(+) XXX

 

Pensador_RodinPara LER, ANALISAR, PENSAR,

CONTRIBUIR & TOMAR ATITUDE

 

FRASES & ADÁGIOS

e

PERGUNTAS (IN) CONVENIENTES

 

 

 

 

 

 

Para localizar qualquer assunto ou nome

pressione ‘Ctrl’ e ‘F’ simultaneamente e

digite parte da palavra procurada no

quadro que se abre.

 

Clique p/ver no celular

Clique p/ver no PC

 

SUGESTÕES & CRÍTICAS

CONSTRUTIVAS

SÃO BEM VINDAS

Envie e-mailemailedCríticas/correções/sugestões/contribuições?


FRASES & ADÁGIOS

 


·         "Aqueles preocupados com o custo da educação deveriam antes considerar o custo da ignorância". - Derek Bok, ex-Reitor da Universidade de Harvard (foi-me enviado por e-mail)

 

·         Constituição Federal de 1988 [A EDUCAÇÃO]

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. [jusbrasil]:
.........
Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

·         Um dia em que o Brasil tiver mais creches e escolas, terá menos hospitais e prisões. Lygia Fagundes Telles.

 

·         "Fica decretado que agora vale a verdade. Agora vale a vida e, de mãos dadas, marcharemos todos pela vida verdadeira."[Tiago de Melo, falece aos 95 anos, jan22]

 

·         A pesquisa científica básica é o alicerce das pesquisas aplicadas e das inovações tecnológicas. [Manfredo Winge, dez 2020].

 

·         O conhecimento científico é o alicerce para desenvolver conhecimentos tecnológicos para a Humanidade, mas é a Sabedoria que é o bom cimento deste alicerce para garantir um mundo cada vez mais democrático e com avanços civilizatórios que impedem pela força da lei atrasos como os que ciclicamente (?) ocorrem por conta de assomos autoritários da Senhora Burrice e seus seguidores. [Manfredo Winge­ – ago 2022].

 

·         O pobre e o negro estão no banco de reserva e só quem pode botar eles no jogo é a educação de qualidade.[Programa “Nunca me sonharam”3/2/22,TV Curta!]

 

·         Fanatismo, principalmente de natureza religiosa e/ou política, é deletério e pode levar a extremos de embotamentos do construtivo e racional espírito crítico da espécie humana com perda do espírito fraternal, da alteridade, bem como levar multidões à explosão de violência, injustiças,.. com significativo atraso civilizatório da Nação. [Manfredo Winge­ – set 2021].

 

·         “O bem não faz barulho, e o barulho não faz bem” [São Francisco de Sales]

 

 

·         “Para o triunfo do mal, basta que os bons não façam nada”. [Juiza Patrícia Acioli, assassinada em 2011 por policiais militares que mandou prender por terem assassinado um menino vendedor de balas]. (Ver pergunta)

 

·         O verbo está solto... perambula  por tortuosos caminhos da emoção. A paixão pode ser também veneno da alma... é companheira da imprudência e amiga da incompreensão. [José Caruso Moresco Danni - abr 2018].

 

·         O Homo sapiens está fuçando os extremos da sua percepção para o infinitamente grande e para o infinitamente pequeno. Agora, com a  ajuda da tal da Física quântica e outras novidades,  talvez vá tentar adiantar e atrasar os ponteiros do tempo inexorável, deformando-o com ferramentas Einsteinianas. [Manfredo Winge­ – mai 2019].

 

·         A educação é o único caminho para emancipar o homem. O desenvolvimento sem educação é criação de riquezas apenas para alguns privilegiados.” [Leonel de Moura Brizola (1922-2004) – ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro]

·         “EDUCAÇÃO É PROGRESSO”. [Lema substituindo “Ordem e Progresso” em bandeira exposta no gabinete do Senador Cristovam Buarque simulando a bandeira nacional com o mesmo leiaute e cores].

 

·         “Quando você está perdendo aula, você perde é o seu futuro.” [garotinha de 9 anos, muito tempo sem transporte escolar, em reportagem de TV Globo dia 27/3/18 em localidade próxima à Capital Federal].

 

·         “O conhecimento é caminho capaz de transformar por completo a nossa existência. A busca pelo saber nos traz uma vida melhor, uma carreira mais sólida, satisfação nas relações e impacto no mundo.” [Miguel Falabella – Professor convidado PUCRS on line/UOL edtech - In Zero Hora - Publicidade].

 

·         Ensino público - de qualidade, gratuito e universal - é puro investimento e o mais lucrativo que um país pode ter e, por isto, deve corresponder, permanentemente,  a prioridade das prioridades para os investimentos governamentais, escolhendo-se os melhores gestores da área para não se ter gastos com desperdício devido a mau gerenciamento do setor. [Manfredo Winge­ – fev 2019].

 

·         Brasil, pátria amada (“idolatrada”) e respeitada por suas lindas florestas, serras, rios, montanhas e riquezas mil, mas seu principal tesouro é a sua gente tão diversificada que exige, para  se tornar cada vez mais educada, sábia, trabalhadora, solidária e gentil, programa prioritário e mobilizador de ensino inteligente e permanente. [Manfredo Winge­ – abr 2019].

 

·         País que “incentiva ($$?)” a produção de commodities, ao invés de investir maciçamente no ensino e pesquisa e desenvolvimento industrial e de serviços  transformadores, será escravo desse mercado de pouco valor agregado e altos custos e terá, sempre, desequilíbrios econômicos, políticos e sócio ambientais. [Manfredo Winge­ – abr 2020].

 

·         Um país que não se lança a investir, de forma continuada e sistêmica, no aprimoramento do ensino e da pesquisa e do consequente desenvolvimento profissional, científico e tecnológico, é um país que sempre ficará no atraso mundial e com sérios problemas sociais e econômicos decorrentes da ignorância e da incompetência. [Manfredo Winge­ – jan 2021].

 

·         Povo inculto e iletrado é facilmente enganado. [Manfredo Winge­ – fev 2019].

 

·         Na pauta de qualquer nação, que objetiva ser democrática, deve constar, sempre e prioritariamente, o Ensino e a Educação lastreados no conhecimento real e laico, sem interferência de religiosidades, catequização politica, ideologias do atraso, etc. [Manfredo Winge­ – jun 2021].

 

·         Ouça com atenção, pense bem e só fale com clareza, humildade - e se necessário - então. [Manfredo Winge­ – abr 2020].

 

·         Governante que prescinde de conselhos de gestores e de especialistas setoriais experientes dá um atestado de arrogância,  ignorância e incompetência. [Manfredo Winge­ – abr 2020].

 

·         O conhecimento científico e a cultura são o sabão que lava a alma de idiotices, crendices, fanatismos, tolices, e outras malsinadas pragas que vivem afetando a Humanidade, mas, atenção: - é necessária sua perpetuação pelo ensino e pelo exemplo para que as trevas da ignorância, da intolerância, da falta de alteridade e de compaixão não vivam retornando nos braços da bruxa da ignorância, transmutada em cativante falsa fada “dona da verdade total e inconteste”. [Manfredo Winge­ – mai 2019].

 

·         Contra a ignorância enrustida nada valem quaisquer argumentos mesmo que bem elaborados e lastreados em fatos. [Manfredo Winge­ – jan 2021].

 

·         A boa informática deve ser solucionática, mas torna-se irritante e problemática quando gerida por gente burrocrática. [Manfredo Winge­ – mai 2021].

 

·         Escolas em geral e administrações públicas não podem ser partidarizadas. Devem ser idealizadas, planejadas e realizadas por inteiro, de forma integrada e integradora, criativa e eficaz, promovendo a discussão respeitosa das mais diversas questões sempre com foco na formação cidadã e profissional dos alunos e sem atender, ideológica ou religiosamente, a interesses espúrios ou setorizados, como convém em um estado laico e democrático. [Manfredo Winge – Rev. jan 2019]

 

·         Prevenindo pelo ensino e coibindo cedo os pequenos deslizes e crimes, independente de raça, credo, classe econômica e social, certamente se diminuirá a impunidade que tem levado o Brasil a este trágico estado de corrupção endêmica. [Manfredo Winge–fev 2019].

 

·         “Uma educação pública de qualidade passa por políticas públicas de qualidade”. [Priscila Cruz – Presidente ONG Todos Pela Educação – in Revista Gol; p.74-82; num.203 –fev 2019 – Colab. Walter Luis Winge].

 

·         “Enquanto a gente não garantir um patamar decente de aprendizagem para todos os alunos brasileiros, não poderemos falar sobre igualdade de oportunidades, de crescimento sustentável, em distribuição de renda, ou em um país que se prepara e vive o século XXI”. [Priscila Cruz – Presidente ONG Todos Pela Educação – in Revista Gol; p.74-82; num.203 –fev 2019– Colab. Walter Luis Winge].

