadas e analisadas as variáveis movimentação topográfica, nascentes de rio e o uso e ocupação do solo, sendo os resultados apresentados em tabelas, gráficos e cartas temáticas. Os sedimentos fluviais ao longo da bacia, tiveram tratamento através de análises granulométricas cujos resultados mostraram ser o material pouco trabalhado denotando baixo nível de energia do sistema em função dos níveis topográficos e escassa pluviosidade. O povoamento, ao longo de quatro décadas, teve a mudança de rural para urbano, observado pelos censos e pelo desmembramento dos municípios de maneira acelerada, principalmente na década de 60 (sessenta), nitidamente motivada por interesses políticos. A legislação ambiental, relacionada com os recursos hídricos, foi amplamente explanada alternando-se aos comentários. Através da análise e identificação dos problemas ambientais, chegou-se a conclusão do uso inadequado do ambiente e da necessidade premente da tomada de consciência dos poderes públicos constituídos e dos cidadãos mais esclarecidos em reverter a situação, fazendo cumprir o que determina a legislação, adaptando-se às peculiaridades regionais, quanto ao uso e aproveitamento dos recursos hídricos pelos habitantes das terras semi-áridas.

CHARACTERISTICS AND ENVIRONMENTAL PROBLEMS OF THE RIO APODI BASIN, MOSSORÓ, RN

The Apodi-Mossoró River Basin, located mainly in western Rio Grande do Norte State (NE-Brazil), was studied as to its environmental characterization and assessment of anthropogenic interference. The theoretical background and field research data used in this study, permit approaching the desertification phenomenon on a conceptual basis. Pluviometric data from available meteorological ground stations were analysed in order to characterize the environment of the study area. Morphometric techniques were employed to quantify and analyse the variables: topographic shifting, river sources, soil use and ground occupation; results there of are presented in tables, graphs and charts. Granulometric analysis of river sediments along the basical area revealed low sediment reworking, thus demonstrating the low energy level of the Apodi-Mossoró River Basin system, as related to topographic relief and scant rainfall.. Along four rural to urban areas, as shown by population censures and degradation of municipalities in a accelerated rate, especialy in the 1960"s, and distinctly caused by political interests. Environmental legislation covering the use fluvial hydric resource is commented. Based on the results of this survey it's concluded that the environment in the study area is being misused; a state of affairs that can be counteracted through decisive action-taking by competent Public Authrorities and citizens towards enforcing the pertinent environmental legislation, adapting it to the needs and peculiarities of each region and, thus, properly regulating the exploitation of fluvial hydric resources in semi-arid lands.


Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geociências e Meio Ambiente:Doutorado

igce/unesp - Rio Claro, 1996, 95-97

42. DIAGNÓSTICO AMBIENTAL POR GEOPROCESSAMENTO DO MUNICÍPIO DE ITAGUAÍ (RJ)

Maria Hilde de Barros Góes*

* Orientador: Prof. Dr. Antonio Christofoletti

Defesa em: 31/08/94

O presente estudo foi efetivado em três principais módulos de análise e tratamento das informações espaciais do município de Itaguaí: 1- uma análise retrospectiva de sua evolução geológica/gemorfológica até os dias atuais; 2 - uma análise da situação ambiental presente, traduzida pelo Inventário Ambiental (Base de Dados); e 3 - Identificação e análise de diferentes situações ambientais mais relevantes (Avaliações Ambientais) do referido município.

O município de Itaguaí registra uma variedade de situações ambientais atuais e estimadas, consequentes do posicionamento geográfico, das tradicionais vocações ambientais e características naturais/antrópicas peculiares ao referido município.

As áreas-potencial acham-se distribuídas em toda sua extensão territorial, destacando-se as Áreas de Potencial de Ocorrência de Areia, de Extrativismo de Areia, de Expansão Urbana (ordenada) e de agricultura do tipo Olerícolas. Quanto as áreas-problemas, estas surgem espontanemanente e/ou induzidas, como Áreas de Riscos de Enchentes, de Erosão do solo e de Desmoronamentos/Deslizamentos.

Além dessas áreas de Potencias e de Riscos Ambientais, o município ainda apresenta outras situações relevantes, derivadas daquelas originais. São as Áreas Críticas (no caso do confronto de Áreas de Riscos de Enchentes com qualquer tipo de ocupação do solo), de Áreas de Incongruência de Uso (no caso de Áreas de Potencial de Extrativismo de Areia com qualquer tipo de ocupação do solo) e, finalmente, as Áreas de Impactos Ambientais da Expansão Urbana com Áreas de Riscos de Enchentes e, também, com Áreas de Extrativismo de Areia.

O território do município de Itaguaí (RJ) foi analisado, utilizando-se a tecnologia dos Sistemas de Informações Geográficos (SIG), com a criação de um modelo digital do ambiente municipal, representado por um conjunto de Cartogramas Digitais Básicos e Classificatórios. Neste contexto, foi criada uma Base de Dados Geocodificados com nove planos de informação (Dados Básicos, Unidades Geomorfológicas, Área de Processos Dominantes, Declividade, Altitude, Geologia, Solos, Cobertura Vegetal/Uso Atual do Solo e Proximidades), constituindo o Inventário Ambiental do referido município, e geradas diferentes Avaliações Ambientais, ou seja doze outros planos de informação que representam situações ambientais das mais relevantes na área.

O conjunto dos procedimentos diganósticos adotados (Inventário e Avaliações) do município estudado teve como resultado, também sob forma digital, a identificação de áreas de Riscos, Potenciais e Impactos Ambientais de Expansão Urbana e, ainda, outras situações diagnosticadas, como Áreas de Incongruâncias de Uso, Áreas Críticas e de Conflitos Ambientais. Toda está estrutura de informações automatizadas foi alicerçada em técnicas e métodos convencionais de pesquisa - campo, coleta e processamento de amostras sedimentológicas, análises geoestatísticas, interpretações de documentos cartográficos e de sensoriamento remoto, culminando esta fase com a elaboração de mapeamentos temáticos, básicos para a análise ambiental por geoprocessamento executada, ou seja, as avaliações acima mencionadas.

Fica registrado, pela presente investigação, que o município de Itaguaí encontra-se com uma variedade de situações ambientais (atuais e estimadas), consequentes do posicionamento geográfico, das tradicionais vocações ambientais e características naturais/antrópicas peculiares ao referido município.

As potencialidades ambientais de Itaguaí, acham-se distribuídas em toda sua extensão territorial, destacando-se as áreas de Potencial de Ocorrência de Areia, de Extrativismo de Areia, de Expansão Urbana (ordenada) e de agricultura do tipo Olerícolas. Quanto as Áreas-problemas, surgem de Riscos de Enchentes, de Erosão do Solo e de Desmoronamentos/Deslizamentos.

Além destas Áreas de Potenciais e de Riscos Ambientais, o município apresenta outras situações relevantes, derivadas daquelas originais. São as Áreas de Riscos as Áreas Críticas (no caso do confronto de Áreas de Riscos de Enchentes com qualquer tipo de ocupação do solo), de Áreas de Incongruência de Uso (no caso de Áreas de Extrativismo de Areia com qualquer tipo de ocupação do solo) e, finalmente, as Áreas de Impactos Ambientais da Expansão Urbana com Áreas de Riscos de Enchentes e, também, com Áreas de Extrativismo de Areia.

Em síntese, o município de Itaguaí teve situações ambientais estratégicas e relevantes diagnosticadas, sendo registradas, com base em Cartogramas Digitais, localizações, correlações e evoluções julgadas de interêsse, gerando-se, assim, um modelo digital do ambiente aplicado ao município de Itaguaí, RJ.

GEOPROCESSING ENVIRONMENTAL DIAGNOSIS OF THE MUNICIPIO OF ITAGUAI, RJ

This investigation was conducted and is presented in three modules:

  1. aretrospective analysis of the geologic/geomorphology evolution of the area;
  2. a survey of the present environmental situation of the municipality of Itaguaí, represented basically by the nine initial maps;
  3. identification mapping and analysis of relevant environmental situation.

The municipality of Itaguaí has a large variety of environmental situations, as a consequence of its geographical position, physical characteristc and other natural and anthropic peculiarities.

Area showing different potencialities are spread over the municipality territory. Among these, can be mentioned: Sand Extration, Sand Ocurrence, Urban Expansion, Intensive Agriculture. Problematic areas were indentified as: Areas of Risk of Flooding, Soil Erosion and Landslides Areas. Areas denominated Critical were those where Risk of Flooding Areas coincided with special Land Use Areas (Urban, for instance). Incongruent Areas were considered those where areas recommended for some Land Use were not under this specific type of Land Use. The sectorized impact of the Urban Expansion in Itaguaí, was estimated in relation to flooded areas and the areas of sand extraction. Using the technology of Geographic Information Systems, a digital model of the environmental for the municipality of Itaguaí, State of Rio de Janeiro, was created.

A fundamental data base was composed by nine thematic maps Basic Data (Drenage and transport network and urbanized areas) Geomorphology (territorial units). Geomorphology (relevant process), Geology (lithology units); Soils, Land Use and Proximities. Using the software SAGA/UFRJ twelve evaluation maps were generated, encompassing relevant envrironment situations found the analysed area. Those maps which identified Risk Areas (flood, lanslides), Potencial Areas (agricultural, Urban Expansion, Project Impacted Areas (urban expansion over flood risk areas and over sand extraction areas) and other types of areas, named Critical, Incongruent and Conflicting Areas. All these authomatized structural information were alicerced in technics and conventional methods of survey - field, aquisicion and processing sedimentology, geostactistical, documents interpretation and of remote sensoring. Thematics maps, useful for geoprossing environmental analysis, were generated from these data.

The municipality of Itaguaí was subjected to a diagnosis of its relevant strategic environmental conditions, of which were registered, as digital maps, the basic geographic attributes of localization, extension, environmental conditions of which were registered, as digital maps, the basic geographical attributes of localization, extension, correlation and evolution. This assemblage of georeferenced environmental knowledge, constitutes a digital model of environmental, found at the municipality of Itaguaí.


Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geociências e Meio Ambiente:Doutorado

IGCE/UNESP - Rio Claro, 1996, 99-100

43. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE AMBIENTAL DE UMA MICROBACIA NO MUNICÍPIO DE RIO CLARO - SP

Magda Aparecida de Lima*

* Orientador: Prof. Dr. Felisberto Cavalheiro

Defesa em: 10/10/94

Este trabalho apresenta uma experiência em avaliação de qualidade ambiental, dentro do contexto da gestão de recursos naturais, através de duas abordagens escalares. As características físicas do Município de Rio Claro são apresentadas em uma primeira instância, na escala de 1:50.000. A adequabilidade de suas terras aos usos agrícola e urbano é analisada, e através de seu cruzamento com o uso atual das terras, estabelece-se um quadro atual de exposição das terras à degradação por aqueles usos. Esta análise, de abrangência municipal, possibilitou a seleção de uma microbacia para estudo de caso, com vistas a avaliação da qualidade ambiental, na escala de 1:10.000. Os procedimentos e critérios para o desenvolvimento de propostas de recuperação da microbacia envolveram o tratamento integrado de três componentes básicos: fatores ambientais (caracterização e quantificação de atributos físicos), a legislação ambiental no que concerne às áreas de preservação permanente e parcelamento do uso do solo, e a consulta pública à moradores localizados à montante do Lago Azul, nascedouro do Córrego da Servidão. Este exercício de integração das abordagens sistêmica e perceptiva mostrou-se válido para a determinação de meios e estratégias de recuperação da microbacia, fornecendo subsídios para o manejo racional da área, ao mesmo tempo que sugere a necessidade da redefinição de padrões até então utilizados nos projetos de loteamento e de áreas reservadas à proteção ambiental.

ENVIRONMENTAL QUALITY ANALYSIS OF THE SERVIDÃO CATCHMENT (RIO CLARO COUNTY, SP)

This document presents an experience on environmental quality analysis, as a component of the natural resources management, through two scalar approaches. Firstly, the natural features of Rio Claro County are presented, at the scale 1:50.000. The land suitability for agricultural and urban uses is analysed, and throught their comparison with the present land use, it is stablished the present scenery of land exposure to degradation caused by each one of those uses. Secondly, this analysis allowed the selection of a small catchment for a study case, in order to evaluate the environmental quality, at the scale 1:10.000. The criteria for the development of proposals to the recuperation of the catchment, were based on the integrated treatment of three components: the physical attributes characterization and quantification, the environmental legislation concerning preservation areas and urban settings, and the public consultation with upstream dwellers of the Servidão catchment. This exercise of integration of systemic and perceptive analysis was proved to be valid to determinate means and strategies for recovery the catchment, providing subsidies for the catchment management and simultaneously suggesting the necessity of redefinition of patterns used in projects of urban construction, so they would be in conformation with the conservation requirements.


Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geociências e Meio Ambiente:Doutorado

igce/unesp - Rio Claro, 1996, 101

44. ZONEAMENTO DA SUSCEPTIBILIDADE À EROSÃO DOS SOLOS DA ALTA E MÉDIA BACIA DO RIO JACARÉ-PEPIRA-SP, COM VISTAS AO PLANEJAMENTO AMBIENTAL

Célia Regina Paes Bueno*

* Orientador: Prof. Dr. Gilberto José Garcia

Defesa em: 20/10/94

O presente trabalho teve como objetivo fornecer os subsídios necessários ao planejamento da ocupação da alta e média bacia do rio Jacaré-Pepira em decorrência das características básicas do meio e dos principais fatores condicionantes da erosão, os quais levarão a definição dos riscos à erosão. Os métodos utilizados são baseados nas interações entre os condicionates do meio físico e os fatores naturais - erodibilidade dos solos (K), erosividade das chuvas (R), comprimento (C) e declividade (D) das vertentes, consubstanciando a definição do potencial natural à erosão - e os fatores antrópicos, através do uso e ocupação atual, definindo diferentes níveis de expectativa à erosão. Técnicas cartográficas e trabalhos de campo foram procedimentos metodológicos essenciais na condução dessa pesquisa, que permitiram compartimentar áreas de comportamento semelhantes quanto aos processos erosivos. Os resultados revelaram a caracterização da área quanto os processos erosivos, diagnosticando suas potencialidades naturais e as alterações provocadas pela ação do homem, fornecendo os aspectos abrangentes e específicos no condicionamento da erosão e, por conseguinte, das limitações do meio físico ao uso.

OCUPATION AND RISK OF EROSION OF THE MEDIUM AND HIGH JACARÉ-PEPIRA RIVER BASIN(SP)

The present study was carried out aiming to give the necessary subsides to plan the correct occupation of the medium and high Jacaré-Pepira river basin, São Paulo State - Brasil, based on the basic ambient characteristics, and main factors related to erosion, which determined the risk of erosion. The methods used were based on the interactions between the physical and natural soil condition, such as soil erodibility (K), rainfall erosivity (R), slopes (D) and length (C) of slopes, to define the natural potencial to erosion and anthropics factors, according to the actual soil farming conditions which gives the expectation to erosion. Cartographycs techniques and field work were essential procedures in this research by which the areas were divided according to their erosive characteristics. The results showed the area characterization in respect to the erosion processes, giving evidences to their natural potencial and the changer produced by human beings actions, showing the broad and specifs aspects in the erosion conditions and, consequently, the physical limitations to the soil utilization.


Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geociências e Meio Ambiente:Doutorado

igce/unesp - Rio Claro, 1996, 103

  1. 45.A GEOQUÍMICA NA AVALIAÇÃO DOS RISCOS DE CONTAMINAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS DO MUNICÍPIO DE BEBEDOURO, SP.

Luiz Antonio Alves de Toledo*

* Orientador: Prof. Dr. Job Jesus Batista

Defesa em: 10/11/95

Foi realizada a amostragem geoquímica de sedimentos de correntes e águas fluviais com o objetivo de avaliar os riscos de contaminação dos recursos hídricos superficiais do Município de Bebedouro, região nordeste do Estado de São Paulo. Para tratamento estatístico dos dados, nas formas univariada e multivariada, utilizou-se o software "Geoquant". Os sedimentos de correntes evidenciaram grande eficácia na geoquímica ambiental, com ótimo grau de detecção para: Fe, Cu, Co, Ni, Mn,. Zn. Cd, Cr, Pb, Al, Ba, Ca, Mg. Na, K e F, enquanto as águas fluviais evidenciaram baixo grau de detecção para a maioria dos elementos analisados. Foram abordados tópicos geomedicinais de relevância para os seres vivos. Selecionaram-se várias zonas críticas do ponto de vista geoambiental, e foram sugeridos trabalhos geoquímicos complementares. Os resultados positivos alcançados credenciam a aplicação de programa similar para outras áreas, incluindo-se outros parâmetros, elementos químicos e compostos orgânicos.

THE GEOCHEMICAL EVALUATION IN GROUND WATER CONTAMINATION RISKS IN THE MUNICIPIO OF BEBEDOURO, SP

Geochemical methods (stream sediments and water) were applied in the risk to assessment of surface water contamination in the region of Bebedouro country. Northern of São Paulo state. GEOQUANT system alowed perform univariate and multivariate statistical analysis. Stream sediment sampling is an effective environmental geochemistry tool. For this sampling, a high detection grade was associaste to Fe, Cu, Co, Ni, Mn, Zn, Cd, Cr, Pb, Al, Ba, Ca, Mg, Na, K, e F. Some important geomedicine aspects for alive organisms were reported. From the environmental point of view, several anomalous areas were selected and further studies are suggested. The results show it is a powerful method, but it is recommended that on similar application elsewhere other elements as well as organic compounds may be added to the analysis.


Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geociências e Meio Ambiente:Doutorado

IGCE/UNESP - Rio Claro, 1996, 105

46. MINERAÇÃO E MEIO AMBIENTE: METAMORFOSES JURÍDICO-INSTITUCIONAIS

Hildebrando Herrmann*

* Orientador: Prof.Dr. Job Jesus Batista

Defesa em: 08/12/95

Os minerais, por serem considerados bens estratégicos, constituíram, no passado, propriedade distinta do solo e incorporavam-se ao patrimônio do Estado. O seu aproveitamento era tido como de interesse público e a atividade gozava de regalias exclusivas, sobrepondo-se aos demais interesses públicos e privados da época. Nos dias atuais, inverte-se esse conceito; a mineração é tratada de forma idêntica ãs demais "commodities", deixando de ser negócio exclusivo de direito público para inserir-se na órbita do direito privado. O meio ambiente, ao contrário, tratado no período colonial, império e primeira república como assunto de interesse privado, é considerado, hoje, como assunto de interesse meta-individual, incorporando-se, de conseqüência, ao direito público e interferindo, de forma prevalente, sobre as demais atividades humanas, especialmente sobre o aproveitamento dos recursos minerais.

MINING AND ENVIRONMENT: INSTITUTIONAL-JURIDICAL CHANGES

The minerals considered as a part of strategic resources used to be treated as a State's assets separated from surface property even on private land. Its use was considered in the context of public benefit and operations needed to make use of it subject to special rules in preference to other private and public interests. This approach has now changed, and mining activities are given the same treatment as other commodities, transfering them from the public domain to the rules of private rights. On the other hand, the environment, considered in the colonial period, during the empire and the first republic, as a matter of private concern, is now considered to be of social interest and a part of public law and with a dominat interference over all human activities including the use of mineral the society.


Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geociências e Meio Ambiente:Doutorado

IGCE/UNESP - Rio Claro, 1996, 107-108

47. EROSÃO ACELERADA DE LEITOS ROCHOSOS À JUSANTE DE VERTEDORES: PROGNÓSTICOS GEOLÓGICOS E IMPACTOS AMBIENTAIS

Nelson InfantiJunior*

* Orientador: Prof.Dr. Job Jesus Batista

Defesa em: 15/12/95

Neste trabalho apresenta-se uma revisão, a mais completa possível, do conhecimento hidráulico e geomecânico do fenômeno de erosão acelerada em leitos rochosos à jusante de vertedores. Analisam-se as equações de previsão de erosão; discutem-se os problemas de representação dos maciços rochosos nos ensaios de laboratório em modelo reduzido, e abordam-se as tendências atuais de modelagem matemática do processo.

