Atualizada em 25/03/23  Site https://mw.eco.br/zig/hp.htm
 CiberForum: PONTOS DE VISTA/COMENTÁRIOS/RÉPLICAS

= Ver: CELULARPC  =   

 

ILUSÕES versus REALISMO

O Deus de Spinoza

From:Mirtia

Sent: Tuesday, March 07, 2017 2:02 PM

To:Manfredo

Subject: O Deus de Spinoza 

 

Einstein, quando perguntado se acreditava em Deus, respondeu:

- " Acredito no Deus de Spinoza que se revela por si mesmo na harmonia de tudo o que existe, e não no Deus que se interessa em premiar ou castigar os homens".

 

O DEUS DE SPINOZA

Estas palavras são de Baruch Spinoza, filósofo holandês que viveu em pleno sèc. XVII.

Este texto foi chamado de "Deus segundo Spinoza" ou "Deus Falando com você":

 

"Para de ficar rezando e batendo no peito.

O que eu quero que faças é que saias pelo mundo, desfrutes de tua vida.

Eu quero que gozes, cantes, te divirtas e que desfrutes de tudo o que Eu fiz para ti.

Para de ir a estes templos lúgubres, obscuros e frios que tu mesmo construíste e que acreditas ser a minha casa.

Minha casa está nas montanhas, nos bosques, nos rios, nas praias. Aí é onde eu vivo e expresso o meu amor por ti.

Para de me culpar pela tua vida miserável; eu nunca te disse que eras um pecador.

Para de ficar lendo supostas escrituras sagradas que nada têm a ver comigo.

Se não podes me ler num amanhecer, numa paisagem, no olhar dos teus amigos, nos olhos de teu filhinho... não me encontrarás em nenhum livro...

Para de tanto ter medo de mim.

Eu não te julgo, nem te critico, nem me irrito, nem me incomodo, nem te castigo.

Eu sou puro amor.

Para de me pedir perdão. Não há nada a perdoar.

Se Eu te fiz... Eu te enchi de paixões, de limitações, de prazeres, de sentimentos, de necessidades, de incoerências, de livre-arbítrio. Como posso te castigar por seres como és, se sou Eu quem te fez?

Crês que eu poderia criar um lugar para queimar a todos os meus filhos que não se comportam bem pelo resto da eternidade? Que tipo de Deus pode fazer isso?

Esquece qualquer tipo de mandamento, são artimanhas para te manipular, para te controlar, que só geram culpa em ti. Respeita o teu próximo e não faças aos outros o que não queiras para ti. A única coisa que te peço é que prestes atenção à tua vida; que teu estado de alerta seja o teu guia. Tu és absolutamente livre para fazer da tua vida um céu ou um inferno.

Para de crer em mim . . . crer é supor, imaginar. Eu não quero que acredites em mim. Quero que me sintas em ti quando beijas tua amada, quando agasalhas tua filhinha, quando acaricias teu cachorro, quando tomas banho de mar.

Para de louvar-me! Que tipo de Deus ególatra tu acreditas que Eu seja? Tu te sentes grato? Demonstra-o cuidando de ti, da tua saúde, das tuas relações, do mundo. Expressa tua alegria! Esse é o jeito de me louvar.

Para de complicar as coisas e de repetir como papagaio o que te ensinaram sobre mim.

Não me procures fora! Não me acharás.

Procura-me dentro... aí é que estou, dentro de ti."

 

From: Manfredo Winge

Sent: Wednesday, March 08, 2017 5:49 PM

Subject: Fw: O Deus de Spinoza

 Repassando..

 

Beleza, Mirtia. Muito bom.

.. repassando para amigos, familiares, colegas,.. etc.

 

É,.. deveríamos, Homo sapiens, saber dosar/equilibrar as discussões em torno dos conceitos como divindade e alteridade, sempre com cientismo e humanismo, para a vaca não ir para o brejo beirando ou caindo na barbárie, como, aliás,  já temos ido, muitas vezes,  como povos das idades antiga a média, por conta de tantas e tantas crendices e “verdades acabadas” e impingidas através da manipulação de ignorância ubíqua (=burrice generalizada). E, agora, em desacordo com a bela perspectiva de um mundo humano cada vez melhor em decorrência dos avanços científicos fantásticos do conhecimento,  vem, esta velha resiliente e expansiva ignorância cultural, sendo exponencializada por novas facilidades tecnológicas apropriadas por “autoridades” (laicas ou santas, salvadores do povo ou da pátria, instituições multinacionais, grupos e “sistemas internéticos”,..) espúrias/antidemocráticas  de forma global e pervasiva, carentes de regulamentação e responsabilização mundial.

E o mundo real vai ficando maluco e desorganizado, desregrado, anti-humano como um câncer sem cura.

 

 MW – http://mw.eco.br/zig/hp.htm

 

On Mar 8, 2017, at 8:41 PM, Oscar P. G. Braun  wrote:


É isto mesmo, Manfredo. Já reparou que muitas das qualidades do Deus dos religiosos tem a Energia dos cientistas? É onipresente, é onipotente, está dentro de nós, é invisível, só reconhecida pelos seus efeitos, dela fomos criados, rege o universo, etc. Fiat Lux, disse Deus ao criar o Universo.