 

·         “A educação é a saída para reverter a desigualdade. Devemos investir na educação dos mais pobres”. [Priscila Cruz – Presidente ONG Todos Pela Educação – in Revista Gol; p.74-82; num.203 –fev 2019– Colab. Walter Luis Winge].

 

·         Educação de qualidade alimenta seu futuro. [Colégio Adventista de Porto Alegre; impresso em guardanapos]

 

·         Missão da Humanidade como detentora de educação, conhecimentos e culturas: - o conhecimento humano, científico e cultural, em que pese todo o espetacular desenvolvimento tecnológico atual, tem que ser sempre retomado, desenvolvido e repassado, sistemática e universalmente, a cada geração para que a Humanidade não regrida a costumes e crenças primitivas, em assomos de ignorância e falsos moralismos, como ocorreu na Idade Média e vem se verificando, em espasmos, até aos dias atuais em vários pontos da Terra com potenciais focos de barbárie revisitada. [Manfredo Winge, 2018- Rev. jan2020].

 

·         Ciência é a maior e mais emocionante aventura humana que busca, sistemática e metodicamente,  novos conhecimentos e revisão dos antigos, é mãe da tecnologia  e se contrapõe às teses com verdades acabadas e sem bases nem teórica nem empírica, muitas vezes inventadas e ligadas a crendices das mais diversas ordens e que são, geralmente, usadas e abusadas contra a Sociedade Humana, aberta e democrática. [Manfredo Winge – jun 2021].

 

·         “A Ciência no Brasil precisa aprender a falar a linguagem popular”. [Comentarista Otávio Guedes ao avaliar o negacionaismo do Presidente Bolsonaro que repercute na população brasileira – Programa Globo News EmPonto de 11/11/20]

 

·         Não existe ciência pura e impura, o que existe é ciência básica que, na curiosidade e competência do cientista e equipe, desvenda novos conhecimentos e abre, assim, muitas das fronteiras para a ciência aplicada e tecnologias associadas trazerem à humanidade mais facilidades e qualidade de vida e, infelizmente, também novas técnicas de destruições da vida em geral e do meio ambiente em que vivemos. [Manfredo Winge, dez 2020].

 

·         O que um ser vivo tem de mais importante é a própria vida (verdade acaciana), mas tem muita gente que, nestes tempos de pouco diálogo e pela ignorância e/ou pela truculência, parece ignorar isto, mesmo quando considera políticas públicas. [Manfredo Winge, abr 2019].

 

·         Nós somos meros passageiros desta nave maravilhosa que se chama vida onde se embarca e desembarca sem pedir. [Manfredo Winge, jun 2021].

 

·         Como diz um provérbio milenar chinês (?): novos bons costumes levam até 7 gerações para serem incorporados pelo povo. Acrescentando: e os maus costumes levam 7 gerações ou mais para serem abandonados!!!!! [Extraído de Comentários & Réplicas sobre o tópico: CIÊNCIA TEM UM COMPORTAMENTO ESPIRITUAL PROFUNDO – entrevista: Marcelo Gleiser  https://mw.eco.br/zig/emails/ILREA171223ConhecIgnorancia.pdf - Manfredo Winge - out 2020]

 

·         Sim, uma boa educação básica é primordial, mas sua continuidade com qualidade depende da educação superior que é “fábrica” de novos conhecimentos e formação de novos profissionais graduados e pós-graduados, entre os quais os professores de 1º , 2º  e 3º graus que - seguindo a linha de ação que caracteriza muitas de nossas universidades públicas e algumas privadas de muita pesquisa, debates, aulas teóricas e práticas e interação com a comunidade - se formarão como os profissionais do País que poderão dar um tranco no caos, atrasos e riscos para a democracia que caracterizam a nossa situação atual. [Manfredo Winge, mai 2019].

 

·         Estupidez pode ser entendida como ignorância com forte tempero de grosseria e insensibilidade humana. Este tipo de estupidez parece estar ligado a ondas cíclicas de autoritarismo com suas “verdades acabadas”, costumes ultrapassados e, não raramente, perseguindo inimigos imaginários e destruindo patrimônios da civilização e os meios científicos e culturais de   crescimento da Humanidade. [Manfredo Winge, ago 2021].

 

·         Sítios ou potenciais sítios do patrimônio cultural ou natural de um povo devem ser objeto de rigorosos estudos científicos e respeitados por todos os cidadãos, lembrando que podem ter levado bilhões a milhares de anos para se formar, que a sua destruição normalmente é irreversível e intolerável caso fruto da estupidez de quem a pratica e, principalmente, de governante que à promova ou não busque a coibir. [Manfredo Winge, jan 2022].

 

·         Governos não são donos de nada! São gestores temporários da coisa pública, incluindo toda a riqueza patrimonial biológica, material e imaterial da Pátria, e sempre responderão por todos os atos de maus cuidados e desperdícios ao seu dono que é o povo brasileiro. [Manfredo Winge, mai 2020].

 

·         Provérbio: “Gentileza gera gentileza” e seu antagônico: “Estupidez gera estupidez”. [Manfredo Winge, mar 2019].

 

·         Para melhorar diálogo, convivência, gestão, política,.., precisamos aprender a reclamar (com educação) e a receber críticas (como contribuição). [Manfredo Winge, abr 2020].

 

·         O respeito ao diálogo e às críticas construtivas é que podem melhorar e mover uma nação democrática para um futuro de paz e prosperidade sem essa terrível desigualdade social cada vez pior com gente passando (e morrendo de ?) fome. [Manfredo Winge, fev 2022].

 

·         Áreas públicas não são como a casa da mãe Joana em que todo o mundo entra e faz o que quer sem autorização; são patrimônio do povo brasileiro  e nenhum grileiro ou destruidor do meio ambiente pode entrar e se adonar das terras, tacando fogo na mata, roubando madeira, minerais, caçar animais, destruir a flora,.. crimes que deveriam ser inafiançáveis, devendo ser vedada, totalmente, a escrituração de propriedade por se tratar de apropriação indébita com falsa justificativa de terra devoluta. [Manfredo Winge, dez 2019]

 

·         Crimes contra o povo deveriam ser imprescritíveis. [Manfredo Winge, jun 2021]

 

·         Parques, reservas naturais, praças,.. públicos: - Privatizar? NÃO! Isto porque resultará, dia mais dia menos, em se perder o sentido de projeto com responsabilidade geral sobre área pública de acesso geral dentro de protocolos de bom uso e segurança. Serviços especializados de translado, hospedagem, alimentação, equipamentos específicos, guias especializados e facilidades assemelhadas em áreas de parques e praças públicos: Privatizar? SIM, mas depende do que pode segundo os estatutos de cada parque ou praça!  Isto porque irá dinamizar atividades auxiliares dentro do plano geral de responsabilidade pública de protocolos e ações visando o bem estar a segurança e atratividade aos usuários, turistas ou não, sem deformação de objetivos básicos de parques e praças.

(Ver  https://mw.eco.br/zig/emails/AMB191223PrivatizParquesPubl.pdf)

 [Manfredo Winge, abr 2019].

 

·         Ecologia, que para alguns negacionistas é crendice de “eco-chatos”, é ciência da maior importância social/econômica para entendermos e mantermos, o melhor possível, a evolução e organização harmônica da vida na Terra de modo a  podermos usufruir das riquezas naturais com o equilíbrio entre nossas reais necessidades e a preservação do meio ambiente. [Manfredo Winge, Rev. Nov2021].

 

·         A Verdade é o antisséptico da Democracia. [Manfredo Winge, mar 2020].

 

·         As extremidades políticas não fazem bem à Democracia. [Manfredo Winge, set 2021].

 

·         O “culto” fanático a um líder por parcela significativa da população é indício seguro de que a  democracia do país corre sério risco de vir a ser, se é que já não foi, destruída. [Manfredo Winge, jun 2021].

 

·         Na democracia devemos respeitar as pessoas que defendem ideias e ações diferentes das que defendemos, mas isto não quer dizer que devemos respeitar essas ideias e ações, podendo e até devendo, democraticamente, lutar contra elas quando são comprovadamente negativas e  deletérias. [Manfredo Winge, mai 2021].

 

·         Quando governo e seguidores entusiasmados começam a criticar a imprensa livre e à denegrir  juntamente  com os seus jornalistas, analistas e editores, sem demonstração cabal de fatos, mas com mentiras e outras práticas delituosas, cuidado! – pode estar sendo ou já foi gestada organização antidemocrática, fascista, comunista ou assemelhada, que somente busca o poder pelo poder. [Manfredo Winge, mar 2019].

Com o bom hábito de ler, aprende-se a melhor conversar, a bem criticar, a bem ouvir, a bem dialogar e, raramente, a se deixar enganar. [Manfredo Winge, jul 2022].