Propõe-se uma linha de abordagem a partir de prognósticos de comportamento do maciço rochoso com base geológica. Como paradigma do fenômeno, foi estudado o conhecimento geológico qualitativo da evolução das cachoeiras fluviais e falésias marinhas.

Foram também levantados todos os dados disponíveis, publicados ou não, sejam registros de bom desempenho da rocha ou de erosões importantes em protótipo, obtendo-se um registro de 100 casos históricos de todo o mundo.

O trabalho apresenta um estudo do mecanismo de movimentação dos blocos rochosos perante as solicitações impostas pelo fluxo d'água, bem como dos parâmetros geomecânicos que regem o seu comportamento. Com base nesse estudo, propõe-se uma primeira aproximação da classificação geomecânica dos maciços rochosos quanto à erodibilidade e prognóstico geológico da profundidade da fossa de erosão. Apresenta-se também, um critério preliminar de avaliação da segurança da estrutura em relação à evolução do talude montante da fossa de erosão.

Finalmente, abordam-se os impactos ambientais do fenômeno, sugerindo-se métodos de tratamento preventivo e linhas de pesquisa complementares.

BED ROCK EROSION DOWNTREAM GEOLOGICAL FORECAST AND ENVIRONMENTAL IMPACTS

This thesis presents a thorough review of the hydraulic and geomechanical approach to the problem of scouring of rock masses downstream of spillways by turbulent flow. All the equations for the forecast of the phenomenon are analyzed; the problems of rock mass simulation in scaled hydraulic models are discussed and the present trends in numerical analysis are presented.

An approach based on geological forecast of rock mass behavior is proposed. As paradigms of the phenomenon, the evolution of water falls and sea cliffs were studied.

All the available data, published or not, also records of a good performance of the rock mass and cases of deep scouring in rock were analyzed, providing a record of 100 case histories around the world.

The mechanisms of rock blocks dislodgment due to the impinging of the water jet and controlled by the geomechanical parameters is presented. Based on this study a geomechanical classification of rock masses with respect to scouring is presented, as well as a geological forecast of the erosion depth. A preliminary evaluation of scouring hole evolution is presented, as well as the trends of the upstream slope.

Finally, an approach is presented to the environmental impacts of the process and additional research is proposed.


Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geociências e Meio Ambiente:Doutorado

igce/unesp - Rio Claro, 1996, 109-110

48. ESTUDO DE FRAGMENTOS DE FLORESTAS NATURAIS NA REGIÃO DE BOTUCATU-SP ATRAVÉS DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO

Luiz Alberto Blanco Jorge*

* Orientador: Prof.Dr. Gilberto José Garcia

Defesa em: 01/03/96

A presente pesquisa teve como objetivo geral estudar a estrutura da paisagem e fundamentalmente a fragmentação das formações florestais (floresta mesófila, mata ciliar e vegetação de cerrado) que ocorre em uma área de estudo com 15774 ha no Município de Botucatu-SP. O mapa de uso e ocupação do solo foi gerado a partir de composição colorida de imagem do satélite Landsat-5 Tm. O efeito de borda provocado pela fragmentação do habitat pôde ser detectado pelo cruzamento, no SGI-INPE, das classes de uso e ocupação do solo cerrado, floresta mesófila, mata ciliar assim como da vegetação natural como um todo com a razão espectral. Como indicadores da estrutura da paisagem foram obtidos os índices de diversidade (H) e dominância (DO) em relação ao uso do solo, sendo o grau de fragmentação do habitat analisado por: 1) área e perímetro médio de fragmentos; 2) número e densidade de fragmentos; 3) razão perímetro/área, dimensão fractal e um índice de diversidade para forma (ID); 4) espaçamento entre fragmentos e índice de dispersão (R). Foram modeladas as seguintes relações: 1) distribuição de tamanhos de fragmentos de vegetação natural; 2) relação perímetro-área e número-área de fragmentos de vegetação natural; 3) efeito de borda originado pela fragmentação do habitat. Não obstante a classe pastagem ter um grande peso na composição não existe uma classe de uso e ocupação do solo que domine a paisagem. Os valores do índice de dispersão indicaram que os fragmentos de cerrado (R=0,86) estão distribuídos de maneira agregada e os fragmentos da vegetação natural como um todo (R=1,02) se dispersam aleatoriamente na paisagem. A área de estudo possui um grande freqüência de fragmentos pequenos em contrapartida a pequena ocorrência de fragmentos grandes. Na relação perímetro-área, não houve indicação de distinção de escalas nos processos fundamentais que geram as formas dos fragmentos. Na relação do número de fragmentos em função do aumento da área da paisagem, o comportamento da dimensão fractal, apesar de mostrar-se dependente da escala, sugeriu uma aproximação para um valor invariante a medida que aumentou-se a área. Este fenômeno se correlacionou, na estimativa da densidade de fragmentos, com a tendência de obter-se uma densidade constante a medida que se aumentou a escala de trabalho. No estudo do efeito de borda, a distância borda-centro, foi estimada adequadamente, usando-se um modelo em que esta foi tomada como função da área total do fragmento e do índice de diversidade para forma.

PRIMITIVE FOREST RELICTS STUDY IN THE BOTUCATU REGION USING GEOPROCESSING TECHNIQUES (SÃO PAULO STATE)

The general objective of the present research was to study the landscape structure, with emphasis put on the natural vegetation fragmentation (mesophyll semideciduous forests, ciliary woods and savanna vegetation (cerrado)), for a subject area with 15774 ha in the County of Botucatu - São Paulo State. The land use map was generated from the digitalization of a vectorial layer in the GIS with the RGB colour composite Landsat-5 TM image in the monitor screen background. It was obtained too, a raster layer from the grey level reflectance/absorptance ratio classification. Edge effect resulting from the habitat fragmentation was detected by indexes were utilized in a first step to quantify the remaining forestal formations fragmentation: 1) area and medium perimeter; 2) number and density of fragments; 3) perimeter-area ratio, fractal dimension, and the shape diversity index; 4) mean nearest-neighbor distance and a measure of dispersion. The following relations were modelled: 1) fragments size distribution; 2) perimeter-area of fragments; 3) number of fragments with the increasing of landscape area; 4) edge effects.


Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geociências e Meio Ambiente:Doutorado

IGCE/UNESP - Rio Claro, 1996, 111-112

49. APLICAÇÃO DE MÉTODOS SÍSMICOS EM PLANÍCIES ALUVIAIS - ÁREA TESTE NO VALE DO RIO PARAÍBA DO SUL

João Carlos Dourado*

* Orientador: Prof. Dr. Chang Hung Kiang

Defesa em: 30/04/96

Ensaios de sísmica de reflexão de alta resolução e de sísmica de refração com ondas longitudinais (P) e transversais (S) foram realizados no vale do Rio Paraíba do Sul, objetivando avaliar a aplicabilidade dos métodos sísmicos no estudo de planícies aluviais. A área de estudo está localizada entre as cidades de São José dos Campos e Caçapava, no Estado de São Paulo.

Foram levantados 8.100 metros lineares de sísmica de reflexão, com arranjo common offset e CDP, e 2.500 metros de refração sísmica utilizando-se um sismógrafo de 24 canais da Bison Inc., modelo GeoPro 8024. As fontes de ondas adotadas para os ensaios foram cartucheira calibre 12 e marreta. Realizaram-se também ensaios de laboratório de coluna ressonante e de aferição dos geofones.

Os resultados obtidos com sísmica de refração, com ondas P, referem-se à geometria da porção mais superficial, composta por solos e aluviões recentes. A reflexão de alta resolução teve penetração máxima da ordem de 300 milissegundos, imageando feições estruturais dos sedimentos terciários da Bacia de Taubaté. Localmente, foi possível definir o embasamento da Bacia. Parâmetros elásticos (E, G e ) de solos, de turfa e de sedimentos recentes e terciários foram determinados através da velocidade de propagação das ondas P e S.

Os resultados obtidos permitiram concluir que os métodos sísmicos empregados são de grande utilidade em estudos geológicos e geotécnicos de planícies aluviais. A sísmica de reflexão de alta resolução pode ser viabilizada com a utilização de pequenos sismógrafos. A refração com onda S constitui excelente ferramenta para a determinação de parâmetros elásticos de materiais moles, como a turfa.

APPLICATION OF SEISMIC METHODS IN THE FLOOD PLAIN OF THE PARAIBA DO SUL RIVER (SÃO PAULO STATE)

High resolution seismic reflection and seismic refraction survey using both compressional (P) and shear (S) waves were carried out in the flood plain of the Rio Paraíba do Sul, in the vicinity of São José dos Campos (SP).

Over 8000 m of seismic reflection lines using common offset and CDP and 2500 m of seismic refraction lines have been acquired using 24 channels seismograph (Bison, GEOPRO 8024). High resolution seismic reflection sections have imaged up to 300 ms (TWT), reaching locally the basement. These lines were useful to interpret structural features of the Tertiary sediments of Taubaté Basin.

Seismic refraction was employed to survey the superficial horizons, consisting of soil, peat and recent alluvial sediments. Elastic parameters (E,G,) have been determined using P and S waves.

The excellent results obtained in the present study demonstrate the usefulness of seismic methods in geotechnical and geological studies of alluvial plains. Refraction seismic using S waves is an excellent tool to determine elastic parameters of soft materials such as peat.


Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geociências e Meio Ambiente:Doutorado

igce/unesp - Rio Claro, 1996, 113

50. ASPECTOS AMBIENTAIS DE MINERAÇÃO DE CALCÁRIO NO MUNICÍPIO DE RIO CLARO, ESTADO DE SÃO PAULO: AVALIAÇÃO DA RECUPERAÇÃO NATURAL DO SOLO E DA VEGETAÇÃO

Rita de Cassia Frenedozo Soave*

* Orientador: Prof. Dr. Flávio Henrique Mingante Schlittler

Defesa em: 07/05/96

(Composição florística de áreas degradadas em mineração de calcário, Município de Rio Claro, Estado de São Paulo: recuperação natural). Áreas não rehabilitadas de mineração com idades entre 0 a 40 anos foram amostradas para avaliar a vegetação e algumas mudanças nas propriedades do solo com o tempo. A região possui clima Cwa e os tipos de solos encontrados foram: podzólico vermelho- amarelo e latossolo vermelho escuro-orto. Um total de 99 indivíduos foram amostrados na área da mineração distribuídos em 31 famílias e 75 gêneros. As áreas da mineração (A0, A9, A12, A27 e A37, respectivamente para, 0, 9, 12, 27 e 37 anos) apresentou uma vegetação muito esparsa dominada por malerbas. Em áreas com idade superior a 27 anos, arbustos e árvores começavam a extinguir o subbosque (plantas herbáceas). Algumas árvores e arbustos foram observados em idades inferiores a 9 anos, mas não tornaram-se significativos até 27 e 37 anos. Os valores de pH do solo da mineração variaram entre 6,08 (A37) e 8,50 (A9). A densidade do horizonte superficial (horizonte Ap) diminuiu com o tempo, pois a vegetação, a serapilheira e a matéria orgânica das áreas. Os índices de similaridade florística revelaram as áreas de idade intermediária (A9, A12 e A27) foram similares em composição de espécies vegetais.

FLORISTIC COMPOSITION OF DEGRADED LANDS IN LIMESTONE MINING IN THE MUNICIPALITY OF RIO CLARO, SÃO PAULO STATE, BRAZIL: NATURAL RECLAMATION

Unreclaimed mined sites ranging in age 0 - 40 years were sampled to evaluate vegetation and some minesoil properties changes with time. The region has a Cwa - type climate and the soil types found are podzol reddish-yellow and dark-red ortho latossol. A total of 99 species, belonging 75 genera and 31 families was found in the mined area. The mined areas (A0, A9, A12, A27 e A37, respectivelly, 0, 9, 12, 27 and 37 years after mining) had very sparse vegetation dominated by weedy species. On mined older than 27 years, shrub and tree canopies began supressing understory species. Shrub and tree species were observed on mined area as early as 9 years after mining, but shrub and tree cover did not become substantial until 27 to 37 years after mining. Minesoil pH ranged from 6,08 (A37) a 8,50 (A9). Bulk density of minesoils in the surface (Ap horizon) declined with time as vegetation, litter and organic matter increased on the site. A similarity index revealed the intermediate-aged mined sites (A9, A12 and A27) were similar in plant species composition.


Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geociências e Meio Ambiente:Doutorado

igce/unesp - Rio Claro, 1996, 115-116

51. ESTUDO DOS MERCADOS PRODUTOR E CONSUMIDOR DE AREIA INDUSTRIAL NO ESTADO DE SÃO PAULO

Gilda Carneiro Ferreira*

* Orientador: Prof.Dr. Kenitiro Suguio

Defesa em: 28/06/96

Neste estudo foram analisados os mercados produtor e consumidor de areia industrial no estado de São Paulo, com o objetivo de avaliar a evolução da produção e de consumo desse bem mineral, nos últimos dez anos. Como metodologia foram enviados questionários e realizadas visitas técnicas às principais empresas de mineração de areia industrial e às indústrias de vidro, fundição e cerâmica, e utilizados dados sobre esses setores disponíveis em órgãos públicos (DNPM, ABNT e IPT) e associações de classe (ABIVIDRO, ABC e ABIFA). Esse estudo permitiu definir a geologia dos depósitos; os métodos de lavra e beneficiamento; o perfil das principais empresas de mineração de areia, localizadas na Depressão Periférica Paulista e Litoral sul; a participação no mercado dos diversos produtores e os tipos de areias por eles produzidos; o perfil das indústrias de vidro e fundição (empresas que consomem cerca de 81% da produção de areia industrial do estado); o deslocamento progressivo da produção de areia industrial do litoral para a região central do estado; e a questão da qualidade como principal requisito da matéria-prima mineral. O estudo da evolução dos mercados produtor e consumidor no período 1985-1994, mostrou-se instável, com crescimento entre 1985 e 1989, decréscimo no período 1990-1992, sendo o ano de 1992 o de pior resultado para todos os setores industriais estudados e retomada do crescimento a partir de 1993. Como projeção futura, adotou-se um cenário com uma taxa de crescimento de 4% ao ano, nos próximos dez anos, para as indústrias de mineração e consumidores, prevendo-se uma produção de 3,8 x106 t de areia industrial, no ano 2000.

ANALYSIS OF THE INDUSTRIAL SAND PRODUCER AND CONSUMER MARKETS IN THE SÃO PAULO STATE

In this study the industrial sand producer and consumer markets were analysed in the state of São Paulo, with the objective of evaluating the production and consumption development of the mineral over the last then years. The methods used included questionnaires sent out and thechnical inspections made at the main mineral industrial sand companies and to glass, foundry and ceramic industries, and data used about these sectors available at public agencies (DNPM, ABNT and IPT) and class associations (ABIVIDRO, ABC and ABIFA). This study permitted us to define the geology of the deposits; mining and processing methods; the profile of the main sand mining companies located in the Paulista Peripheral Depression and southern Coast; market participation of the different producers and the types of sand that they produce; the profile of the glass and foundry industries (these companies consume around 81% of industrial sand production in the state); the progressive relocation of industrial sand production from the coast to the central region of the state; and the question of quality as the main requirement for the raw material. The study of the development of the producer and consumer markets during the period of 1985-1994, proved it to be unstable, with growth between 1985 and 1989, decreasing during the 1990-1992 period, 1992 having the worst results for all the industrial sectors studied and growth resuming in 1993. As a future projection, a 4% per year increase was established for the next ten years for the mining industry and consumers, with industrial sand production expected to be 3.8 x 106 t for the year 2000.


Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geociências e Meio Ambiente:Doutorado

igce/unesp - Rio Claro, 1996, 117-119

52. EROSÃO MARGINAL NO LAGO DA UHE ITAIPU

Oscar Vicente Quiñonez Fernandez*

* Orientador: Prof. Dr. Vicente José Fulfaro

Defesa em: 28/06/96

O enchimento de reservatórios desenvolve uma série de modificações nas condições naturais do terreno da borda do lago, gerando inúmeros problemas ambientais, entre os quais estão aqueles associados a erosão das margens. Esta tese discute as condições de ocorrência da erosão marginal no lago artificial da UHE Itaipu, criado pelo barramento do rio Paraná na divisa do Brasil e com o Paraguai. A barragem foi construída entre 1977 e 1982 e a atual cota de operação do reservatório (219,60 m) foi atingida em 1984. O reservatório possui uma geometria alongada (151 km de comprimento e 6 km de largura) orientado na direção N-S. A inundação de importante afluentes formou grandes reentrâncias, que chegam até 5 km de largura. A oscilação do nível do lago e a onda gerada pela ação do vento são os principais fatores erosivos atuantes nas margens do lago. A geometria do reservatório condiciona a ação abrasiva das ondas, formando dois tipos de margens com características erosivas diferentes: 1) margens situadas no eixo principal do reservatório: erosão forte comandada pelas ondas e 2) margens situadas nas reentrâncias: áreas protegidas da ação da ondas com erosão fraca a moderada. O estudo da erosão marginal no lago foi realizado através da quantificação da erosão pré-atual (1984-1993) e atual (1993-1995). A erosão pré-atual foi quantificada, ao longo de cinco trechos localizados em território brasileiro, por meio da comparação de ortofotocartas, elaboradas pela Itaipu Binacional, onde foram delimitadas as linhas das margens correspondentes aos anos de 1984 e 1993. A quantificação do recuo da linha da margem foi realizada com auxílio do sistema de informação geográfica SAGA, desenvolvido na Universidade Federal do Rio de Janeiro. A extensão dos trechos variou de 497 m (trecho 3) a 936 m (trecho 2). O recuo médio da linha da margem nos trechos oscilou de 2,5 m/ano (trecho 3) a 5,0 m/ano (trecho 4). Neste último trecho, a erosão marginal aportou no reservatório aproximadamente 108.932 m3 de sedimento. A erosão atual foi quantificada entre julho/1993 e marco/1995, mediante dois métodos expeditos de campo: método dos pinos e método dos perfis. As medições foram realizadas em nove estações de monitoramento, das quais cinco foram localizadas em território brasileiro e quatro em território paraguaio. A extensão lateral de cada margem monitorada foi de 12 m. A taxa erosiva nestes pontos variou de 0,62 m/ano (estação 1) a 4,80 m/ano (estação 7). Foi constatada a influência do uso do solo anterior a formação do reservatório sobre a magnitude da erosão marginal. Assim, as áreas que foram utilizadas na agricultura mecanizada apresentaram uma compactação secundária ('pé de arado') que aumenta a resistência do solo a erosão (ex. estação 1). A inexistência da citada compactação secundária nas áreas com vegetação natural remanescente acarreta a ocorrência de fortes erosões (ex. estações 4, 7). Os principais processos erosivos atuantes nas margens do reservatório foram: corrasão na base do barranco e desmoronamento por basculamento nas partes média e superior da margem. Nos últimos 11 anos (1984-1995), a cota do lago manteve-se dentro do intervalo de operação (219,60 a 219,80 m), salvo algumas excepções. Nestas condições de variação do nível do lago, grande parte da orla do reservatório localizada nas reentrâncias alcançou o perfil de equilíbrio morfológico, cuja principal característica é o comportamento sazonal dos eventos erosivos. Nesta fase, as margens apresentam baixas taxas erosivas (0-20 cm/mês) nos meses de outono e inverno (período de estiagem) e duplicação desta taxa nos meses de primavera e verão (período com maior precipitação pluvial). Por outro lado, as margens situadas no eixo principal do lago ainda não atingiram a fase de equilíbrio, provocando intensos eventos erosivos distribuídos uniformemente ao longo do ano. As observações realizadas neste estudo demonstraram que pequenos aumentos na cota do lago (até 50 cm acima da cota de operação), rompem parcialmente o perfil de equilíbrio morfológico alcançado pelas margens localizadas nas reentrâncias, causando um leve incremento da erosão marginal. A mesma tendência foi verificada nas margens localizadas no eixo principal. Baseado nesta observação, pode-se afirmar que um aumento extraordinário do nível do lago (acima da cota 221 m) provocará o início de uma nova fase erosiva nas margens situadas nas reentrâncias, devido a total perda do perfil de equilíbrio provocada pelo aumento do nível d'água. Estas novas condições tornará o quadro erosivo nas penínsulas ainda mais grave. Portanto, para evitar o agravamento da erosão marginal no lago, é imprescindível a manutenção da cota do lago dentro do atual intervalo de operação (219,60 - 219,80 m).