"...oh! Natureza! A única Bíblia verdadeira és tu!" Verso final do belo poema de Guerra Junqueira, O Melro. Vale a pena ouvi-lo inteiro no áudio anexo*. A Natureza é o deus dos geólogos.
Uma coisa é a religiosidade outra são as instituições religiosas. Estas são apenas instrumentos de poder. Vejam também (anexo**) um trecho do livro de Aldous Huxley, "Regresso ao Admirável Mundo Novo"

 

*O arquivo de áudio está no link https://www.youtube.com/watch?v=xpfQjTb8ZyI  

** O livro que citei está em PDF no endereço: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/clubedeleituras/upload/e_livros/clle000160.pdf

 

From: Oscar P. G. Braun

Sent: Saturday, March 18, 2017 11:10 PM

To: Manfredo Winge

Subject: RE: O Deus de Spinoza

O meu comentário foi tirado de um outro que fiz num site e que repeti no site Filosofando.
Vai abaixo a íntegra:

 “ Quanto já foi escrito sobre a existência x inexistência de Deus e quanto ainda o será?
Hoje a discussão é sobre criacionismo x evolucionismo.

A grande questão é: ‘Deus criou o homem à sua imagem e semelhança’ ou ‘o homem criou Deu à sua imagem e semelhança’?

Pelo menos neste nosso planetinha azul, o ser humano é uma singularidade. Ele pensa e pensando, questiona, argumenta e filosofa. Depara-se continuamente com mistérios quanto mais avança no conhecimento. Os mistérios se afastam, mas permanecem a frente da curiosidade humana. Da mesma maneira que o limite do universo para os astrofísicos sempre se amplia na medida que os telescópios aumentam sua potência.

A religiosidade faz parte da nossa constituição intelectual desde o mais primitivo homem. Ela é necessária para sobrevivermos, quer como eremita quer como ser social. Está cravada no nosso DNA. Dean Hamer crê ter descoberto o ‘gene de Deus’. O mais ateu entre os ateus dirige sua religiosidade para seu próprio ateísmo. O cientista céptico dirige para a Energia que é seu Deus. Muitas das qualidades do Deus dos religiosos tem a Energia dos cientistas. É onipresente, é onipotente, está dentro de nós, é invisível, só reconhecida pelos seus efeitos, dela fomos criados, rege o universo, etc. Fiat Lux, disse Deus ao criar o Universo.

O homem comum divide sua religiosidade entre Deus e o futebol, a escola de samba, a loteria, a política, etc. Crer ou não num deus criador do universo é uma opção pessoal e íntima. Depende de como ela nos traz conforto e segurança. Discutir a opção torna-se um diálogo infindável e estéril. Dele não brotará nada a não ser o prazer da dialética. Uma coisa é certa, para um intelectual com um pouco de espírito científico, todas as definições de Deus das religiões não se sustentam. Porém Deus e suas leis promulgadas pelas diversas religiões tiveram e continuam tendo um importante papel na convivência social. É um instrumento de agregação indispensável, por enquanto, na sustentação das sociedades.

A Matemática que tudo "pode" e tudo "explica" na concepção de seus sábios é só uma linguagem humana que ajuda na interpretação dos fenômenos naturais. Tudo o que sabemos foi criado nas nossas próprias mentes. O mundo é apenas como o vemos, não como ele existe. Poderá ser diferente quando surgir uma nova espécie de homo sapiens.”

A propósito, o Gene Egoísta está em PDF no endereço: http://www.fernandosantiago.com.br/ensbiol7.pdf
PS. Não sei o que vou fazer com minha biblioteca, encontro quase tudo na Internet!

 

De: Absalão de Souza Lima [mailto:absalaolima@uol.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 13 de janeiro de 2022 12:10
Para: mwinge@terra.com.br
Assunto: Confraria democrática do bom senso: Comentários, sugestões, críticas, réplicas..

 

Ah quanto me afino com o grande BARUK DE ESPINOZA. Que nos perdoem aqueles que entenderem  Deus de uma outra forma que não esta.  É absolutamente perceptível que Deus não age diretamente sobre nenhuma pessoa, Ele está no tudo e no todo, independentemente que querermos ou não, não tenho a menor dúvida de que Ele é a própria natureza em todas suas manifestações – desde o trovão até o doce soprar dos ventos – seja no choro de uma criança, seja no canto de um pássaro, inclusive, no rastejar de uma  serpente. Ele está na doença, Ele está na cura. Não me alongaria para não chatear quem este texto for ler, mas no fundo do meu ser, tenho e sinto, com segurança que assim é, e assim sempre será. Não pensem com isso que eu seja ateu, porque não sou, desde que creio num SER Supremo, cuja supremacia, nem mesmo sequer, admitiria um elogio, porque, quem é, é, e sempre será. E esse Deus que aceito, ao meu ver, está  muito além de toda e qualquer interpretação religiosa, perdoem-me, o atrevimento.  Absalão de Souza Lima – Mauá, SP

 

Voltar para:  SITE  ou para:  Ilusões versus Realismo

martelo3ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

 Caro internauta.  A sua participação com comentários, sugestões, críticas,.. é sempre bem vinda e poderá ser postada, caso o texto, coerente com o assunto abordado,  tenha redação adequada a um forum  de debates pautado no bom senso - clique na caixa de correio e envie, indicando o assunto como título do texto  e torne-se um confrade da CONFRARIA DEMOCRÁTICA DO BOM SENSO  - CLIQUE Para informar ou cancelar seu endereço de e-mail

Para localizar qualquer assunto ou nome pressione ‘Ctrl’ e ‘F’ simultaneamente

e digite parte da palavra procurada no quadro que se abre