 

·         “Onde a imprensa é livre e todo o homem é capaz de ler, tudo está a salvo.” [Thomas Jefferson(1743-1826) in Almanaque Gaúcho – Zero Hora 20-21/6/20 ]

 

·         “Quem gosta de ler não morre só.” [Ariano Suasuna – citado no Programa “De olho na Educação – TV Culturta, maio,2021]

 

·         “Nossa liberdade depende da liberdade de imprensa, e ela não pode ser limitada sem ser perdida.”
[Thomas Jefferson(1743-1826) in

https://www.frasesfamosas.com.br/frases-de/thomas-jefferson/ 

 

·         Quando uma minoria ruidosa e histérica, idolatra seu "líder", exige extinção da suprema corte judicial e do legislativo, propondo uma DEMOCRACIA MILITAR (sic) em cartazes vistosos, está indicando sua opção violenta pelo crime lesa pátria de apologia à destruição de nosso já combalido regime democrático e de ataque frontal à semântica da palavra DEMOCRACIA. [Manfredo Winge, mai 2020].

 

·         "O poder tende a corromper, e o poder absoluto corrompe absolutamente, de modo que os grandes homens são quase sempre homens maus." [John Dalberg-Acton ­– Colab. José A. Urroz Lopes – mai. 2020]

 

·         Em um Estado Democrático de Direito, você, como todo o cidadão, tem total liberdade de opinião, porém se esta for baseada em mentiras, paixões ou crenças cegas, falácias, conclusões ilógicas, maldades,.. prepare-se para pagar, com seu nome e CPF, desde um pequeno mico até os rigores da lei para crimes de injúria e outros mais sérios ao prejudicar pessoas, coletividades ou instituições. [Manfredo Winge, mar 2020].

 

·         A ampla conscientização na defesa de ações éticas e pragmáticas, lastreada na educação de qualidade dos cidadãos, é essencial para que o Estado consiga resolver os reais problemas da coletividade, bloquear arroubos autocráticos e conduzir o país a uma constante, tranquila e venturosa evolução civilizatória. [Manfredo Winge, ago2021].

 

·         As ditas “redes sociais” na internet vieram para o bem, quando cidadão questiona e propõe questões de forma construtiva, e para  o mal, quando, em efeito de “boiada” ou de turba, transmite ou retransmite “verdades acabadas”, fruto de mentiras (fake News) geradas por interesses espúrios  de aproveitadores, de ignorantes ou de “líderes” autoritários. [Manfredo Winge, mar 2020].

 

·         Cuidado com os “donos da verdade”! Em geral são os maiores mentirosos e disseminadores de fake News. [Manfredo Winge, set 2021].

 

·         “Extremistas não dialogam com extremistas” e, por isto, só conseguiremos algum possível diálogo, face alguma “raiva” extremista, expondo com clareza e tranquilidade os fatos e análises cuidadosas guiadas por esses fatos e pelo bom senso. [Psiq. Daniel de Barros analisando a pandemia com Inês de Castro, em Programa radiofônico “Humanamente” em 19/12/20 com complemento de Manfredo Winge, dez 2020].

·         No meio está a virtude e o BOM SENSO para chegarmos ao CONSENSO. [Manfredo Winge, mar 2022].

 

·         Em situações de pandemias e outras, que desorganizam o tecido social, não engula suas indignações nem desista, mas procure os porquês, os comos e os quandos para propor algo construtivo. [Manfredo Winge, dez 2020].

 

·         Nestes tempos de “redes sociais”, as decisões e declarações públicas importantes que deveriam ser assinadas, testemunhadas e oficialmente divulgadas pelos governos, dão lugar a meros “tuítes” ou equivalentes com breves anotações tecladas e logo espalhadas no espaço cibernético para, com frequência, serem brevemente apagadas e/ou esquecidas. [Manfredo Winge, jan 2020].

 

·         Cuidado, a burrice coletiva pode dar um nó na democracia e eleger incompetências e extremismos desnaturados: valorize os dados dos currículos verdadeiros dos candidatos. [Manfredo Winge, dez 2020].

 

·         Países que misturam RELIGIÃO com POLÍTICA tendem a um ATRASO de consequências as mais gravosas, pois Política e Religião são como água e azeite, não se misturam nas condições políticas normais, democráticas. [Manfredo Winge, jan 2020].

 

·         Em questões políticas e outras, não são raros os casos em que espírito de corpo, já normalmente problemático, tende a se transformar em espírito de porco. [Manfredo Winge, fev 2021].

 

·         Segurança geral com reconhecimento facial automático difuso pode ser uma grande ameaça de invasão da individualidade e tornar-se o “Big Brother” orwelliano em países com governo autoritário e/ou leniente com o uso criminoso por empresas privadas ou instituições de governo. [Manfredo Winge, fev 2020].

 

·         Bom senso e com espírito crítico, mas construtivo? – Sempre !!. Mas, de preferência, com humor para não piorar tudo, principalmente nos tempos de muitas falsidades, crendices, ingenuidades e com fortes contestações tipo “nós contra eles” como os que temos vivido. [Manfredo Winge – jan 2019]

 

·         "…. mesmo no tempo mais sombrio temos o direito de esperar alguma iluminação, e que tal iluminação pode bem provir, menos das teorias e conceitos, e mais da luz incerta, bruxuleante e frequentemente fraca que alguns homens e mulheres, nas suas vidas e obras, farão brilhar em quase todas as circunstâncias e irradiarão pelo tempo que lhes foi dado na terra." [Hannah Arendt, Homens em tempos sombrios. 1987 - Colab. Álvaro Rodrigues dos Santos  – fev 2020].

 

·         Ataques, apócrifos ou não, que criticam generalizadamente políticos e juízes por regalias e malfeitos, propondo a derrubada do Congresso e do STF, são irresponsáveis e/ou criminosos, visto que na Democracia tudo tende a ser transparente o que facilita  que se critique e/ou processe o quê ou quem está errado de forma específica e pontual para que a nossa máquina governamental seja consertada dentro da lei e da ordem do Estado de Direito. Já nas ditaduras o que ocorre é que o primeiro bastião a cair ou ser corrompido é o Estado de Direito junto com as estruturas democráticas associadas o que é seguido pela instauração da censura, intensa propaganda estatal ufanista, regras duras com perseguições à livre expressão,.. e secretismo estatal escondendo do cidadão e contribuinte a verdade do que ocorre sob o manto das regras ditatoriais impostas aos “inimigos” não raramente com impunidade de asseclas criminosos. [Manfredo Winge – nov 2020]

 

·         Nunca!! Nunca ataque os pilares institucionais da nossa democracia, mas sim ajude a escolher métodos sábios que permitam a boa escolha das “pedras” que compõem estes pilares e que, se estas vierem a se mostrar comprovadamente ruins, qual a forma da sua rápida de substituição mantendo a democracia de pé e respeitada. [Manfredo Winge – fev 2020].

 

·         Critique-se e processe-se membros das instituições fundamentais do Estado Democrático de Direito (executivo, legislativo, judiciário) que estejam agindo deletéria a criminosamente, mas preserve-se esses pilares da democracia como prevenção às ditaduras com suas vilanias. [Manfredo Winge – jan 2021].

 

·         Não adianta nada se ter a melhor Constituição e leis maravilhosas, beirando utopias, se, na real, o Povo, mantido, maiormente, sem instrução e cultura, vota muito mal por conta de propagandas fajutas, compra de votos, etc. e acaba elegendo pústulas que, reunidos em hordas de malfeitores, usam a força da própria Constituição para se prostituírem com auto benesses e corromperem toda a administração pública, corroendo, por dentro, a própria democracia. [Manfredo Winge - out 2017].

 

·         Sob a mais livre das constituições um povo ignorante é sempre escravo. [Marquês de Condorcet. Filósofo e matemático francês, Séc. XVIII – lembrado no programa Todos pela Edicação – TV Cultura em 13/2/21]

 

·         Sem a associação e o respeito a organismos mundiais representativos das nações e com membros bem escolhidos as tiranias ficarão livres para destruir o tecido legal, social e humanitário que deve conduzir cada nação. [Manfredo Winge – jan 2021]

 

·          A Democracia cresce e muito com críticas e debates construtivos, mas pode decair, rapidamente, com governos autoritários cheios de verdades acabadas e que estimulam seguidores a atacar qualquer crítica a considerando como feita por inimigos. [Manfredo Winge – set 2020]

 

·         Governos que desprezam e lutam contra o conhecimento científico e a cultura humana, além de darem atestado de ignorância, normalmente, carecem de alteridade e de competência para governar uma nação. [Manfredo Winge – fev 2022]

 

·         A propaganda eleitoral, principalmente quando usa custosos marqueteiros para maquiar a figura do candidato, é um, talvez o principal, dos motores da corrupção que assola o Brasil e vários países mundo afora. Veja uma sugestão para corrigir. [Manfredo Winge, Rev. 13/02/20]

 

·         “Nunca se mente tanto como antes das eleições, durante uma guerra e depois de uma caçada.” [Otto von Bismarck - estadista unificador (Chanceler de Ferro) da Alemanha no século XIX – Colab. Harmut Beurlen – jan. 2019]

 

·         “Os cidadãos não poderiam dormir tranquilos se soubessem como são feitas as salsichas e as leis.” [Otto von Bismarck - estadista unificador da Alemanha no século XIX – Colab. Harmut Beurlen – jan. 2019]

 

·         Todos os candidatos a cargos eletivos deveriam ter passado por exames de qualificação e de análise psicológica visto que é um contrassenso que um líder ou um legislador que venha a nos governar  ou a fazer e avaliar leis não esteja habilitado, técnica e psicologicamente, para o cargo. [Manfredo Winge – mai 2019].