SHORELINE EROSION IN ITAIPU RESERVOIR (BRAZIL-PARAGUAY BORDER)

This work involves the processes and factors responsible for shoreline erosion in Itaipu reservoir, located in Brazil-Paraguay border. The lake was filling from 1982 to 1984, when the normal pool level of 219,60 m was reached. Surrounding land is rolling to flat. The reservoir is characterized by a geometry elongated (151 km in length and 6 km in width) orientated N-S. Inundation of lower reach of important tributaries form embayments, with 5 km in width. Lake level variation and wind-waves are the main activating factors of bank recession. Actively eroding bank were grouped in two prominent types: 1) bank located in main trunk of reservoir with large erosion produced by wind-driven waves; 2) banks located in protected marginal embayment with low to moderated erosion rates. The bank recession study was made through the measuring of historical bankline changes (1984-1993) and present recession (1993-1995). A GIS developped from the University of Rio de Janeiro (SAGA) was used to quantified historical bank recession. Estimated average historical recession rates of shoreline in the reservoir, based in aerial photographs, were of 2,5 m/yr. to 5,0 m/yr. Present bank erosion rate was measured regularly in nine stations established along the southern 20 km of Itaipu reservoir. Measurements methods adopted are: erosion pins and bank profiles. Eroded bank range from 0,5 to 3 m in height, are typically vertical and consist of basalt residual soil. Monitoring began during july 1993 and continued bimonthly until march 1995. The averages yearly retreat of the bank were 0,62 to 4,80 m. Dominant bank erosion processes were wind-wave erosion (corrasion) and slump. Land-use prior to reservoir formation was identified as the major man-made factor contributing to local bank instability. Agricultural activity with prolonged use of tractors plough produces a type of reinforced earth, which is much stronger that the original soil. Bank bordered by natural forest, without cited reinforced soil, show high erosion rates. In last 11 year (1984-1993), stage of lake would maintained into the interval operation (219,60 to 219,80 m). This condition, shoreline located in marginal embayment would reached state of equilibrium, which characterized by seasonal of erosion. In this case, bank show low recession rates (0-20 cm/month) in fall and winter (dry period) and spring and summer (wet period). On the other hand, banks situated in main trunk of lake show high recession rates and slowly go towards state of equilibrium. Observation show that small rising level (50 cm above level operation) break state of equilibrium of embayment banks, causing small increasing of bank erosion. The same tendency was observed in bank located in main trunk of lake. Extraordinary rising of lake level (above 221 m), should cause greatest erosion in embayment and main trunk banks. An alternative approach to mitigate the impact of operating schemes on bank erosion, is to maintain the lake level into the present water level fluctuation interval (219,60-219,80 m).


Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geologia Regional:Mestrado

igce/unesp - Rio Claro, 1996, 121-122

53. SEDIMENTAÇÃO E TECTÔNICA DA BACIA DO ARARIPE (NORDESTE DO BRASIL)

Mario Luis Assine*

* Orientador: Prof. Dr. Ercílio Gonzaga da Gama Júnior

Defesa em: 18/12/90

A Bacia do Araripe é constituída por três seqüências estratigráficas, histórica e geneticamente distintas, limitadas por discordâncias regionais. A seqüência paleozóica, constituida unicamente pela Formação Cariri, e a juro-neocomiana, composta pelas formações Brejo Santo, Missão Velha (redefinida) e Abaiara (nova unidade proposta), apresentam estilo estrutural caracterizado por blocos falhados em horsts e grabens, dispostos em duas sub-bacias: Cariri e Serrolândia. A seqüência aptiano-cenomaniana, constituída pelas formações Barbalha (nova unidade proposta), Santana e Exu, caracteriza-se pela suborizontalidade dos estratos, com deformação rúptil apenas localizada. Os eventos de sedimentação, erosão e deformação, definidos a partir das seqüências identificadas, não constituem fatos isolados, integrando-se no contexto evolutivo do Fanerozóico nordestino. Os sedimentos paleozóicos, tentativamente posicionados no Ordoviciano superior/Siluriano inferior, integravam um extenso trato deposicional com mergulho para noroeste, fazendo parte da Bacia do Parnaíba. A seqüência juro-neocomiana foi a resposta sedimentar à subsidência mecânica decorrente dos processos de rifteamento do Gondwana. No interior da Região Nordeste do Brasil, a reativação de estruturas pré-cambrianas/ eopaleozóicas desempenharam um papel importante nos processos de ruptura, com distensão regional noroeste-sudeste e movimento transtensional anti-horário ao longo do lineamento de Patos. As formações Barbalha e Santana materializam ciclo transgressivo-regressivo pós-rifte com ingressão marinha de curta duração, à qual se associam extensas jazidas de gipsita e exuberante nível de concreções carbonáticas fossilíferas. Os sedimentos aluviais da Formação Exu, depositados num período eustático positivo a nível global, permitiram caracterizar um soerguimento epirogênico da região já no Albiano/Cenomaniano.

SEDIMENTATION AND TECTONICS OF THE ARARIPE BASIN (NORTHEASTERN BRAZIL)

The Araripe Basin comprises three main stratigraphic sequences separated by regional unconformities: 1) a Paleozoic sequence composed of the Cariri Formation, 2) a Juro-Neocomian sequence composed of the Brejo Santo Formation, Missão Velha (redefined), and Abaiara Formation (new unit proposed), and 3) an Aptian-Cenomanian sequence composed of the Barbalha Formation (new unit proposed), Santana Formation, and Exu Formation. The Juro-Neocomian sequence is characterized by horsts and grabens displayed in two sub-basins: Cariri and Serrolandia sub-basins. The Aptian-Cenomanian is characterized by sub-horizontal bedding and localized brittle defomations. The events of sedimentation, erosion, and deformations proposed for the sequences above, integrate the Phanerozoic evolution in Northeastern Brazil. The paleozoic deposits which have, in attempt, been classified as Upper Ordovician/Lower Silurian, have also been interpreted as an extension of the cratonic Parnaiba Basin. The Juro-Neocomian sequence is the sedimentary response to the mechanical subsidence brought about by the Gondwana rifting processes. The reactivation of Precambrian/Eo-paleozoic structures in the central part of Northeast Brazil, has played an important role in the break-up process derived from northwest/southeast regional extension and counter-clockwise transtensional movement along the Patos Lineament. The Barbalha and Santana formations comprise a transgressive-regressive cycle characterized by a short-lived sea ingression which has deposited an exuberant fossiliferous carbonate concretions level and extensive gypsum beds. The presence of alluvial deposits of Exu Formation, deposited -contemporaneously to a global positive eustatic sea level, suggests an epyrogenic uplift early in the Albian-Cenomanian time.


Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geologia Regional: Mestrado

igce/unesp - Rio Claro, 1996, 123

54. O CRETÁCEO DA REGIÃO DE MONTE ALTO

Flávio Fernando Manzini*

* Orientador: Prof. Dr. Vicente José Fúlfaro

Defesa em: 22/03/91

Apesar da existência de muitos estudos sobre o Grupo Bauru, permanecem, ainda, questões não solucionadas, como por exemplo, quanto ao quadro tectono-sedimentar apresentado por suas unidades superiores, e o tectonismo pós-deposicional.

Este último quadro é bastante expressivo na Serra do Jaboticabal, região de Monte Alto (SP), mostrando todo um sistema escalonado de falhamentos, associado a manifestações magmáticas, pós-deposicionais, de caráter intrusivo, responsáveis pelo panorama atual da área.

Através do levantamento de seções colunares e geológicas, foi possível identificar e delimitar as exposições das formações Adamantina e Marília, do Grupo Bauru, determinando o quadro tectono-sedimentar, além de promover a interpretação estrutural da região mencionada.

Após a execução deste trabalho, chega-se à conclusão que a Formação Marília necessita de estudos regionais mais detalhados, tanto no Estado de São Paulo, quanto no Triângulo Mineiro (MG), pois há dificuldade em se correlacionar os dados aqui obtidos com os já publicados a respeito desta unidade nas demais regiões onde afloram seus sedimentos, que se ressaltam muito genéricos ou regionais.

THE CRETACEOUS IN THE MONTE ALTO REGION, STATE OF SÃO PAULO

In spite of the existence of many studies on Bauru Group, many questions remain insolved, such as the tectonic-sedimentary aspects printed in the superior units of the group and pos-depositional tectonic events.

These aspects are very expressive in Serra do Jaboticabal, region of Monte Alto, State of São Paulo, showing a block faulting system associated with pos-depositional intrusive magmatic manifestations, responsible for the actual morphology of the area.

Columnar and geologic sections were used to identify and delimit the exposures of Adamentina and Marília formations of the Bauru Group, it's tectonic-sedimentary framework, besides promoting the structural interpretation of said region.

This paper shows that Marília Formation requires more destailed regional studies in the State of São Paulo and Triângulo Mineiro, State of Minas Gerais, because it is difficult to correlate hereby obtained data with those already available in publications on this unit in the other areas where their sediments are exposed, usually very general in their descriptions or with local validity.


Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geologia Regional: Mestrado

IGCE/UNESP - Rio Claro, 1996, 125-127

55. MODELO DE EXPLORAÇÃO MINERAL APLICADO À PESQUISA DE FONTES TERMAIS NO PLANALTO DE POÇOS DE CALDAS, MG-SP

Mario Lincoln de Carlos Etchebehere*

* Orientador: Prof.Dr. Vicente José Fulfaro

Defesa em: 19/04/91

O objetivo deste estudo é apresentar um modelo de exploração mineral voltado à busca de áreas favoráveis a conterem fontes termais na região denominada Planalto de Poços de Caldas.

O Planalto constitui uma porção elevada, de formato circular, abrangendo uma área de aproximadamente 800 km2, localizada na divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo. A geometria planaltina lembra uma caldeira vulcânica, com uma parte central deprimida, de relevo suave, bordejada por serras anelares que chegam a atingir mais de 1600 m de altitude.

