UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA / INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS
FEEDBACK ALUNOS & PROFESSORES
Contacte-nos:
Aluno ou ex-aluno: clique aqui
Professor ou ex-professor: clique aqui
Veja GeoUtilildades e envie
contribuições por email
Veja os links de GeoSites: envie
sugestões de sites sérios
Informe/corrija o
SEU EMAIL e informe se tem CV-Lattes
Orientação
para publicar integralmente a sua tese ou dissertação na Internet
O que é feedback
Verifique os seus dados disponibilizados no site do IG/UnB e envie e-mail para o webmaster (clique na caixa de correio no cabeçalho da HomePage) com as correções e atualizações que se fizerem necessárias. Se for um arquivo de imagem, em Word ou outro, anexe-o ao e-mail.
Ex-alunos da
graduação - Verificar:
Nome completo e data de
formatura
(Acessar
dados)
Dados do TF ou TG (Acessar
dados)
Referências bibliográficas da Produção Científica do IG/UnB se
for um dos autores
(Acessar
dados)
Ex-alunos da pós-graduação - Verificar:
ALUNO OU EX-ALUNO DE
PÓSGRADUAÇÃO DO IG/UnB:
ORIENTAÇÃO
PARA PUBLICAR INTEGRALMENTE
A SUA TESE DE MESTRADO OU DE
DOUTORADO
NA INTERNET
A TESE ou DISSERTAÇÃO defendida no IG/UnB pode ser enviada em PDF com o formato e o conteúdo exatamente igual ao da tese ou dissertação aprovada e homologada. Caso o tamanho do arquivo ultrapasse 6,5 Mb, favor desdobrar a tese em vários arquivos ou não bloquear a edição com senha para podermos realizar esse desdobramento .Ver exemplos
FEEDBACK
PROFESSOR OU
EX-PROFESSOR
V. que deu duro neste GEO/IE/UnB-IG/UnB como professor do quadro, substituto, visitante..: vamos preservar a MEMÓRIA deste grande Instituto! Entre outras coisas, isto servirá tambem para ajudar a apontar e balizar caminhos para o presente e para o futuro da Instituição.
Para a preservação adequada desta memória, é necessário que V., professor ou ex-professor, atue em feedback do sistema e, entre outras ações, verifique a correção dos seus dados disponibilizados neste site, enviando email para o webmaster (clique na caixa de correio à direita do cabeçalho da HomePage) com as correções e atualizações que se fizerem necessárias.
Se não existirem dados a seu respeito neste site (Acessar dados), envie seus dados (em Word ou outro editor de textos de uso corrente) como apresentados nas páginas sinópticas junto com uma foto atualizada tipo 3x4 (150 dpi está mais que bom) Ver exemplo, anexando também o resumo e abstract de suas teses MSc, PhD.
Verifique as referências bibliográficas da
sua
Produção Científica junto ao IG/UnB,
principalmente aquelas em que for o autor principal. (Clique
aqui para acessar a lista de publicações).
Sempre
que for publicado um novo trabalho
seu, envie a referência e o abstract para o webmaster incluir na página
da Produção Científica do IG. É muito fácil enviar as referências bibliográficas e os resumos dos trabalhos
publicados que não constarem ou que apresentarem erros; é só colar os dados
no email ou, alternativamente, enviar como arquivo anexo do email (recomendado
quando existirem caracteres e símbolos especiais no abstract).
Se a reprodução
do TEXTO INTEGRAL
for oficialmente autorizada pela revista, V. também
pode enviar o artigo completo para ser disponibilizado no site do IG; para tanto
envie em anexo a email
ou, se ultrapassar 2.000 kbytes, por via postal (em zip-disquete ou CD). (Acessar
artigos com texto integral).
Professor ou ex-aluno: registre sua TESE no nosso site, enviando os dados e abstract de sua tese ou dissertação defendida no Brasil ou no exterior. Verifique antes se já está cadastrada e se os dados estão corretos e completos. Se não estiver cadastrada, preencha o formulário de cadastro e envie-o por email.
Verifique e complete/corrija tambem outros dados seus em várias páginas do IG, como:
Teses e dissertações (dados e abstracts) defendidas no Brasil, no Exterior ou orientadas;
Responsabilidades administrativas atuais de direção, chefia de departamento ou de laboratorio , coordenação,..
Coordenação de Trabalhos de Graduação
Verificando que falta algum professor ou ex-professor na relação de professores, favor enviar email a respeito para o webmaster. Se V. for chefe departamental, favor verificar a lista de professores de seu departamento e dar o OK positivo ou enviar as correções necessárias.