 

·         “Todos nós sabemos que é muito melhor prevenir do que remediar, mas vivemos remediando”.. [jornalista Maria Beltrão em programa de TV- Estúdio_i]

 

·         Lembrar sempre que a solução, rápida e efetiva, exige um bom entendimento de qual é o problema ou problemas em jogo. [Manfredo Winge – dez 2018]

 

·         Planejar.. planejar..planejar.. e, então, tudo Ok? Ok, aí é aprovar para só executar no tempo certo e programado, com recursos e tudo o mais garantido conforme previsto (ver sugestão). [Manfredo Winge – mar. 2018]

 

·         “A substituição do dado e do argumento pela opinião é uma tragédia coletiva. Vivemos o triunfo da vontade, da minha vontade.” [Leandro Karnal – artigo “Magia e Ciência”, caderno DOC- Zero Hora – fev. 2019]

·         Fanatismo de qualquer natureza – religioso, político, pseudocientífico..- sem o mínimo indispensável de análise sempre acompanhada por boa dose de ceticismo, assim como moralidade exacerbada e a falta de senso crítico em questões socialmente relevantes, são forte empecilho para o desenvolvimento democrático de nações, clubes, tribos, famílias,.. e que, não raramente, levam a estupidez de injustiças, intrigas, atitudes de vias de fato desde pessoais até guerras entre nações. [Manfredo Winge – Rev. jan 2019].

 

·         No mundo todo ninguém é igual a outrem a não ser nos direitos e obrigações constitucionais de países verdadeiramente democráticos. [Manfredo Winge – abr2020].

 

·         ESTADO: nem paquidérmico e durão nem pequenino e frouxo; deve ser leve, ágil, eficiente, honesto e democrático com garantias institucionais. POVO: nem venerador, nem vândalo e nem eterno tutelado; deve ser consciente e crítico, autossuficiente, democrático e solidário [Manfredo Winge].

 

·         Os partidos políticos brasileiros, hoje desacreditados “até a medula” como Partidos Políticos, inventaram a “SOPINHA DE LETRAS” para se auto re-designar sem a indicação de “partido” como, p.ex.: Centro Democrático, Progressistas, Patriotas, MDB, Livres, Democracia Cristã e Avante e, assim, continuar com a mesma organização de fachada sem seguir compromissos a programas e projetos sérios de governo, enganando o povo mais iletrado com vistas a voltar a eleger os mesmos incompetentes e corruptos que vêm detonando com a nossa pátria. (ver também o Estadão). [Manfredo Winge – Rev. jan 2019].

 

·         Um regime “social”- comunista, nacionalista e populista - focado em economia estatizante, sempre descambará para regime autoritário com liberdade limitada a inexistente, de um único e grande patrão - o “Estado” - que tudo sabe, sem criatividade, paquidérmico com economia e democracia decadentes e preços manipulados, com população dopada por propagandas maciças de “grandes feitos” e que incluem bravatas contra algum grande inimigo e perseguidor “imperialista”, rica em subempregos e serviços públicos decadentes, com acólitos, burocratas e puxa sacos, e uma inevitável tendência a perseguir, prender e até executar os do “contra” e, assim, até provocar guerras fratricidas. [Manfredo Winge, um “comunista” durante fase infanto-aborrecente” – Rev. jan 2019].

 

·         Muito poder $$ concentrado só dá problemas, ainda mais em se tratando de serviço público.  Mude-se a metodologia do “pires na mão” para alocação direta e eletrônica e tempestiva das despesas previstas conforme planejadas ao órgão/rotina/projeto responsável pela execução, indique-se CPF de responsável por cada centro de custo  operacional nos vários projetos e rotinas do País e inverta-se a pirâmide de distribuição da arrecadação fiscal para municípios 60%, estados 25% e união 15%  e o povo, mais perto dos gestores municipais  de carreira pública, saberá cobrar destes a lisura, eficiência e eficácia na administração das atividades e projetos  públicos. [Manfredo Winge – Rev. fev 2019].

 

·         “ESTÁ NA HORA DE PORTAR LIVROS NO BRASIL - Não me preocupam as armas, mas o nível de educação das pessoas que irão usá-las”. [Guershon Kwasnievsky - rabino]

 

·         “Não há livro moral ou imoral. O que há são livros bem escritos ou mal escritos.” [Oscar Wilde]. De forma semelhante, pode-se dizer que obras de arte podem ser desde ótimas a péssimas, de mau gosto, sendo que estas, muitas vezes, nem são consideradas obras de arte. [Manfredo Winge].

 

·         As bibliotecas escolares e as públicas são templos democráticos do conhecimento e os livros são suas colunas de sustentação. [Manfredo Winge– set 2020].

 

·         Não confundir os conceitos diferentes de ‘liberdade democrática’ com ‘frouxidão moral, sem ética’, pois esta última pode até destruir a própria democracia. [Manfredo Winge, jan 2019].

 

·         Políticos de vários partidos deste país maravilhoso, suspeitos, indiciados, corruptos, réus e já condenados, “Nunca se juntaram por educação, saúde e segurança e agora se unem para salvar a própria pele” [“entre”: Marina Silva, presidenciável, in BBC Brasil – Fernanda Odila - 2018]

 

·         Malandro demais sempre acaba se atrapalhando [provérbio popular].

 

·         "Mentira tem perna curta [provérbio popular]. Parafraseando esse provérbio:  A verdade pode demorar, mas acaba alcançando a mentira que tem pernas curtas. [Manfredo Winge – ago 2020].

 

·         Dr Google é um rábula algorítmico muito competente para nos trazer informações sobre qualquer assunto que nos interessa desde que se lhe dê as palavras-chave corretas. Só tem um problema que parece que pouca gente sabe:  ele não tem – ainda – capacidade de separar informações corretas das falsas de sites fajutos, maliciosos, de gente ignorante e/ou de mau caráter.. e que, normalmente, são a maioria das que vem nestas buscas pela WEB visto que “as verdades” que vêm sendo repassadas pelas “redes sociais” são, muitas vezes, de risíveis a extremamente perigosas e destrutivas [Manfredo Winge – Rev. jan 2019].

 

·         As panfletagens mal intencionadas e apócrifas, contadas em milhares, vão cedendo lugar às “verdades pesquisadas”, engolidas e expelidas sem análise nem verificação e replicadas aos milhões via “redes sociais” da internet, esta fantástica ferramenta de armazenagem do conhecimento que, em si, é “burra” assim como o papel do panfleto também é. Eles simplesmente transmitem o que humanos ignorantes, mal intencionados ou fanatizados veiculam para aproveitamento ou para tumultuar o entendimento democrático entre as pessoas

 

·         Nas sociedades existem três tipos principais de pessoas: - às que congregam; às que desagregam e às que não cheiram nem fedem.

 

·         “Legado” da política brasileira, principalmente dos últimos governos: “Dados da ONU mostram que, em 2015, a soma dos homicídios ocorridos em 150 países, incluindo Estados Unidos e da Europa, foi de 55.525. No Brasil, nesse mesmo ano, foram 55.574.” [In: POLÍTICA, Rosane de Oliveira, Zero Hora 23-24/9/17 pg 6].

 

·         DITADURA É DITADURA! E a sua única e estúpida ideologia é a autocracia! E aí, não é questão de esquerda nem de direita!!! [Manfredo Winge, nov 2021].

 

·         A melhor das ditaduras nunca será melhor do que a pior das democracias, visto que a primeira cresce com restrições progressivas de liberdade, sempre tende a piorar e frequentemente acaba com perseguições como o fascismo e sangue derramado entre irmãos. Já a segunda, se não for destruída por populismos, corrupção e ditaduras, muitas vezes gestados pelas facilidades da própria democracia, tende a evoluir para uma sociedade fraterna, justa, com segurança jurídica e com povo mais feliz e realizado. [Manfredo Winge, 11/10/17– Rev. jan 2019].

 

·         República (res publica = coisa pública) e democracia são quase sinônimos, a primeira significando que não há dono especial do País e a segunda que é o Povo quem manda, direta ou indiretamente, dentro do ordenamento jurídico amplamente aprovado pela maioria da Nação. [Manfredo Winge, jun 2019].