Rochas alcalinas mesozóicas perfazem a maior parte do substrato rochoso, incluindo tinguaitos (predominantes), fonólitos, foiaitos, encraves sedimentares, rochas de alteração hidrotermal ("rochas potássicas"), lujauritos, chibinitos e materiais piroclásticos. O intemperismo é profundo e deu origem a volumosos depósitos de bauxita. Urânio, molibdênio, zircônio, ferro, manganês e argilas refratárias constituem outros bens minerais constatados no Planalto.

Fontes termais são conhecidas na área desde o século XVIII e as três surgências captadas (Pedro Botelho, Macacos e Quisisana Sulfurosa), mostram-se formadas por águas alcalino-bicarbonatadas, que adquiriram solutos por reações com as rochas percoladas. A circulação atinge profundidades estimadas de 1800 m e o calor advêm de anomalias de gradiente geotérmico.

A análise do contexto destas três fontes possibilitou a elaboração do modelo exploratório, o qual foi enriquecido por dados e conceitos extraídos da literatura em ordem a torná-lo mais eficaz. As áreas-alvo selecionadas para trabalhos de detalhe foram definidas pela sobreposição de quatro mapas temáticos que representam os atributos julgados essenciais à existência de fontes termais, a saber:

  1. áreas topograficamente baixas, rodeadas por terrenos mais elevados (diferenças altimétricas mínimas da ordem de 150 m), necessárias à formação de gradientes hidráulicos;
  2. presença de anomalias de fluxo térmico superiores a 60mW.m-2, essenciais para a geração de células convectivas;
  3. anomalias de fratura delimitáveis por valores intermediários de parâmetros estruturais como densidade e freqüência de descontinuidades. Mapas de primeira derivada referente a estes parâmetros são utilizados para demarcação;
  4. áreas de razoável permeabilidade, induzidas pela presença de fraturas extensionais (direção NNW) e interconexão de planos. O fator estrangulamento é essencial à formação de surgências termais, caso contrário as águas podem perder calor na ascensão e se misturarem com aqüíferos mais rasos.

A elaboração dos mapas temáticos demandou trabalhos de campo, fotointerpretação (extração de lineamentos), tratamento computacional das descontinuidades, análise de cartas topográficas e medidas de laboratório (condutividade térmica de rochas). As checagens de campo mostraram a viabilidade de se proceder a análise estrutural do Planalto com base nos lineamentos.

Foram definidas 24 áreas-alvo para checagem de campo. As medidas de temperatura foram tomadas com o auxílio de uma sonda de perfilagem térmica de poços, desenvolvida pelo IPT, a qual foi adaptada para os rastreamentos de fundos de drenagem. Trabalhos preliminares envolvendo tomada sistemática de temperatura ao longo de trechos selecionados de cursos d'água definiram diversas anomalias termais e permitiram estabelecer uma estratégia para a fase de detalhe.

Nas áreas-alvo, sugere-se a tomada sistemática de temperatura do fundo dos canais das drenagens encaixadas em falhas ou feixes de fratura. Trechos considerados anômalos devem ter o curso d'água desviado para constatação cabal de surgências termais no leito. Tomadas de temperatura do solo com termômetros apropriados ou sensores de radiação infravermelha podem auxiliar na delimitação das anomalias geotérmicas. Perfuração de poços podem ser necessárias para a obtenção de volumes maiores de águas quentes caso as fontes constatadas sejam de vazão reduzida.

MINERAL EXPLORATION MODEL APPLIED TO THE SEARCH OF THERMAL SPRINGS IN THE POÇOS DE CALDAS MASSIF, MINAS GERAIS AND SÃO PAULO STATES, BRAZIL

This study presents an exploration model applied to the search of thermal springs in the Poços de Caldas Plateau. This area is located in the boundary between São Paulo and Minas Gerais States and corresponds to a large alkaline complex, with roughly circular form of about 800 sq. km and 15 km mean ratio.

Morphologically, the Plateau has a shape of a truncated cone with a central part depressed and a discontinuous ring ridge. The rim is 600 m higher than host rocks and 350 m higher than internal portion.

Tinguaites, phonolites, foyaites and hydrothermally altered rocks are the main lithotypes of the Plateau; pyroclastic, sedimentary, and mafic rocks also occur. The sedimentary ones are correlated with Paraná Basin stratigraphic units.

The known thermal springs are localized in Poços de Caldas town. These surgences are characterized by alkaline-bicarbonated waters with a total dissolved solids up to 200 mg/l and temperatures ranging between 28 and 45oC. These waters are of meteoric origin and both, the silica and Na-Ca-K geothermometers, suggest an infiltration depth of about 2000 m deep.

The exploration model was elaborated based on the known thermal spring situation with an enrichment of data from literature. This model allowed to select areas with a series of attributes supposed to be favorable to new occurrences. The best place to contain new thermal surgences should have the following features:

  1. it must be in a topographic low place site with higher areas surrounding it (at least 150 m);
  2. areas of anomalous high thermal flow (>/= 60 mW.m-2), supposed to create upflows;
  3. areas characterized by steep gradients of structural parameters, such as frequency and density of lineaments, delimited through first-order derivative map;
  4. areas of reasonable permeability which show anomalies of fracture interconnections and a preponderance of NNW lineaments. This direction is interpreted as the most suitable fracture openings and, consequently, an appropriate path for subterranean water, under extentional deformation.

Through photointerpretation, field work, computer-based lineament treatment, topographic data, and geothermal maps, it was possible to delineate 24 targets for a detailed survey. Preliminary field check in two selected areas lead either to the finding of a new sulfur hot spring in the southern Plateau and to a series of anomalies. A detailed work must be carried out with temperature water systematic measurements through a thermal logging equipment, to detect and to delimit anomalous geothermal areas in the indicated targets.


Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geologia Regional: Mestrado

igce/unesp - Rio Claro, 1996, 129-130

56. ASPECTOS GEOLÓGICOS, PETROGRÁFICOS E GEOQUÍMICOS DA INTRUSÃO CABREÚVA, COMPLEXO GRANITÓIDE ITU (SP)

Tamar Milca Bortolozzo Galembeck*

* Orientador: Prof. Dr. Eberhard Wernick

Defesa em: 05/07/91

O complexo granitóide Itu exibe formato irregular alongado, com direção geral NE-SW e área aproximada de 310 km2. Encontra-se intrudido nas rochas metamórficas do Complexo Itapira com sua borda oriental parcialmente recoberta por sedimentos paleozóicos da Bacia do Paraná.

Através de mapeamento faciológico, determinou-se que este complexo é constituído por quatro intrusões distintas denominadas: Salto, Cabreúva, Indaiatuba e Itupeva, localizadas respectivamente nas porções oeste; sul e mediana - norte; mediana e, norte.

Dentro deste contexto, o presente trabalho refere-se a Intrusão Cabreúva, a qual foi estudada detalhadamente com relação aos aspectos geológicos, petrográficos, de tipologia de zircão e geoquímicos.

A intrusão Cabreúva constitui um corpo com aproximadamente 160 km2, distribuída em três porções denominadas de setores: Sul, Oriental e Ocidental. Sua faciologia está representada por 10 fácies granitóides distintas, compostas principalmente por sienogranitos equigranulares róseos de grã fina/média, média e grosseira, sieno-monzogranitos porfiróides róseos e, subordinadamente, por granitóides equigranulares cinzas e porfiríticos cinzas e róseos, além de duas associações: xenolítica e de melagranitóides. Em relação a composição modal, constituem três grupos de rochas com tendências distintas, um dado pelos melagranitóides (tendência trondhjemítica a granodiorítica), outro pelos granitóides de cores cinza e esbranquiçada, e pela maioria dos encraves (tendência granodiorítica a monzonítica), e o terceiro sendo dado pelos granitos róseos (tendência monzonítica a alcalina). Através da tipologia de zircão e geoquímica, estas fácies foram caracterizadas como sendo principalmente de natureza subalcalina a alcalina ricas em potássio e, subordinadamente, cálcio-alcalina.

GEOLOGY, PETROLOGY AND GEOCHEMISTRY OF THE CABREÚVA INTRUSION (ITU GRANITIC COMPLEX, SÃO PAULO STATE)

The Itu granitoid complex shows and irregular elongated shape, with NE-SW general axis and an area of nearly 310 km2, intruded in metamorphic rocks of Itapira Complex and with its eastern border partially cover with paleozoic sediments of Paraná Basin.

Through faciologic mapping, it was determined that this Complex is formed by four distinct intrusions called Salto, Cabreúva, Indaiatuba and Itupeva, located respectively on the: weastern; southern and middle-northern; middle; and northern side of the area.

The Cabreúva Intrusion was particularly investigated with respect to the geologic, petrographic, geochemistry and zircon typology. This intrusive body shows an area of nearly 160 km2, distributed in three portions called: south, western and eastern sectors. That faciology is represented by ten distinct granitoids facies, composed mainly by equigranular sieno-granites, rosy, with fine/medium, medium and coarse grains, porphyroids sieno-monzogranites, rosy and subordinately by equigranular gray granitoids and gray and rosy porphyritic ones, besides two association: xenolitic and melagranitoid ones. Regarding to modal composition, they constitute three rock groups with distinct tendency: melagranitoids (trondhjemitic to granodioritic; gray and whitish granitoids and almost all of enclaves (with granodioritic to monzonitic tendency); rosy granites (with monzonitic to alkaline tendency). Through zircon typology and geochemistry that facies was determined to be mainly of subalkaline to alkaline nature, with potassium enrichment, and subordinately calcium-alkaline.


Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geologia Regional: Mestrado

igce/unesp - Rio Claro, 1996, 131-132

57. GEOLOGIA, PETROGRAFIA E TIPOLOGIA DE ZIRCÃO DA SUÍTE INTRUSIVA ITAQUI, BARUERI (SP)

Cláudio José Ferreira*

Orientador: Prof. Dr. Eberhard Wernick

Defesa em: 08/07/91

A Suíte Intrusiva Itaqui constitui-se de nove unidades litológicas mapeáveis na escala 1:50.000. Destacam-se, o Granodiorito Barueri, rocha porfirítica de matriz média a grossa e frequentes megacristais de feldspato-K de dimensão predominante 2,5 cm, os granitos Aldeia da Serra e Mutinga, rochas inequigranulares seriais a porfiríticas de matriz média e megacristais com dimensão predominante de 1,5 cm e o Granito Pedreira Cantareira, rocha leucocrática inequigranular serial a porfirítica com megacristais pouco frequentes de dimensões predominantes em torno de 3 cm. Essas litologias principais pertencem ã série granodiorítica ou com teores normais de potássio. As estruturas primárias da Suíte Itaqui dividem-se em: a) estruturas de fluxo planares (bandamento cumuláticos e planos de biotita) e lineares (enclaves magmáticos máficos e surmicáceos, ambos alongados e orientação de megacristais); b) "schlieren" dadas por bolsões de megacristais, planos irregulares de biotita e zonas hidridas; c) enclaves, dados por xenólitos, enclaves magmáticos máficos (produtos da mistura de magmas e cumulados cognatos) e surmicáceos; d) contatos; e) juntas primárias precoces e tardias e filões associados. A análise textural caracterizou sete tipos principais: a) zoneamento do plagioclásio; b) mirmequita; c) relação em "synneusis"; d) inclusões de plagioclásio e máficos no feldspato-K; e) inclusões de quartzo em gota nos feldspatos; f) textura "rapakivi"e g) hábito acicular da apatita. Através da tipologia de zircão classificou-se a Suíte Itaqui na série dos granitos híbridos, 4a, ou cálcio-alcalina de baixa temperatura. Diversos aspectos estruturais, texturais e de tipologia de zircão são indicativos da atuação de processos de mistura magmática na gênese, evolução e diversidade magmática da Suíte Intrusiva Itaqui.

GEOLOGY, PETROLOGY AND ZIRCON TYPOLOGY OF THE ITAQUI INTRUSIVE SUITE (BARUERI, SÃO PAULO STATE)

The Itaqui granite, precambrian of south-east of Brazil, is a multiple intrusive pluton composed of nine lithologic units presentable in the 1:50.000 scale. The major types are: Barueri Granodiorite isotropic mesocratic porphyritic rock with medium-to coarse-grained groundmass and K-feldspar phenocrysts 2,5 cm mainly size of longest dimension. Aldeia da Serra Granite isotropic mesocratic porphyritic to seriate rock with medium-grained groundmass and K-feldspar phenocrysts 1,5 cm of longest dimension. Pedreira Cantareira Granite slightly anisotropic leucocratic seriate to prophyritic rock with medium-to coarse grained groundmass and K-feldspar phenocrysts about 3 cm of longest dimension. Mutinga Granie - isotropic leucocratic medium even-grained to seriate rock. This units of Itaqui pluton are classified in the granodioritic or normal K content granitic series. The magmatic structures of Itaqui Pluton are distributed in five types a) Platy flow structures characterized by both banding of cumulate origin and schlieren structures; linear flow structures characterized by very elongated magmatic mafic enclave, fusiform, streak-like surmicaceous enclaves and the paralelism of the major phenocrysts axes. b) Schlieren structures - platy irregular concentrations of K-feldspar phenocrysts, plans enriched in biotita and hybrid zones between mafic and felsic rocks. c) Enclaves they have been separated into three genetic groups: xenoliths, magmatic mafic enclaves (that shows two kinds: products of an incomplete mixing of basic and acidic magmas and cognate cumulates) and restites characterized by surmicaceous enclaves. d) Conctacts. e) Primary joints and associated intrusive veis and sheats. The rocks of Itaqui pluton exhibt seven chief textural aspects: a) plagioclase zoning, b) myrmekite, c) synneusis structure; d) zonally-arranged oriented plagioclase and mafic minerals inclusions in K-feldspar crysts; e) quartz round inclusions in the feldspars; f) mantled K-feldspar by plagioclase (rapakivi texture), and g) needle habit of apatite. The typologic study of zircon populations from rocks of Itaqui pluton classifies the complex in the calc-alkaline (orogenic) hybrid 4a series granites. The structures, textures and zircon typoloy characterized point out the importance of magma mixing processes on the origin, evolution and diversity of granitic rocks of the Itaqui pluton.


Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geologia Regional: Mestrado

igce/unesp - Rio Claro, 1996,133-134

58. ESTUDO DAS POZOLANAS NATURAIS DE "YBYTIMI", PARAGUAI ORIENTAL

Pedro Ramón Zarza Lima*

* Orientador: Prof.Dr. José Humberto Barcelos

Defesa em: 12/07/91

O estudo sobre as pozolanas da área de "Ybytimi - La Colmena" visa a estabelecer as características básicas e distribuição do material na planície aluvial, através de um mapeamento geral delimitando as áreas de ocorrências, distribuição espacial e posições topográficas.

Atualmente os pozolanas são considerados materiais naturais de composição sílico-aluminosa, dispostos em forma de lentes ou bolsões irregulares, friáveis, de cor branco-acinzentada, constituídos por agregados microcristalinos. A origem do material não foi totalmente determinada, mostrando certas características de processos vulcânicos.

A distribuição destes materiais na planície aluvial está associada a um sistema de transporte flúvio-eólico, cujo principal responsável é o córrego "Tebicuary-mi". A evidência de eventos sedimentares ocasionados na área pelas chuvas periódicas e enchentes constribui para o estabelecimento das paisagens na planície de inundação. Detectou-se também que um sistema de solos enterrados, como são os materiais pozolânicos (tipo paleossolos) com vários estágios de desenvolvimento, foi a resultante de vários ciclos de deposição, erosão e retrabalhamento.

As correlações intrínsecas entre as formações superficiais, formas de relevo e posições ocupadas nas paisagens pelas pozolanas foram bons indicadores, originando uma metodologia de prospecção na planície. Tal metodologia foi o resultado de controles litológicos, gemorfológicos e paleogeográficos.

Na atualidade, o conhecimento básico das pozolanas no Paraguay é de vital importânci, tendo em conta sua aplicação futura para os diversos campos da indústria e para a fabricação dos cimentos portland pozolânicos.

POZZUOLANE STUDY IN THE "YBYTIMI" REGION, EASTERN PARAGUAY

The study concerning the pozzolans in the "Ybytimi - La Colmena"area has at its purpose to establish the basic character and distribution of the material on the flood plain by means of an overall map making limiting the areas of occurrence, spatial distribution, and topografic positions.

At present, the pozzolans are considered as natural material with a siliceous-aluminous composition, displayed in a lens way or irregular cavities, friable and grayish-white coloured mad up by microcrystalline aggregates. The material origin has not been totally determined, but it shows some characteristics of volcanic processes.

The distribution of these materials over the flood plain is associated with fluvial-eolian transportation systems whose the main responsible agent is the "Tebicuay-mi" brooklet. The evidence of sedimentary events caused by periodical rains and by floods in the area have contributed to establish the landscapes in the flood plains. It has also been observed that a system of buried soils like the pozzolanic materials (paleosoils type) with several development stages, resulted from various cycles of deposition, erosion an from a re-working process.

The intrinsical correlations among the surface formations, landforms, and positions occupied by the pozzolans in the landscapes were good indicators giving origin to a prospection methologogy for prospecting on the plain. Such a methodology was the result to lithological, geomorphological and paleogeographic controls.

At present the basic knowledge of pozzolans in Paraguay is of vital importance on account of its future applications to the various fields of the industry as well to the manufacture of pozzolanic portland cement.


Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geologia Regional: Mestrado

igce/unesp - Rio Claro, 1996, 135-137

59. AVALIAÇÃO DO POTENCIAL METALOGENÉTICO DA BACIA DO PARANÁ NO ESTADO DE SÃO PAULO PARA DEPÓSITOS SEDIMENTARES FOSFÁTICOS, EVAPORÍTICOS, E DE METAIS BASE

Marsis Cabral Junior*

* Orientador: Prof. Dr. Paulo Milton Barbosa Landim

Defesa em: 23/08/91

O objetivo dos estudos foi avaliar o potencial metalogenético da Bacia do Paraná no Estado de São Paulo quanto às possibilidades de ocorrência de mineralizações sedimentares evaporíticas - marinhas e continentais, fosfáticas e de metais base - Cu, Pb e Zn.

A sistemática exploratória empreendida envolveu trabalhos de modelagens geológica e metalogenética, formuladas a partir da análise e interpretação do acervo bibliográfico, no tocante à geologia da Bacia e à tipologia de jazimentos sedimentares afeitos ao padrão tectono-sedimentar dessa província geológica. Essa análise metalogenética, baseada sobretudo no tratamento de informações disponíveis na literatura, foi complementada por uma campanha expedita de campo, voltada à aferição das modelagens geológicas e apreciações metalogenéticas preliminarmente propostas, bem como das próprias ocorrências minerais já cadastradas na literatura.

A etapa conclusiva dos estudos constituiu-se no cotejamento entre o quadro geológico sintetizado para a Bacia e as características dos modelos de mineralizações, permitindo uma avaliação qualitativa do seu potencial para os bens minerais prospectados, com o selecionamento de metalotectos e áreas-alvo mais favoráveis.

Os resultados da pesquisa indicam uma potencialidade relativamente baixa da Bacia do Paraná em território paulista em portar os tipos de depósitos sedimentares em questão. Neste contexto, as seqüências Permocarbonífera e Cretácica constituem os seus conjuntos litofaciológicos que encerram as melhores possibilidades de ocorrência e perspectivas prospectivas. Especificamente com relação a cada tipo de depósito investigado, são indicados os seguintes metalotectos como mais promissores:

Evaporitos marinhos a única seqüência com potencial para portar depósitos salinos marinhos é a Permocarbonífera. A unidade de interesse é a Formação lrati, mais particularmente o seu Membro Assistência, que dispõe de uma plataforma carbonática incipientemente desenvolvida. O ponto positivo é que esta fácies é seccionada pela margem atual de afloramento, estendendo-se desde a região de Piracicaba até as proximidades de Taquarituba. As perspectivas de ocorrência resumem-se principalmente a sais menos solúveis (i.e. anidrita), em depósitos de pouca possança.