No Site da Internet, temos vários projetos de páginas da maior importância didática e científica para o desenvolvimento das geociências na área de atuação do INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS da UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, prontos para irem ao ar, mas isto depende de sua participação para serem implementados:
acesse e participe da montagem progressiva do GLOSSÁRIO GEOLÓGICO já no ar
debata a proposta de CURSOS DE GEOLOGIA À DISTÂNCIA PELA INTERNET
disponibilize os seus CURSOS ou NOTAS DE AULA para seus alunos e para a população em geral;
se V. tiver
ROTEIROS GEOLÓGICOS e seções tipo bem documentadas, publique-os no site
para uso em excursões e como referência para alunos e a comunidade geológica
em geral. Para tanto, envie o artigo com figuras, gráficos, fotos,
microfotos,.. já inseridos no texto em Word, tamanho A4, Garamond12
(Veja
idéias adicionais sobre a elaboração do roteiro)
Aluno, ex-aluno, professor ou ex-professor:
Finalmente, como geologia tem, tambem, a sua faceta de histórias e estórias sui generis e extra-cientificas, aproveite e conte-nos um causo para desopilar de vez em quando das agruras deste mundo globalizado e estressante. (Acessar os causos)..
Fotos de campanhas de campo, de excursões, de confraternizações e outras que retratem aspectos da vida acadêmica e de pesquisa bem como a história do IG, podem ser enviadas para compor o album de Fotos Históricas. Depois de rigorosa seleção de qualidade e oportunidade (haverá censura!!), scanneie (150dpi) e envie anexo a email as fotos em pequenos lotes que retratem um evento, excursão,.. junto com sucinta legenda do lote de fotos e de cada foto com o nome dos "atores", do local etc.. (Ver página)
Selecione entre as suas
fotos ou imagens aquelas que geologicamente/didaticamente
sejam interessantes; elas são bem-vindas junto com
texto enxuto de legenda em portugues e ingles para compor a nossa Galeria de
Fotos ou, eventualmente, ilustrar o Glossário Geológico Ilustrado. Podem ser enviados textos complementares que detalhem os aspectos
geológicos abordados na foto e/ou links onde tais detalhes podem ser
encontrados (Acessar
Galeria de Fotos e
Ilustrações do Glossário).
UM SITE
NA INTERNET SÓ TEM VALOR SE FOR USADO. A SUA
PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE: ................. p a r t i c i p e .... A ciência precisa ser divulgada
para atingir ao maior número possível de pessoas e cumprir sua função
anti-obscurantista.
SERÁ USADO SE OS DADOS FOREM CONFIÁVEIS E DE FÁCIL ACESSO.
ELE TEM QUE APRESENTAR A INFORMAÇÃO CORRETA E OFICIAL.
COLABORE COM A
MELHORIA DO SITE DO IG/UnB
CORRIGINDO, CRITICANDO, AJUDANDO .. atue em feedback ao sistema
ELE É O SEU SITE
.................. c o l a b o r e .....
Não deixe os seus dados
importantes mofando
em "gavetas e prateleiras"; disponibilize-os no Site do IG.
feedback
= Retro-alimentação.
Têrmo utilizado na cibernética, na semiótica,.. e que implica em um
subsistema de mensagens relacionadas a ações e reações em um sistema
controlado.
Feed back verifica-se em todos os sistemas organizados. Quando não há feed
back, o sistema torna-se descontrolado, tendendo a extinguir-se com
a entropia positiva. Exemplo clássico: aparelho de ar condicionado ligado
refrigera o ambiente, mas ao atingir uma determinada temperatura medida pelo
termostato, desliga o compressor que somente é religado ao aquecer-se o
ambiente a um nível que provoca o contato na chave liga-desliga acoplada ao
termostato. Se não houvesse o Feed back o compressor iria funcionar
até estourar. Outro exemplo: um geólogo subindo uma pesada encosta gasta
um bocado de calorias e sua que "nem um cavalo"; o suor é evaporado e da
expansão gasosa resulta um rebaixamento da temperatura no corpo do
geólogo, indispensável para manter a saúde; se não suasse, a temperatura
muito elevada iria destruir células e, entre elas, neurônios, impedindo
que o geólogo fizesse as devidas correlaçoes entre fatos observados e modêlos aprendidos em sala de aula ou
desenvolvidos em pesquisas
próprias.
De forma análoga aos exemplos acima, se não houver Feed back dos
colegas professores e ex-alunos, o site do IG deixará de funcionar como um poderoso
instrumento de acesso e uso UNIVERSAL de informações confiáveis e
atualizadas, vindo a se tornar, muito provavelmente, em uma montanha de
dados redundantes, inúteis e errados sem funcionalidade, mesmo que apresentados com
imagens e figuras lindas e saltitantes tão comuns hoje na Internet.