 

·         As extremas, direita e esquerda, em política são as duas faces, cara e coroa, da mesma podre moeda que alimenta a mente e a ação perversa de fanáticos destruidores das democracias. [Manfredo Winge, jan 2020].

 

·         O pau que bate em Chico, também bate em Francisco: - se hoje se procura um meio de descartar chefias e deslocar funcionários públicos, competentes, só por um, às vezes suposto, viés “ideológico de esquerda" para colocar substitutos de "direita", abre-se a porteira da falta de bom senso e irresponsabilidade continuada para, inclusive, em próximo governo, também temporário, continuar a se fazer a mesma besteira só que para pessoas de "ideologia de direita" caso o novo governo tenha outro viés “ideológico”, e quem perde sempre é a Nação. [Manfredo Winge, jan 2020].

 

·         “Propaganda” política (eleitoral) - de custosas campanhas - é, na real, uma grande empulhação porque não informa um mínimo dos currículos de todos os candidatos para podermos selecionar e eleger os melhores senadores, deputados e vereadores, para nos representar e fazer boas leis, fiscalizar o executivo, etc. sempre com muita probidade [Manfredo Winge, out 2017]. (Ver proposta em

https://mw.eco.br/zig/sug/POL_01_Portal.pdf)

 

·         O bilionário Fundo Eleitoral (inconstitucional?), criado por políticos interessados só em se reeleger,  é um grande embuste no qual está se dando dinheiro do povo para propagandas fajutas, com pouca ou nenhuma informação relevante e a custos enormes, só para atender pessoas que ainda são meros Candidatos à representação do povo e, assim, não poderiam estar despendendo recursos públicos para tais “campanhas”. [Manfredo Winge - jun 2017]. (Sugestões: ver em  PORTAL DE CANDIDATOS: https://mw.eco.br/zig/sug/POL_01_Portal.pdf  )

 

·         Essencial na REFORMA POLÍTICA: - Proibindo-se as deletérias “propaganda” política e as reeleições para os mesmos cargos “dá-se um tiro mortal” na corrupção. [Manfredo Winge, out 2017].

 

·         Em ofidiário só pode botar a mão quem entende de cobras. [Manfredo Winge, fev 2019].

 

·         Que é que você acha desta idéia?? A pior resposta a uma pergunta ou a uma sugestão, pior do que uma crítica destrutiva ou uma falsa anuência, é o silêncio tumular [Manfredo Winge].

 

·         “O preço da liberdade é a eterna vigilância” [Thomas Jefferson (?); bordão da extinta UDN?].

 

·         Autoridade se conquista com honestidade, conhecimentos, humildade e competente gestão; autoritarismo é imposto com ilusão, enganação, maldade e canhão. [Manfredo Winge, mai 2019].

 

·         Em tempos de autoritarismo, infelizmente muita gente boa confunde atitudes arrogantes e destrutivas plenas de excessos e omissões deletérias do "mandante de plantão" com a postura altaneira, aberta, construtiva e tranquila dos grandes estadistas democráticos. [Manfredo Winge, jul 2020].

 

·         Tem que ter a correta informação para poder ser dono da situação (sem fakes). [Manfredo Winge, fev 2019].

 

·         Atualmente, em “nossas redes sociais”, a mentira e a ignorância correm e se propagam mais rápidas do que a verdade e a ciência, como fruto de uma pitada de hermetismo dos cientistas  e, principalmente, da aculturação política do povo que se encontra há muito tempo sem projetos sérios de ensino e cultura públicos. [Manfredo Winge, mai 2019].

 

·         Posts, vídeos, etc. com acusações ou denúncias, maiormente apócrifas,  a instituições apresentadas de forma generalizada, sem sujeito e/ou objeto específico, ou denegrindo pessoas por um lado ou super elogiando outras, por outro, afrontam o bom senso, estimulam conflitos, inibem a boa discussão democrática e são comuns em “rajadas” de fakes. [Manfredo Winge, mar – rev. mai 2020].

 

·         Informação é informação e deve ser lastreada em fato(s), podendo, inclusive, corresponder a uma interpretação de fatos, mas, neste caso, essa condição deve ser claramente explicitada na própria informação com indicação de origem para poder ser recuperada e avaliada. [Manfredo Winge, abr 2021].

 

·         Desinformação é uma falsa informação decorrente de engano ou erro, ignorância, crendice ou interesse(s) espúrio(s) e, para o bem de todos, deve ser denunciada porque pode causar muitos danos de gravidade variada ao povo em geral, a uma pessoa e/ou a uma instituição, empresa, etc.  [Manfredo Winge, abr 2021].

 

·         “Desinformação se combate com informação de qualidade (e educação)”. [Flora Arduini –Coord. AVAAZ, mai 2020 – Ver CRIMES DA DESINFORMAÇÃO – FAKE NEWS].

 

·         O que agride a Segurança Nacional não é a informação; é a desinformação ("segredos de estado"). A informação correta é indispensável à SEGURANÇA DEMOCRÁTICA [frase modificada de um promotor público, ao requerer dados do Ministério da Aeronáutica sobre o "APAGÃO AÉREO" em agosto de 2007]

 

·         Sobrou comida no prato??? ...ou a comida está errada ou você está muito errado (1/3  da comida mundial produzida vai para o lixo) [Manfredo Winge].

 

·         "Começar bem começado e terminar bem terminado"[D.Arminda, artesã de Mumbuca, Jalapão,TO em programa da TV].

 

·         "to overspecialize is to risk becoming generally ignorant" [In: Nisbett,E.G. 1987. THE YOUNG EARTH – An introduction to Archaean geology].

 

·         “Civilization exists by geological consent, subject to change without notice”. [LinkWill Durant, historiador e filósofo Americano].

 

·         O Homem (Homo sapiens) é fruto e parte da Natureza, mas vive a predando desde a Pré-história em progressão aritmética e, agora, geométrica; cuidado  que as respostas negativas, destruidoras do meio ambiente agredido, já bem evidentes, podem se multiplicar em escala avassaladora e de forma permanente. [Manfredo Winge, abr 2019 – Parafraseando o filósofo Will Durant].

 

·         Ao desmatar criminosamente não se perde só a mata, como dizem alguns “especialistas” irresponsáveis; perde-se clima mais ameno e úmido, propiciado por boa cobertura de solo e vegetais e, pela erosão da terra exposta, perde-se o capeamento de solos que leva milhares de anos para se formar e estruturar a partir da alteração progressiva das rochas. Junto com a floresta e o solo vão-se embora, também, todos os seres macróbios e micróbios normais do local e a água subterrânea no solo contida e fonte de muitas nascentes. A gleba acaba imprestável para atividades agropastoris e o solo, levado por erosão como sedimentos em enxurradas, vai entupir os canais de córregos e rios, diminuindo a carga hídrica fluvial e prejudicando navegação, pesca, etc. além de favorecer transbordamentos e enchentes muito fortes nos tempos de chuvas [Manfredo Winge – Rev. jan 2019].

 

·         Água e Floresta são dependentes uma da outra no ciclo terrestre da água, acabando com uma a outra vai minguar e até acabar. [Manfredo Winge – set 2021].

 

·         Queimadas e desmatamentos ilegais, que têm sido estimulados na Amazônia e, por ignorância, de forma difusa por todo o Brasil, acabam com as nascentes, boas e ruins, e detonam a formação de nuvens; assim, sem chuva e água no solo, despenca  toda a produção agropastoril e industrial atual (e futura), da região tendendo a transformá-la em área cada vez mais degradada e até desértica. [Manfredo Winge – nov 2021].

 

·         Peça ajuda a quem é ocupado, pois desocupado costuma não fazer nada [autor desconhecido].

 

·         “Indubitavelmente, nada se ocupa de quem não se ocupa de nada.” [Thomas Jefferson(1743-1826) in https://www.frasesfamosas.com.br/frases-de/thomas-jefferson/ ]

 

·         Acabar com 90% da corrupção pública no Brasil? Acabe-se o foro privilegiado - consenso das pessoas democráticas [Manfredo Winge].

 

·         Política não é profissão. É liderança/representação popular temporária. [Manfredo Winge].

 

·         Coordenação (ordenar com) é a chave mestra no planejamento e na ação das lideranças públicas em uma República Democrática. [Manfredo Winge, jun 2021].

 

·         Para uma administração pública eficiente e eficaz,  as lideranças, maiormente as mais altas e/ou de maior responsabilidade, devem contar com conselho de especialistas competentes e respeitados. [Manfredo Winge, jun 2021].

 

·         “Políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos pelo mesmo motivo” [Eça de Queiroz, pensador/escritor].

 

·         "Quem com porcos se mistura, farelo come" [adágio da 'vó' Dorinha, lembrado pela Stella].

 

·         Quem cuida do que tem não pede nada pra ninguém e emporcalha menos o mundo com lixo da oniomania [Manfredo Winge].