Evaporitos continentais dentro de um quadro prospectivo de possibilidades relativamente remotas, principalmente quanto à ocorrência de precipitados salinos relacionados exclusivamente com bacias lacustres interiores (i.e. trona), dois tipos de alvos foram selecionados, ambos inseridos na Seqüência Cretácica - Grupo Bauru. O primeiro, de caráter mais factível, refere-se à perspectiva de aproveitamento dos calcretes, associados preferencialmente à Formação Marília. Trata-se de litotipos geologicamente conhecidos, porém não convenientemente caracterizados quanti-qualitativamente, podendo eventualmente serem utilizados como agentes corretivos de acidez de solo. O segundo, de natureza hipotética, diz respeito a outras ocorrências salinas. Neste caso, as melhores perspectivas associam-se ao domínio pelítico da Formação Adamantina, mais especificamente ao seu intervalo médio-inferior (Membro Araçatuba). A presença de eventuais depósitos estaria condicionada à existência pretérita de bacias lacustres relativamente estáveis e isoladas do aporte terrígeno, trapeadas em subsuperfície por camadas impermeáveis que permitissem a acumulação e preservação dos estratos salinos. Outra mineralização relacionada com ambientes evaporíticos passível de ocorrer na "planície lamosa Araçatuba" corresponde a camadas de argilas esmectíticas, observando-se também que os níveis de foscretes detectados na campanha de campo, dependendo da definição de reservas e de ensaios tecnológicos, poderão vir a constituir matéria-prima de interesse na indústria de fertilizante fosfático.

Fosforito as perspectivas de mineralizações fosfáticas sedimentares são reduzidas em decorrência da Bacia do Paraná não ter comportado, provavelmente, de forma adequada um dos agentes mineralizantes mais importante para a maioria dos jazimentos mundiais, que se traduz nas chamadas zonas de ressurgência, sendo que, mesmo quando assumindo hipótese alternativa quanto ao abastecimento de fósforo à Bacia, via continente, o sistema fosfogênico não se completa idealmente em nenhuma de suas seqüências sedimentares. As unidades que abrigam as condições mais propícias são as formações Corumbataí-Teresina, com destaque ao polígono Araras-Rio Claro-Piracicaba que concentra as ocorrências conhecidas, e mais remotamente as formações Tatuí e Irati, todas pertencentes à Seqüência Permocarbonífera, tendo sempre como expectativa mais provável a definição de depósitos lenticulares de pequeno porte.

Metais base - Cu, Pb e Zn contando também com uma fraca potencialidade de concentrações metalíferas sedimentares, os metalotectos da Bacia de maior favorabilidade estão associados hipoteticamente aos modelos mineralizantes de rochas terrígenas nas seguintes áreas do Estado:

  1. seqüências deltaicas permocarboníferas: os lobos aflorantes mais expressivos abrangem às regiões de Cerquilho (Formação Tietê) e Buri-Itapeva (Grupo Itararé). As mineralizações podem processar-se tanto nas fácies de planície deltaica, trapeadas em interfaces arenito-camadas carbonosas, como também em litofácies de frente deltaica, respectivamente aos moldes dos depósitos U-V-Cu em arenitos e Pb-Zn em arenitos. Apesar de apresentarem trapas faciológicas qualificadas a efetivação de acumulados metálicos, estas seqüências têm como um dos maiores entraves a disponibilidade provavelmente insatisfatória de metais nos sistemas mineralizantes, em decorrência da pobreza metálica das áreas-fonte e das condições paleoclimáticas predominantemente frias;
  2. porção central da Formação Adamantina: este segmento da bacia Bauru, mais propriamente no âmbito do Membro Araçatuba, caracteriza-se pela associação freqüente de fácies pelíticas e arenosas que podem, eventualmente, vir a encerrar trapas faciológícas interessantes a mineralizações metálicas. As melhores chances são relativas a concentrações cupríferas, obedecendo ao modelo U-V-Cu em arenitos, em virtude de parte do substrato e de sua área-fonte serem constituídos de rochas basálticas. Fator que pode ter dificultado a mineralização refere-se às condições deposicionais oxidantes, inibidoras da presença de conteúdo orgânico nos sedimentos pelíticos, importante na precipitação de sulfetos. Não obstante, frentes de redução podem estar associadas ao afluxo externo de soluções; e
  3. segmento leste-nordeste do Estado de São Paulo: esta região abriga parte da paleoborda deposicional marinha da Seqüência Permocarbonífera, abrindo perspectivas a mineralizações do tipo red bed e Pb e Zn em arenitos. Como fatores desfavoráveis podem ser alinhados o potencial e o posicionamento dos domínios metálicos, tênues e distantes do sítio de sedimentação, bem como as condições paleoclimáticas frias, contando inclusive com a influência de episódios glaciais que perdurou durante quase toda a deposição da base desta Seqüência, não convenientes à pré-concentração destes elementos na área-fonte.

METALLOGENETIC POSSIBILITES OF THE PARANÁ BASIN IN SÃO PAULO STATE: PHOSPHORITES, EVAPORITES AND BASE METALS

This work presents the results of a study on the metallogenetic possibilites of the Paraná Basin, limited to its portion within the bordes of São Paulo State. A focus was given to phosphorites, evaporites and base metals such as copper, lead and zinc.

The exploration method employed included analogical and qualitative concepts by which the characteristics of deposit models were compared to some of the geological features of the Paraná Basin.

This analisys allowed to select metallotects and areas with more favorable characteristics regarding the considered mineralizations. So far, no specific sedimentary sequence can be considered to fit the best theoretical conditions admitted to the studied mineralizations.


Curso de Pós-Graduação em Geociências, Geologia Regional: Mestrado

igce/unesp - Rio Claro, 1996, 139-140

60. PETROLOGIA DAS SOLEIRAS DE DIABÁSIO DE RESERVA E SALTO DE ITARARÉ/PR

Vanderlei Maniesi*

* Orientador: Prof. Dr. Marcos Aurélio Farias de Oliveira

Defesa em: 10/10/91

As soleiras de diabásio situadas nos municípios de Reserva e Salto do Itararé, estado do Paraná, foram estudadas com base em dados de campo, petrográficos e químicos.

São soleiras alojadas em rochas sedimentares paleozóicas da Bacia do Paraná, sendo associadas ao vulcanismo basáltico fissural que afetou a bacia em tempos juro-cretáceos. Estão inseridas no contexto do Arco de Ponta Grossa, em sua porção central, próximo ao eixo (Reserva) e na porção norte do arco (Salto do Itararé).

As espessuras desses corpos são variadas, atingindo cerca de 200 metros na Soleira de Reserva e 100 metros na de Salto do Itararé. São cortadas por diques de direção preferencial NW-SE com espessuras, em planta, de até 300 metros.

Suas rochas são compostas por plagioclásio, piroxênios (augita e pigeonita) e de modo subordinado por opacos, apatita, quartzo, olivina, zircão e minerais secundários, constituindo petrograficamente desde olivina diabásios até granófiros.

Nos níveis próximos ao topo dos corpos, observam-se porções ricas em material pegmatóide, dispondo-se de forma intersticial na rocha e ainda em veios milimétricos com contatos bem definidos, e centimétricos quando difusos.

Quimicamente as soleiras de Reserva e Salto do Itararé são representadas por basaltos subalcalinos, lati-basaltos, andesi-basaltos, andesitos, lati-andesitos, dacitos e riolitos.

A natureza toleítica dessas rochas é constatada pela coexistência de augita e pigeonita modal, a relativa baixa razão álcalis/sílica e a presença de quartzo e hiperstênio normativo e, apesar de pouco acentuado, também o enriquecimento em F(FeOt) com relação a A(Na2O + K2O) e M(MgO).

Os cálculos de balanço de massa, mostraram a viabilidade do processo de cristalização fracionada para explicar a evolução dos diferentes litotipos básicos e intermediários existentes. No entanto, a passagem do grupo intermediário para o ácido (Soleira de Reserva) se mostra inviável, sugerindo, de acordo também com os dados petrográficos, a possibilidade do termo ácido não representar apenas o líquido residual final, mas sim o líquido associado a fases minerais em desequilíbrio, incorporadas por algum processo mecânico durante sua migração para locais de mais baixa pressão.

As composições químicas das rochas das soleiras de Reserva e Salto do Itararé, mostram uma maior afinidade com os basaltos de alto titânio (TiO2 >2%) da região norte da Bacia do Paraná do que aqueles de baixo titânio (TiO2 < 2%) da região sul.

PETROLOGY OF THE DIABASE SILLS FROM RESERVA AND SALTO DO ITARARÉ (PARANA STATE)

The Reserva and Salto do Itararé sills, Paraná State, Brazil, are intruded paleozoic sedimentary rocks of the Paraná during the Juro-Cretaceous basaltic flood volcanism. They belong to the de Ponta Grossa Arc, one of them (Reserva sill) in the central axial zone, and the other one (Salto do Itararé sill) in the northern zone.

Thickness of the intrusive bodies is variable. Reserva sill is near 200m thick, and the Salto do Itararé sill is near 100m thick. The sills have been intruded by dikes with NW-SE prefered direction, and up to 300m of apparent thickness.

Lithologies are made up of plagioclase, pyroxenes (augite and pigeonite), with less amounts of opaque grains, apatite, quartz, olivine, zircon and secondary minerals. They vary from olivine diabase to granophire.

The higher levels of the sills have abundant pegmatoid material, distributed into interstitial positions and veins.

Reserva and Salto do Itararé sills are chemically composed of subalkaline basalts, lati-basalts, andesi-basalts, andesites, lati-andesites, dacites and rhiolites.

The tholeiitic nature is shown by the coesistence of modal augite and pigeonite, the relatively low alkali/silica ration, the presence of normative quartz and hiperstene and, although not pronunced, the enrichment of F(FeOt) related to A(Na2O + K2O) and M(MgO).

Mass balance calculation indicates the possibility of fractional crystalization process to explain the evolution of the different basic and intermediate lithotypes. However, the transition from the intermediate to acid composition in the Reserva sill cannot be explained by this means. The suggestion is that, in accordance with petrographic aspects, the acid term is not only an initial residual liquid, but a liquid related to mineral phases in disequilibrium, incorporated by some mechanical process during its migration to lower pressure sites.

Comparison of chemical composition of Reserva and Salto do Itararé sills and volcanics of Paraná Basin, show, in a general way, a strong similarity of the sills with high titanium (TiO2) basalts from the northern part of the basin.