 

·         Para os que sofrem de oniomania: “Nada é bastante  para quem considera o suficiente como pouco.” [Confucio,552- 489 a.C].

 

·         Não é fácil brincar de gente (frase aplicável a tantas situações!). ["Es ist nicht leicht Mensch zu spielen" – Bertha Louise Dreher nascida 7/1/1857em Trieste  apud bisneta Ellen Bisconti­ - contribuição em Jan.2019]

·         Quem faz bem feito, faz uma vez só [autor desconhecido].

 

·         "Um toque de bom gosto valoriza a obra e o autor" [Inscrito em lápide no jardim do prédio da Petrobrás em Brasília].

 

·         As ciências crescem com interrogações e as religiões com exclamações e aclamações. [Manfredo Winge].

 

·         Não existe cientista que sabe tudo, existem cientistas que por curiosidade, competência e prazer em pesquisar, usando metodologias científicas, trazem conhecimentos de grande utilidade direta ou indireta para todos. [Manfredo Winge, jan 21].

 

·         FÉ e CIÊNCIA são distintas; seria a máxima contradição ter um pensamento mágico, típico de crendices e das idolatrias, religiões, etc., para provar algo por FÉ. A Ciência cresce com DÚVIDAS, curiosidade e ânsia de saber e com trabalhos rigorosos de PESQUISA, na busca da verdade dos fatos e processos naturais. [Manfredo Winge, janv 2022].

 

·         O destino só existe depois de realizado ou acontecido [Manfredo Winge].

 

·         “Por maior que seja o buraco em que você se encontra, pense que, por enquanto, ainda não há terra por cima.” [Dercy Gonçalves (1907-2008)].

·         “Corrija um sábio e o fará mais sábio, corrija um tolo e o fará seu inimigo.” [de autor desconhecido; enviado por Marcelo Aiquel].

 

·         Ao contrário do que dizem os integralistas/positivistas (“Ideias não são metais que se fundem”): Ideias são como certos metais que até podem se fundir para formar ligas, de muito boas a muito ruins o que depende dos metais, suas proporções, condições físicas e, até, do(s) metalúrgico (s). [Manfredo Winge].

 

·         O bolsonarismo é o integralismo ignorante.  [Otávio Guedes, em programa Globo News em Ponto, 27/7/21]]

 

·         Gente que diz “detestar a política” na verdade está praticando uma má política: à da alienação que dá carta branca aos nossos representantes políticos, muitos dos quais jogam pesado contra os representados: o povo brasileiro. [Manfredo Winge]

 

·         Os políticos eleitos são nossos representantes e, portanto, devem estar, por um lado, sempre ouvindo o que o povo precisa e quer e, por outro lado e de forma totalmente transparente, falando e mostrando ao povo o que, como e quando estão fazendo para que o povo seja realmente atendido. Fica, assim, evidente que todas as ações políticas devem ser anunciadas, o mais breve possível e que toda e qualquer votação de matéria parlamentar e, mesmo executiva, exceto em situação de guerra do País, deve ser em VOTO ABERTO e registrada e disponibilizada em tempo real ou mais breve possível para o fácil e imediato acesso à população. [Manfredo Winge, fev 2019].

 

·         “Ou o Brasil acaba com a milícia ou a milícia acaba com o Brasil”. [Marcelo Lins, jornalista parafraseando a música da praga da saúva, no programa ‘Estúdio i’ da TV em dez/20].

 

·         Parafraseando ditado popular com adaptação: Quem não tem competência, ética e humildade para bem ouvir que não se estabeleça na política. [Manfredo Winge, abr 2020].

 

·         "quem muito abarca pouco aperta" [adágio cearense lembrado pela 'vó' Dorinha].

 

·         Quem vai com muita pressa, tropeça e acaba atrasando [Manfredo Winge].

 

·         Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la. [Marcus Tullius Cicero, 43 a.c.]

 

·         Se ao lado da biblioteca houver um jardim, nada faltará. [Marcus Tullius Cicero, 43 a.c.]

 

·         Viver sem amigos não é viver. [Marcus Tullius Cicero,43 a.c.]

 

·         Não basta adquirir sabedoria; é preciso, além disso, saber utilizá-la. [Marcus Tullius Cicero, 43 a.c.]

 

·         O hábito de tudo tolerar pode ser a causa de muitos erros e de muitos perigos. [Marcus Tullius Cicero, 43 a.c.]

 

·         Marco Mendes, pesquisador do INSPER e dos criadores da PEC do Teto de Gastos, lembrou que é preferível investir maciçamente em Educação e Saúde do que gastar com “projetos” que ligam coisa alguma com lugar nenhum. [Discussão sobre emendas e coisas assemelhadas no Programa Globo News em Ponto de29/10/21]

 

·         O Socialismo para mim não representa o ensejo de vingança sobre os crimes do Capitalismo, nem de justiçamento daqueles que se valeram egoistamente da exploração dos trabalhadores e da marginalização e sofrimento dos povos, mas sim a grande oportunidade de construção de um mundo onde a singela felicidade humana, universalmente compartilhada, constitua o objetivo e a razão de vida de cada um e da sociedade como um todo. Essa premissa humanista e iluminista é essencial, pois significa que o Socialismo deverá ser imaginado e construído sob o exercício da compaixão humana e da ousadia libertária do pensamento, não com impulsos de ódio, regramentos e represálias. [Álvaro R. dos Santos. Ago 2022]. 

 

 


 

[início]


PERGUNTAS (IN)CONVENIENTES

E QUE NÃO QUEREM CALAR
(com algumas respostas sugeridas ou subentendidas)

 


·         Ucrânia: - as carnificinas e destruições de cidades crescem na terra invadida pela Rússia e as relações diplomáticas mundiais tornam-se confusas e muito perigosas por conta, mais uma vez,  da estupidez e da ridícula busca de poder de UM AUTOCRATA e de seus asseclas com o silêncio de seus governados. Financiadores e “industriais da morte”, os abutres da indústria bélica, esfregam as mãos satisfeitos com os seus “bons” negócios necróticos. Quando é que o Estatuto da ONU vai ser mais democratizado de verdade para, entre outras coisas, com base em maioria simples dos países participantes, poder impor, por lógica humanística e metodologia democrática, acordos mundiais como, por exemplo, a PROIBIÇÃO MUNDIAL das terríveis indústrias bélicas e refrear totalmente os autocratas que   campeiam no mundo atual provocando tantos atos anti-civilizatórios? [Manfredo Winge – mar 2022].

 

·         Pergunta que não quer calar: - É o dinheiro que produz trabalho ou é o trabalho que produz dinheiro? [Manfredo Winge – out 2021].

 

·         O dinheiro, criação da humanidade para substituir o escambo direto, dirige-se agora, rapidamente, para a virtualidade total ou, seja, “dinheiro” só digital o que poderá levar a essa “moeda” digital ser universal. Isto considerado, não seria hora de os países já irem sentando em volta da mesa grande (ONU?) e discutirem as regras do jogo para que esse potencial “dinheiro” digital futuro seja universal e de controle rígido que dificulte toda e qualquer manipulação deletéria à integridade deste sistema universal de “moeda única” lastreada somente em ativos reais ?? [Manfredo Winge – out 2021].

 

·         O que é mais importante em um país democrático? – É o seu Povo, coletiva e individualmente, sem distinção de classes, raças, características físicas, opções sexuais, religiosas, ideológicas, políticas e outras, sejam de grupos majoritários ou minoritários, dentro de preceitos democráticos e, em consequência, obrigando seus governantes e representantes a dedicarem-se, como funcionários públicos que são, com competência, dedicação e humildade, buscando, sempre, as liberdades individual e coletiva, o concerto, o progresso social e a harmonia da Nação. [Manfredo Winge – jun 2019]

·         Em uma pandemia de agente virótico, altamente contagioso, quem fomenta o descumprimento de normas sanitárias legalmente instituídas não está praticando a desobediência civil com agravante de prevaricação em caso de ser agente público por interesses pessoais?  [Manfredo Winge – dez 2020] 

 

·         Será que Pelé estava certo quando disse que o povo não sabe votar? Talvez parcialmente sim, por dois motivos ou mais: 1º, porque em toda a escola (nível médio ou até antes) deveria se desenvolver o hábito do bom, objetivo, conciso e democrático diálogo, aprendendo o que é política, a receber e fazer críticas construtivas e outras práticas dialéticas, inclusive simulando e praticando processos eleitorais para escolhas, ex.gr., de representante de turma com autoridade para, representando-a, levar, com responsabilidade, críticas e sugestões aos professores e até à diretoria; 2º, porque, por mais instruído que seja o eleitor, sempre precisará ter informações verídicas e essenciais para decidir o melhor voto sobre os candidatos o que não acontece hoje pois ele é (somos) guiado por propagandas custosas sem dados essenciais dos candidatos, situação que afeta mais a maioria de baixa escolaridade. (Ver a Sugestão: PORTAL DOS CANDIDATOS).  [Manfredo Winge – set 2020].

 

·         Será que o resultado final de eleições, confirmando as pesquisas eleitorais, é uma indicação de que estas, realmente, foram fruto de um trabalho científica, democrática e politicamente seguro? – ou será que os eleitores é que, por ignorância ou por inconsistência democrática, não acabaram justamente votando em massa e tendendo a eleger “ganhador” das pesquisas? (ninguém gosta de perder)... Não seria o caso de evitar a “certificação oficial” às “pesquisas eleitorais” ou até de proibir estas para evitar que as eleições sejam maculadas pela indução de voto? [Manfredo Winge – Rev. fev 2019].

  

·         O voto “útil” (democraticamente inútil) em casos de 2º turno, ao ser usado em massa para apoiar qualquer candidato só porque o eleitor não quer ver nem por sombra o rival no poder, não leva o pleito a ser viciado pelo voto negativo? Não é a democracia que perde? Evitar erros é muito melhor do que corrigi-los, ainda mais em política representativa e democrática. Não seria o caso de se criar uma nova opção de “voto REJEIÇÃO” de todos os candidatos relacionados na tela ou cédula caso nenhum fosse  considerado pelo eleitor como competente para o cargo? Inclusive e principalmente os em disputa final para presidente, governador ou prefeito?  Nesta proposta, caso ganhasse a rejeição, outros candidatos deveriam ser apresentados pelos partidos para uma nova eleição específica para o mesmo cargo tendo em vista a decisão majoritária dos eleitores impugnando todos os anteriormente apresentados.  Obs. Isto aprovado obrigaria todos os partidos a serem muito mais sérios do que hoje selecionando melhor os seus candidatos. [Manfredo Winge – Rev. fev 2019].

 

·         Será que ao votarmos em candidato a mandatário que defende a tortura e/ou o torturador, a bala em criminoso ou suspeito já rendido e crimes análogos, não corresponde a assumirmos e autorizarmos tais crimes covardes de lesa-humanidade? [Manfredo Winge – Rev. fev 2019].

 

·         Será que não são antidemocráticas as nossas eleições em que não são dadas aos eleitores as informações mínimas relevantes e verdadeiras de todos os candidatos para haver escolhas verdadeiramente representativas? (Sugestões em “DESPESA NULA em campanhas eleitorais, a verdadeira e necessária reforma política”)

 

·         Será que o TSE e TRE’s possuem lista (s) que possa ser postada na internet de todos os vereadores, deputados, senadores, prefeitos, governadores e presidentes eleitos desde o começo da República e quantas vezes e em que períodos exerceram o mesmo cargo?

 

·         Catequese religiosa ou político-ideológica em escolas públicas? NÃO ... pois é um total contra senso. As igrejas,  isentas de impostos, e os partidos políticos, aquinhoados por vultosos  recursos dos contribuintes, que o façam, mas sempre respeitando o direito de debate democrático.

 

·         Os fins justificam os meios? NÃO!! Os fins não justificam meios ilegais que acabam, geralmente, tornando-se mais problemáticos do que os erros que se pretende corrigir. [Manfredo Winge – mai 2020].

 

·         Será que muitos skinheads e entes assemelhados que torturam e matam homossexuais, pedintes, negros, etc. não são figurinhas que querem passar por “machos dando porrada” porque não conseguem “sair do seu psico-armário” cor de rosa?

 

·         Feminicídio e homofobia crescentes no País... são principalmente causados por "machões"  violentos que não conseguem sair do "armário"??? Ao primeiro sinal, prisão com educação,  discussões em grupos e com tratamento psicológico do infrator. [Manfredo Winge – jan 2020].

 

·         Você não tem ânsias de vomitar quando vê “propaganda” política – política precisa propaganda? – dizendo nada com nada, bulhufas, néris de néris ... envolvendo muito toma-lá-dá-cá, custos astronômicos e, pior, usando  dinheiro do povo brasileiro, dinheiro este que poderia salvar vidas, melhorar o ensino e a segurança nacionais? [Manfredo Winge – jan 2020].

 

·         Para solucionar 90% dos problemas de corrupção pública, da má administração pública, etc. por que é que não se faz um plebiscito nacional restaurando a cláusula constitucional que proibia a reeleição, mas, agora, como cláusula pétrea? [Manfredo Winge – jan 2020].

 

·         Para acabar com o festival de rendimentos públicos díspares e seus penduricalhos acintosos, por que é que não se restaura o conceito constitucional de critérios de isonomia entre carreiras equivalentes entre os poderes da república? - e, para não estarem sendo alterados a todo o momento os valores salariais, por que é que não se atribuem valores referentes ao salário mínimo nacional para cada degrau de cada carreira ao invés do atual referencial único de topo (juízes do STF) para algumas carreiras privilegiadas?

 

·         ‘A lei é igual para todos’ (CF). Por que militares supostamente criminosos devem ser julgados por uma JUSTIÇA MILITAR, mesmo em se tratando de crimes comuns?

 

·         Qual a diferença criminológica entre difamação, injúria e outros crimes quando postados via impressa ou na internet?

 

·         O alcoolismo destrói pessoas e famílias; ele é causa de terríveis acidentes e de rusgas terríveis por motivos triviais, além de provocar doenças como cirrose e outras de extrema gravidade. Por que o congresso não analisa e aprova os projetos anti-alcoolismo análogos aos aprovados de antitabagismo que vêm apresentando sucesso crescente?

 

·         Será que o Brasil é o “País do Futuro”, conforme já aventado por Stefan Sweig? Sim, certamente, desde que os governos sejam sempre democráticos e humildes, saibam ouvir o povo, os funcionários de carreira e conselheiros globais e setoriais de modo a bem planejar e executar os projetos de curto a longo prazo e as atividades públicas rotineiras, priorizando a qualificação do povo pela educação, cultura e pesquisa científica, sem interferências de interesses espúrios que hoje surgem após cada nova eleição, lembrando que temos enorme potencial de energia limpa (solar, eólica, rios com fortes correntezas para milhares de usinas sem barragens), biomas com alta biodiversidade e enorme potencial de aproveitamento sustentável, turismo, agronegócio sustentável e com maior valor agregado, etc.      

 

·         Por que não se revê o Protocolo e timing dos processos eleitorais de modo a que TSE e TRE’s, em forças-tarefa e com bastante tempo, fiscalizem o passado de candidatos eleitos bem como dos gastos com “propaganda eleitoral” antes das posses, evitando as costumeiras “posses temporárias” de “fichas-suja” e de maus administradores com grandes gastos e prejuízos diversos? E nestes casos, porque não se declara eleito o 2º colocado na eleição ao invés de gastos extraordinários e muito inconvenientes com nova eleição?

 

·         Candidato a GARI: coleta de lixo - pré-requisito: 2º ano completo do 1º grau. Candidatos a políticos do legislativo em geral: saber leis, criar leis, discutir projetos de leis, discutir e aprovar projetos executivos, fiscalizar gastos e execução dos programas e atividades públicas, discutir e aprovar orçamentos anuais, .... e  representar o povo brasileiro - pré-requisito: PROVA DE SER ALFABETIZADO. Pode? Está certo que analfabeto pode votar, mas, ao contrário do que muitos defendem dizendo que não se pode botar maiores barreiras a candidaturas em eleições, será que os candidatos a parlamentares e também, os a executivos (outsiders principalmente), não deveriam ser selecionados com rigor através de provas de capacitação. Afinal eles devem ser representantes do POVO  e não da IGNORÂNCIA do povo. [Manfredo Winge, Rev. mar 2019].

 

·         Em um mundo tão conturbado, necessitando que os países democráticos se unam em um projeto que busque a paz e o entendimento mundiais, como é que os EEUU, potência mundial, democrática toda poderosa e influente, elege e empossa pessoa totalmente desqualificada para o cargo máximo do  seu executivo?

 

·         Por que é que não se pega a “colcha de retalho” chamada CLT e a transformamos em um sistema de contratos padronizados simples e claros entre empregado e empregador? Para tanto o parlamento poderia contratar uma boa revisão por juristas competentes indicados pelos seus pares e por associações do setor visando acabar de vez com excrescências do tipo: “contrato entre pessoas físicas como patroa e cuidadora doméstica deve ficar suspenso por 5 anos contados após aposentadoria por invalidez da empregada na expectativa de um dia poder acabar a invalidez”.  Assim, implantada a revisão, cada contrato de serviço poderia ser rapidamente revisado com apoio de técnicos funcionários públicos (da defensoria pública ?) antes de ser assinado, preventivamente, e não judicialmente (e ONEROSAMENTE), com apoio de “advogado de esquina”, após ser executado.

 

·         Por que não se pode descontar de nossos rendimentos, para fins de declaração de imposto de renda, todos os gastos comprovados com salários, previdência, FGTS, taxas, bonificações,.. despendidos com empregados domésticos (cozinheira, faxineira, caseiro, cuidadora,..),  já que a renda do empregador pessoa FÍSICA é realmente diminuída; que se trata de contratos entre pessoas físicas e que, além disso, empregos estão sendo criados  com dinheiro de pessoa física ??

 

·         Passaporte brasileiro custa hoje R$257,00 que são recolhidos em conta geral da União, mas a polícia federal não tem recursos para pagar a confecção o que travou a entrega.  Não seria o caso de se classificar tal desvio de taxas como apropriação indébita? Será que o PROCON daria apoio em ações contra o governo federal? [taxas não são impostos, elas têm destinação específica e da qual não podem fugir]. Não seria uma estratégia para desmoralizar a PF logo agora em que cumpre espetaculares ações de limpeza da corrupção endêmica que campeia por quase todo o quadro político??

 

·         Para acabar com corrupção deslavada e endêmica associada ao sistema de toma-lá-dá-caísmo  brasileiro com sua venda de cargos, aprovação de emendas particulares de deputados, etc., por que é que não se proíbe a ridícula “propaganda eleitoral” e se cria um “sistema de informações” eleitorais, incumbindo-se TSE e TRE’s de criarem e manterem Portal e bancos de dados de memoriais enxutos dos candidatos passados e da eleição em curso, bem como  de organizarem ou promoverem a organização debates isonômicos de programas e propostas ao vivo dos candidatos em TV’s públicas com gravação de vídeos a serem “puxados” (links) via Portal (Ver Sugestões) ?

 

·         Marcos Mendes, pesquisador do INSPER e um dos criadores da PEC do Teto de Gastos, lembrou que é preferível investir maciçamente em Educação e Saúde do que gastar com “projetos” de emendas  que ligam coisa alguma com lugar nenhum. [Discussão sobre emendas e coisas assemelhadas no Programa Globo News em Ponto de 29/10/2021]

 

·         O poder emana do Povo. Certo? Informação é poder. Certo? Consequentemente o sistema público de informações deve estar subordinado a um código informático de total transparência, sem votos secretos e com disponibilização de todas as informações e matérias do  parlamento, do executivo e também do judiciário que sejam de interesse do Povo, sem órgãos de controle secreto interferindo nestas informações de interesse público. [Manfredo Winge, fev 2019].

 

·         O Parlamento não é um clube fechado com carteirinhas só para os “sócios”, ele é a voz do povo, mas, infelizmente o que ocorre, muitas vezes, é que o “espírito de corpo fica protegendo o espírito de porco”. [Maria Beltrão, Estúdio_i da Globo News, 20/10/2020].

 

·         Existe democracia de verdade sem imprensa livre e responsável?

 

·         Por que no topo das pirâmides de poderes estão: sujeitos supremos suspeitos? Não é hora de revisar quem indica as sumidades jurídicas e executivas do país (associações profissionais e científicas em voto direto para formar listas sêxtuplas?)?

 

·         Por que é contado como tempo de prescrição de uma pena imputada aquele tempo que foi “perdido” durante as “análises e decisões” dos inúmeros recursos inocuamente impetrados? [Manfredo Winge, jul 2018 ].

 

·         Por que advogado que defende réu criminoso, jurando, de pés juntos, que seu cliente é inocente, apesar de todos os indícios e provas desfavoráveis, procrastinando com recursos  processos intermináveis, não é processado por retardar a justiça e por falsidade ideológica? [Manfredo Winge, jul 2018].

 

·         Por que são cada vez mais comuns os “incidentes”, “acidentes”,..(massacres ?) de policiais ou militares que “abordam” carros suspeitos resultando em muitas mortes de inocentes? Talvez, isto não ocorresse se: (1) autoridades não incentivassem ações precipitadas de agentes da lei (policiais/soldados) despreparados através de frases de efeito como “bandido bom é bandido morto”, ou “suspeito de portar fuzil tem que ser abatido” (Será que o ‘suspeito’ não pode ser um refém de criminosos, ‘isca’ com familiares ameaçados?), (2) existisse um protocolo rígido como, p.ex.: antes de atirar para matar pessoas, os agentes da lei, policiais/soldados, deveriam atirar mirando os pneus dos carros e, se a pé, dando tiros de advertência para o ar e, no máximo, tentar atirar nas pernas, reservando a pontaria  mortal só para casos de real revide, (3) passassem todos a usar as câmeras filmadoras em suas ações, (4) usassem mais inteligência e menos balas e (5) fosse ensinado a todos agentes da lei que o mérito maior da atividade deles se dará cada vez que conseguirem capturar os suspeitos, e até os infratores, com  vida e sem outra mortes, incluindo às de por bala perdida devido despreparo total. [Manfredo Winge – abr 2019, revis. set 2021].

 

·         Porque temos no Brasil tanta miséria, criminalidade e uma vergonhosa desigualdade social? – A riqueza maior de um país é constituída por seus habitantes e sua Natureza. Assim, um país só é desenvolvido democraticamente quando todos os seus habitantes, natos ou não e de qualquer raça e credo, tenham oportunidades iguais de acesso aos estudos e trabalho, pois esta é a solução primordial para sairmos dessa pré-hecatombe em que vivemos e que piorará dia a dia. Assim, deve se dar prioridade total, em todos os três poderes e em todas as instâncias municipais, estaduais e federais de forma integrada, de recursos orçamentários, físicos e humanos necessários para um programa público permanente e eficaz de educação, esporte e cultura, com revisões anuais e ajustes sistêmicos de performances e metodologias visando o desenvolvimento da cidadania brasileira junto com a capacitação profissional e de inovações neste País com Natureza tão rica. [Manfredo Winge – jan 2020].

 

·         Dos 220 milhões de brasileiros, talvez 130 sejam afrodescendentes e índio-descendentes que detêm, talvez, 1 vigésimo da riqueza de todos cidadãos. O que pode ser feito para vencermos esta situação perigosíssima de miseráveis e de sobreviventes majoritários no País? Como a bolsa família é uma mitigação insuficiente que não resolverá este problema, sendo causadora de dependência mendicante,  quem sabe a isto se resolve com a instituição de bolsas mais robustas, de estudos e de trabalhos comunitários, dentro de um programa nacional permanente, sério e bem estruturado, com sistemas de autocontrole rígido para evitar as fraudes, com apoio geral e bem gerido de preferência por centros comunitários locais? [Manfredo Winge – Rev. nov 2019].

 

·         Qual é a lógica de serem cancelados os CPF’s de cidadãos só porque não votaram em alguma eleição ou por qualquer  outra causa menor? Pura burocracia, pois isto prejudica, principalmente, os mais humildes e ignorantes que devem, por vezes, fazer filas enormes junto à Receita Federal “para regularizar o CPF” e não faz sentido visto que o CPF é criado com todo rigor de identificação, pois visa controle fiscal e, principalmente porque, hoje, já é considerado essencial para assegurar a identificação única de cada cidadão sendo útil, inclusive, para dirimir as dúvidas com relação a homônimos. [Manfredo Winge – abr 2020].

 

·         Por que todas as universidades públicas  do País não implantam cursos para o ENEM e Vestibular para candidatos carentes do 3o  ano de escolas fracas  e/ou já formados no NÍVEL MÉDIO, selecionados por critérios objetivos de dificuldades financeiras e estudo deficiente, mas com o compromisso individual de estudo? (Ver https://mw.eco.br/zig/sug/EPB_02_Cotas_Univ.pdf). Isto sendo implantado no Pais, se teria, progressivamente, condições de maior igualdade destes alunos com os demais candidatos e, assim, quem sabe, prescindir, dado um bom tempo, do sistema problemático de cotas, tanto para acesso à universidade quanto ao serviço público. [Manfredo Winge – Rev. mai 2019].

 

·         Para o bem da preservação semântica de uma língua e, assim, evitar mal-entendidos e discussões inúteis entre pessoas, grupos e povos, um bom dicionário é  ou não é “um pai dos burros” ou, como prefiro, “um pai dos inteligentes” que deve estar sempre à mão ou ao teclado? [Manfredo Winge – abr 2019].

 

·         Filologia: Lei do menor esforço em evolução linguística será aplicável a mudanças de palavras no tempo? Sem dúvida que  a palavra catorze é uma corruptela de quatorze sendo, entretanto, ainda aceitos ambos os termos. Entretanto, o mais usado popularmente é o primeiro. É quase certo que a explicação é a maior facilidade de locução de “ca” com relação a “qua”. [Manfredo Winge – abr 2019].

 

·         “O passado nunca termina?” frase/pergunta de uma menina como contado em “Café Filosófico” da TV Cultura que pode ser parafraseada em “O passado e o futuro nunca começam e nunca terminam?”. [Manfredo Winge – fev 2020].


[início]